Nos dias 11 e 12 de outubro, aconteceu no Templo Sede da Assembleia de Deus em Campina Grande (PB) o Congresso Estadual da Escola Bíblica Dominical 2025, reunindo 610 inscritos entre professores, superintendentes, secretários, líderes e estudantes da Palavra, vindos de diversas regiões da Paraíba e de Pernambuco.
Mas o número superou no domingo (12) quando a Escola Dominical e o culto de encerramento foram abertos ao público, contabilizado um fluxo adicional de mais de 400 participantes não inscritos. Ao todo, o congresso reuniu mais de 1.000 pessoas, entre inscritos, equipe de apoio e visitantes.
Sob o tema “E o conhecimento se multiplicará: por uma EBD relevante para o tempo presente” (Dn 12.4b), o congresso foi marcado por comunhão, aprendizado e profunda reflexão sobre o papel da EBD nos tempos atuais.
A primeira plenária aconteceu no sábado e foi ministrada pelo pastor Altair Germano (PE), que abordou o tema “EBD: raízes antigas, frutos novos”. Em seguida, foram realizados quatro workshops simultâneos, com temas voltados à prática pedagógica e aos desafios contemporâneos da educação cristã. Os temas abordados foram: O professor eficaz: práticas pedagógicas atualizadas na EBD com o Pr. Marcos Tuler; IA e EBD: Inteligência Artificial a serviço da educação cristã com o Ev. Tiago Rosas; Apascenta os meus cordeirinhos: evangelização criativa com crianças com a pedagoga Gláucia Lima; e EBD inclusiva: discipulando sem acepção de pessoas com as pedagogas Rosilene Souza e Bianca Diniz.
Ainda no sábado à noite, o pastor Marcos Tuler (RJ) ministrou a segunda plenária, com o tema “EBD: os métodos do Mestre Jesus para hoje”. O momento foi seguido do Fórum da EBD, um espaço interativo que reuniu os preletores e pedagogos para responder perguntas, compartilhar experiências e refletir sobre os rumos do ensino bíblico no século XXI.
O domingo começou com uma EBD festiva, que reuniu todas as faixas etárias da igreja. As crianças participaram de uma programação especial conduzida pela missionária Suely Lima (MA), com o tema “Na casa de Deus, eu aprendo a orar”. A juventude recebeu o pastor Marcos Tuler, que ministrou sobre “O jovem cristão na era do conhecimento: como conciliar fé e razão”. Já os adultos participaram da aula magna, ministrada pelo pastor Altair Germano, com a lição “O Corpo — A maravilhosa obra da criação de Deus”.
No mesmo dia, à noite, a terceira plenária foi ministrada pela missionária Suely Lima, que trouxe uma inspiradora mensagem sobre o tema “EBD: onde o que é eterno não se curva ao que é passageiro”. O culto de encerramento contou com a participação do Quarteto Vox Dei, Coral Pastor Silvino Silvestre e Ministério de Louvor da Assembleia de Deus, culminando em momentos de intensa adoração e renovação espiritual.
O Congresso Estadual de EBD 2025 contou com uma equipe organizadora composta por 60 integrantes, que serviram com excelência em todas as etapas do evento. A realização foi da Coordenação Geral de EBD da Assembleia de Deus em Campina Grande (PB), formada pelos evangelistas, Jailson Ramos de Souza, Robson Nascimento e Tiago Rosas, sob a liderança do pastor presidente da Assembleia de Deus e da COMEAD-CGPB, pastor Dari Ferreira da Silva.
O congresso também contou com caravanas de diversas cidades da Paraíba, sendo a maior caravana vinda da capital João Pessoa, localizada a 125 km de distância, demonstrando o alcance e a relevância estadual do evento.
O Congresso Estadual de EBD 2025 reafirmou a importância da Escola Bíblica Dominical como um instrumento vivo e atual de formação cristã, capacitando professores e líderes para uma atuação cada vez mais relevante diante dos desafios contemporâneos.
Redação CPAD News / Com informações da Coordenação da EBD na AD em Campina Grande (PB)
Fotos cedidas por mídia da igreja local