Nesta terça-feira (27), entrou em vigor o aumento de 50% das tarifas sobre as importações da Índia pelo governo norte-americano. Isso aconteceu poucas semanas após o presidente dos EUA, Donald Trump, instituir uma nova tarifa básica de 25% sobre produtos indianos. As taxas cobradas sobre a Índia ficaram entre as mais altas cobradas pelos Estados Unidos em todos os países.
Segundo Trump, a última rodada de tarifas tem como objetivo punir o país por importar petróleo russo e ajudar a Rússia a financiar sua guerra com a Ucrânia. O republicano realizou recentemente reuniões separadas com o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para intermediar um acordo para encerrar a guerra que teve início no dia 24 de fevereiro de 2022.
As empresas americanas e os consumidores, já estão enfrentando custos mais altos, enquanto a saúde do mercado de trabalho se deteriora. O aumento das taxas sobre produtos indianos pode agravar ambos os efeitos. A Índia acusou o governo Trump de penalizar o país injustamente, ressaltando que outros países que importam petróleo da Rússia não estão enfrentando tais taxas.
Redação CPAD News / Com informações CNN Brasil