CPADNews

Brasileiros criam app para facilitar a troca de presentes

App Serengifty oferece mais de 5 mil opções para quem precisa escolher um presente para um amigo do Facebook

Presente para o amigo
Brasileiros criam app para facilitar a troca de presentes

Criado por brasileiros, um novo app promete facilitar a vida de quem quer dar presentes a seus amigos do Facebook. A nova ferramenta foi batizada de Serengifty e entrou no ar neste mês.

Ao acessar o Serengifty, o usuário deve informar os dados de sua conta no Facebook. Então, o site vai rastrear seus amigos e ordená-los de acordo com a proximidade de seus aniversários.

Clicando na foto de um dos amigos, o usuário acessa uma página na qual são apresentadas sugestões de presente de acordo com o sexo da pessoa. Escolhido o item, basta clicar na foto do produto e informar o endereço de entrega e a forma de pagamento para presentear. 

O Serengifty permite que o usuário pague o presente por meio de cartão de crédito ou boleto bancário. Por arquivar o CPF, telefone e os dados do cartão de quem faz a compra, o app elimina a necessidade de cadastro do usuário nas 10 lojas online que fornecem os itens. 

Além disso, a própria ferramenta se encarrega de perguntar ao presenteado suas medidas - no caso de roupas e outros presentes que dependem disso. O site também permite que o usuário organize uma lista com seus presentes favoritos, que terão prioridade de exibição para quem quiser presenteá-lo.

Serengifty

"O Serengifty veio facilitar a vida das pessoas no ato de presentear", afirmou em entrevista a EXAME.com Pedro Silveira, que fundou a startup que cuida do site junto com o sócio Rafael de Oliveira.

Segundo Silveira, do momento da compra à entrega do presente, o tempo médio de espera costuma variar entre 7 e 10 dias. Com cerca de 1.200 usuários cadastrados, o site do Serengifty recebe aproximadamente 3 mil acessos por mês. Apps para Android e iOS também estão disponíveis para download.

Silveira conta que pretende fechar contratos com 10 novos parceiros até o fim do ano e assim, dobrar sua quantidade de fornecedores. "Até o fim do mês, Americanas.com, Submarino, Shoptime e outros parceiros grandes devem entrar, aumentando a oferta de produtos para cerca de 100 mil itens", afirma ele. Hoje, são 5 mil opções de presente.

O faturamento do Serengifty vem de comissões que variam entre 5% e 15% do valor das vendas que são fechadas por meio do site. Silveira destaca que o serviço não tem propagandas e conta que tem planos para o futuro - como a inclusão de algoritmos que aperfeiçoem a sugestão de presentes e o desenvolvimento de uma versão do app para smartphones vinculada aos contatos da agenda.

Quanto ao nome, ele mesmo admite: é bem feio. "Sei que é um nome pouco amigável em português", diz. Mas há uma explicação. Serengifty é uma combinação dos termos do inglês serendipty (algo como "agradável surpresa") e gift (presente). "E a ideia também é que o site não tenha fronteiras", explica ele.