Em um país onde 95% da população é declarada como budista, um movimento em favor da expansão do Evangelho de Cristo tem conseguido se manter em crescimento. Líderes cristãos na Tailândia estão alcançando diversas regiões com a mensagem do Evangelho, fazendo discípulos e plantando igrejas.
Com a iniciativa do pastor tailandês Somsak, a Associação de Igrejas Livres na Tailândia “Free in Jesus Christ Church Association (FJCCA)” surgiu em 1987, como reuniões de adoração em sua casa, localizada na província central de Phetchabun. A população da região é composta por, aproximadamente, um milhão de budistas da corrente Theravada, que há mil anos ocupam essa área.
A FJCCA é conhecida por sua abordagem inovadora de plantação de igrejas e por promover eventos evangelísticos públicos, com o objetivo de encontrar pessoas que Deus esteja atraindo para si.
A associação também promove discipulado e capacitação de novos crentes, incentivando-os a liderar suas próprias comunidades de fé. Com essas pequenas congregações formadas em casas, a população de comunidades distantes das igrejas estabelecidas, passa a ter acesso à Palavra de Deus.
À medida que o grupo cresceu, foi necessário construir um local mais amplo para reunir com todos os irmãos. Com a colaboração da sua congregação, em 2005, já haviam sido implantadas seis congregações em vilas próximas, onde os membros tinham conhecidos ou familiares.
Em 2007, inciaram as pequenas igrejas nos lares. Em 2016, as seis congregações estavam suficientemente maduras e começaram a plantar suas próprias igrejas. Nesse mesmo ano, a FJCCA passou a adotar uma nova abordagem de evangelismo. Passaram a ser realizados eventos locais menores, mais modestos, em diversas regiões, com o objetivo de alcançar os familiares dos membros das congregações.
A FJCCA calcula que, em 2017, 139 novas igrejas foram estabelecidas nas casas, e atualmente, a rede conta com 656 congregações distribuídas por vários distritos.
Em Khon Kaen, uma congregação da Associação de Igrejas Livres realizou um batismo em massa em um rio local. Um total de 1.556 novos convertidos, apenas naquela província, se batizaram nas águas, declarando Jesus Cristo como o seu Salvador.
Uma das estratégias que a Associação utiliza, para obter êxito ao compartilhar o Evangelho na Tailândia, é não explicar imediatamente a Trindade e usar a palavra tailandesa genérica para Deus (Prachao), intencionalmente. A ideia é que primeiro seja proclamado o nome de Jesus como o nome de Deus, e as pessoas comecem a orar.
A rede de igrejas explica que essa abordagem permitiu que muitas “distrações” e pedras de tropeço fossem removidas do envolvimento inicial dos budistas tailandeses com o Evangelho e com o chamado à fé e ao arrependimento.
De acordo com o Lausanne.org, os líderes das igrejas fundadas pela FJCCA são responsáveis por treinar os membros de sua igreja para expressar os conceitos do Deus Trino sem causar maior confusão no processo de proclamação do Evangelho.
Redação CPAD News/ Com informações Lausanne.org e Guiame