Agências meteorológicas emitem alerta de forte chuva, após um ciclone extratropical atingir as regiões do centro-sul do Brasil, no próximo domingo (12), dia das crianças. O fenômeno também deve provocar ventania no estado de São Paulo a partir de segunda-feira (13).
De acordo com Nottus Meteorologia, as rajadas de vento devem oscilar entre 50 e 70 km/h, podendo superar os 80 km/h em alguns pontos isolados.
Na quarta-feira (15), a previsão é que uma outra frente fria avance pelo Sul do país e provoque temporais até a sexta-feira (17). Nesse período a chuva diminui na Região Sudeste e o tempo esquenta um pouco. A Nottus informa que a frente fria avança para o Sudeste e o Centro-Oeste do país entre sexta-feira e sábado (18).
Segundo a agência Metsul, o fenômeno está associado a uma baixa de pressão que deve se formar na Argentina no sábado e vai alimentar o fenômeno.
“Na segunda-feira, o ciclone já estará maduro e mais intenso, atuando sobre o Atlântico, se distanciando do continente no sentido Sudeste”, afirmou a meteorologista Estal Sias em comunicado.
Nesta sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de “perigo potencial” para chuvas intensas no Sudeste e no Centro-Oeste, com chuva prevista de até 50 mm/dia e ventos intensos (40 a 60 km/h). Conforme as indicações do instituto, até o momento, o temporal apresenta ainda “risco baixo” de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Redação CPAD News/ Com informações CNN Brasil e O Globo