As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio, viabilizam o acesso a processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação (MEC), já tem datas previstas para este ano.
Com as notas do Enem, o candidato pode concorrer a vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Além, da possibilidade de participar dos processos seletivos de instituições de nível superior em Portugal, que possuam convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo o calendário, atualizado recentemente pelo MEC, as inscrições ficarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, e as provas serão realizadas em dois dias, sendo eles, 9 e 16 de novembro.
O primeiro dia de exame, geralmente, é composto por 45 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e uma redação.
Já no segundo dia de provas, os estudantes costumam ser submetidos a 45 questões objetivas de ciências da natureza (química, física e biologia) e 45 de matemática e suas tecnologias.
O MEC informou que os demais detalhes, como o valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento, deverão ser publicados em breve no edital que regulamentará a seleção.
Redação CPAD News/ Com informações da Agência Brasil SBT News e Gov.br