Nesta segunda-feira (19), iniciaram as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, que viabiliza o ingresso em mais de 274,8 mil vagas em 7.388 cursos, oferecidos por 136 instituições públicas de educação superior, em 587 municípios do país.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a pessoa interessada tem até as 23 horas e 59 minutos de sexta-feira (23), no horário de Brasília para se inscrever, podendo indicar até duas opções de cursos superiores.
A partir da edição de 2026, os candidatos ao Sisu passam a ter a possibilidade de utilizar o resultado das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 ─ para tentar o acesso às vagas ofertadas pelas instituições participantes.
Deste modo, o sistema de inscrição do Sisu selecionará automaticamente a melhor nota média ponderada das edições do Enem, levando em conta ações afirmativas e a opção de curso.
A inscrição para o processo seletivo deve ser feita exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Sisu. Uma informação importante é que, NÃO há cobrança de taxa de inscrição dos candidatos.
Outra novidade do Ministério da Educação (MEC) , é a iniciativa Pé-de-Meia Licenciaturas, que visa garantir um incentivo financeiro mensal no valor de R$ 1.050 aos estudantes que optarem pelos cursos de licenciaturas presenciais. Entre as 274 mil vagas disponibilizadas, mais de 73 mil são para cursos de formação de professores. Para mais informações acesse o site do Sisu, ou entre em contato na central de atendimento do MEC pelo telefone: 0800-616161.
Esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição. Sendo assim, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo (primeiro e segundo semestres) pelas universidades públicas.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. No entanto, todos os estudantes selecionados, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição a partir de 2 de fevereiro.
As regras e o cronograma oficial do Sisu 2026 foram publicados pelo Ministério da Educação (MEC) no Edital nº 29/2025.
Redação CPAD News/ Com informações Agência Brasil e MEC
