Considerada a maior congregação evangélica do mundo árabe, a Igreja Evangélica Kasr El-Dobara (KDEC), localizada em Cairo, capital do Egito, é formada por cerca de 12 mil membros. Ela foi fundada em 1949 por Dr. Ibrahim Said e é reconhecida por ter o “DNA de missões”.
Pastor Sameh Maurice, atual líder da KDEC, enfatiza que o foco não está na quantidade de membros na igreja e sim no Reino. “Acreditamos que a Igreja existe para a Grande Comissão, para continuar a mensagem que Jesus Cristo começou e ajudar as pessoas a chegar ao conhecimento de Jesus Cristo. Passamos a mensagem de esperança para as pessoas”, disse.
De acordo com a Portas Abertas, a população do Egito está estimada em 114,5 milhões, e cerca de 10 milhões dos habitantes são cristãos.
Entre os cristãos, cerca de 93% pertencem à Igreja Copta Ortodoxa, os evangélicos representam apenas 5%, e os católicos, o restante. Diante disso, a atuação da KDEC abarca a minoria dentro da minoria.
Entre os diversos desafios para manter sua missão viva, a igreja precisa enfrentar as barreiras culturais e religiosas, e investir em métodos inovadores de evangelismo.
“Estamos usando diferentes ‘linguagens’. Não quero dizer como árabe e inglês. Quero dizer linguagens como esportes, música, apologética, mídia [e] mídia social para chamar a atenção das pessoas para a mensagem de Cristo”, explica o líder da KDEC.
A igreja criou o maior programa de esporte cristão do Oriente Médio, o ministério esportivo da KDEC, que está sendo trabalhado como uma eficaz ferramenta de evangelismo.
“Alcançamos cerca de 750 mil pessoas por ano, tanto no Egito quanto em outros países da região. Usamos o esporte como ferramenta para levar o conhecimento de Cristo”, conta pastor Sameh.
A igreja também realizou parcerias com organizações para promover eventos artísticos e atrair públicos diversos e compartilhar o Evangelho de forma acessível ” com o maior número possível de pessoas”.
Redação CPAD News/ Com informações Guiame