Na manhã desta terça-feira (22), a agência de notícias estatal da Coreia do Norte, KCNA, informou que um novo contratorpedeiro será construído até 10 de outubro de 2026. O navio de guerra rápido e manobrável, também chamado de destróier, é projetado para escoltar e proteger navios maiores de ameaças como torpedos, submarinos e aeronaves.
A emissora estatal de televisão norte-coreana, KRT, compartilhou imagens de trabalhadores da construção naval em posição de sentido ouvindo discursos no estaleiro Nampho. No vídeo, também aparecem vários guindastes próximos as pessoas trabalhando com capacetes e uniformes de segurança.
Uma embarcação do mesmo tipo naufragou durante a inauguração, no último dia 21 de maio. O contratorpedeiro de cinco mil toneladas teve a parte de trás da estrutura deslizada para o mar enquanto a parte da frente permaneceu em terra. A intenção era que ele entrasse completo e lateralmente na água.
O navio foi restaurado e em 5 de junho, o governo compartilhou uma foto de satélite tirada pelo Planet Labs, mostrando a embarcação flutuando no mar.
“Após restaurar o equilíbrio do contratorpedeiro no início de junho, a equipe atracou o navio no píer, realizando a inauguração final com segurança na tarde de quinta-feira (5)”, informou uma reportagem da KCNA.
Redação CPAD News/ Com informações CNN Brasil