Neste domingo (1º), a cientista política Laura Fernández, de 39 anos, venceu as eleições presidenciais da Costa Rica. A população daquele país, um dos mais prósperos da América Central, sofre com o crescimento do narcotráfico e da violência. A conservadora é uma das apoiadoras do presidente dos Estados Unidos, e das megaprisões do salvadorenho Nayib Bukele.
De acordo com o Tribunal Supremo Eleitoral da Costa Rica, com 88,4% das urnas apuradas, ela obteve 49,1% dos votos — era preciso 40% para vencer o pleito no 1º turno, enquanto que o economista Álvaro Ramos, do Partido de Libertação Nacional, ficou com 32,8% dos votos.
Durante a campanha, ela defendeu a continuidade das políticas do atual presidente, Rodrigo Chaves, que, pelas regras do país, não pode concorrer à reeleição. E acenou com a construção de megaprisões, nos moldes das de El Salvador.
Redação CPAD News / Com informações G1
