Colunistas

Pr. Elienai Cabral

Pr. Elienai Cabral

Como identificar seitas e heresias (1ª parte)

Qui, 15/12/2011 por Elienai Cabral

A Palavra de Deus afirma: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”, Pv 14.12. Um dos primeiros títulos dados à igreja emergente do primeiro século era “os do Caminho” (At 19.9,23; 24.22). Os adeptos do “Caminho” eram os convertidos ao cristianismo e, como não havia um titulo oficial ou nome dado a esses cristãos, propagou-se o título “Caminho”, porque os apóstolos e pregadores da época denominavam seus ensinos como “os santos e retos caminhos do Senhor”. Especialmente dentro do judaísmo, o “Caminho” era tratado como seita, mas, na verdade, era o único e verdadeiro caminho que o próprio Deus abriu na Terra para direcionar o homem pecador à salvação.

Todos querem o caminho da felicidade. Ao longo da historia da humanidade, muitos caminhos falsos foram construídos através das religiões e seitas surgidas. Para redirecionar o homem, Deus enviou seu Filho Jesus como o verdadeiro caminho que conduz à vida eterna (Jo 14.6). Por causa do pecado, o homem perdeu a direção. O sentido da palavra “pecado” (no grego, “hamartia”) significa “errar o alvo”, “perder o rumo”, “tomar outra direção”. O apóstolo Paulo declarou: “Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte; assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”, Rm 5.12. O homem não pode negar a relação do seu espírito com Deus, por isso, mesmo tendo pecado, tem necessidade de Deus.

Lamentavelmente, na busca de satisfazer essa necessidade espiritual, o arquiinimigo de Deus e do homem, o Diabo, tem aberto vários outros caminhos de engano, pelos quais o homem tem caminhado.

I – EXPLICANDO E DEFININDO TERMOS

a) SEITA – Do latim “secta”, o termo significa “doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é seguido por muitos”. Do termo “secta” designou-se na língua portuguesa a palavra seita, que também significa facção, partido. Daí que seita representa uma forma sectária de pensar que vai além do sistema existente.

Toda seita advém de alguma religião ou doutrina. As seitas discordam do ensino básico de uma religião. No contexto histórico do judaísmo, surgiram grupos religiosos distintos e antagônicos, os quais, nos dias de Jesus na Terra, eram conhecidos como a seita dos fariseus, dos saduceus, dos essênios e dos zelotes. Esses grupos se diziam fiéis ao judaísmo, mas discordavam em pontos doutrinários, por isso eram contundentes e até radicais.

b) HERESIA – Esse termo deriva da palavra grega “hairesis” e o seu significado é escolha, seleção, preferência, partido tomado, corrente de pensamento, divisão. No latim, “hairesis” passou a significar “secta”. Portanto, há uma relação muito próxima de significado entre os termos seita e heresia. No Novo Testamento, o cristianismo era rejeitado pelos judeus e tratado como heresia ou seita (1Co 11.19; Gl 5.20 e 2Pd 2.1-2).

Ao longo da historia da Igreja, especialmente nos primeiros séculos, quando as doutrinas básicas do cristianismo começaram a ser organizadas e sistematizadas nos grandes concílios, começaram a surgir, também, as facções teológicas. Algumas das cartas e epístolas do Novo Testamento demonstram a preocupação dos seus escritores com as idéias e conceitos influenciados pelos filósofos da época (1Tm 4.1-5 e 2Pd 2.1-3).

No próximo artigo desta série, conceituaremos “Doutrina”.

26 comentários

Jose Ribamar dos santos g

Toda igreja, que prega a palavra de Deus sem distorcer as Escrituras, essa, é igreja do SENHOR!

ev gil

Jesus está voltando

EV. Gilson

O homem para alcançar seus objetivos muitas das vezes toma o caminho errado. Pois não querem ser guiado pelo Espirito Santo, seitas e heresias oferecem ao homem algo que sempre vai ser imcompleto, pois só a Verdade que é Jesus completa o homem e faz com que ele alcance o objetivo maior que é a vida eterna.

Elienai de Arruda dos San

gostei muito em ter lido,pois me ajudou muito vou dar algumas EBD esse conhecimento é de grande importancia.

Pastor Jaime Silva

Deus continue lhe usando em suas mãos.

Felipe França

Muito enriquecedor o comentário. Deus abençoe! Como alguém no comentário anterior disse, a igreja está carente de estudos e esclarecimentos como esses.

Elaine

Ótimo comentario

De: Rejane moura

Assunto de suma importância para os cristãos, temos que ficar atentos , a bíblia diz que , no final dos tempos muitos serão enganados ate mesmo os escolhidos. Portanto vigiemos...

Ev. Alexandre SIlva

gostei, me ajudou muito...

juracy barros

a caminho que para o homem parece na verdade que e o certo mas o fim e tragico.o unico caminho que eu conheço é JESUS e ponto esse nao tem como errar.Deus abençoe

Leonardo Gomes-

Acho que já passou do tempo de termos outra lição bíblica sobre o assunto pois as seitas se têm multiplicados muito

Frqncisco Gurgel

Muito bom

MODERADOR

Cara Maria Lúcia, a Igreja Nova Vida não é uma seita.

JACI EVANGELISTA DE MENEZ

Bom assunto sobre seitas e heresias e gostaria de saber sobre a pa.Temos uitas pessoas que não endente assim como eu sempre leio paa não esquecer . Jaci

PR ANTONIO MARCOS

a palavra muito boa pastor isto ajuda o nosso povo, que hoje esta a seitando tudo amazonas -brasil cidade RIO PRETO DA EVA -AM

valteir silva

como o proprio jesus muitos falsos profetas surgiriam para enganar a muitos e essas seitas e heresias sao esses falsos profetas

maria lucia lima costa

eu quero saber se essa igreja nova vida é uma seita?

Claudia Lima

Você indentifica uma seita quando eles falam coisas que são contraria a doutrina de Cristo, esse negocio de não tem nada a ver com isso e com aquilo pode levar as pessoas pro inferno. Não querem ser enganados então não deixem de lê a Palavra de Deus. Por que na propria palavra fala que um pouquinho de fermento eleva toda a massa. Esse negocio de crente moderno! Tomem cuidado por esse seculo ja pertence ao maligno.

ventura

Isto é muito importante...

max de santos

Muito bom este. estudo prescisamos busca mais,o conhecimento,para não sermos,enganados.

paulo jose

este é um dos estudos dos quais a igreja esta extremamente carente nos dias atuais, precisamos nos prepara contra essas heresias pois es piores heresias são por muitas vezes as que são ditas nos púlpitos .

José Batista da Silva

Excelente assunto e belíssima explicação. Parabéns ao Pr Elienai. Deus continue o usando poderosamente como sempre no Ensinamento das Sagradas Escrituras.

Mariza Palomares Nascimen

Hoje vejo o quanto é importante o povo de Deus esclarecer o significado de seitas e heresias, foi através de nos aprofundar nestes estudos e nosso entendimento foi mudando e o Espirito Santo entrou em cena e nos revelou toda a Verdade...enfim eu e a metade de minha familia fomos libertos de um falso ensino, do qual fazíamos parte desde nosso nascimento, permaneci fiel a uma seita por 43 anos e completamos neste mes de abril 5 anos de libertação...e ajudamos pessoas e até mesmo irmãos dent

leonardo

Deus abençoe pelo esclarecimento muito útil em tempos como os atuais

heleno

leia com observação

Luiz Alberto de Oliveira

Este assunto, é muito profundo, de extrema importância, e de um valor muito grande, pois todo o cristão deve conhecer e muito bem, tudo sobre seitas e heresias, para que tenha certeza de qual caminho está seguindo. Pois, sem este conhecimento fica ridiculo quando um cristão fala a respeito da Palavra de Deus, e, por não ter esse conhecimento, acaba cometendo equivocos que deixam bem claro que ele necessita se aprofundar na verdade.

Deixe seu comentário







Perfil

Elienai Cabral Pastor Elienai Cabral é conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD, membro do Conselho Administrativo da CPAD e autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”, todos títulos da CPAD.

COLUNISTAS

ARQUIVO