Close Menu
CPAD News
    O que há de novo

    Pix Automático já está em vigor

    13 de outubro de 2025

    Trailer evangelístico com banho gratuito atrai sem-teto nos EUA

    13 de outubro de 2025

    Pastor é assassinado mesmo após o pagamento de resgate na Nigéria

    13 de outubro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube X (Twitter)
    CPAD News
    Se inscrever Login
    • Home
    • Notícias
      1. Universo Cristão
      2. Giro pelo Brasil
      3. Giro pelo Mundo
      4. Ver tudo

      Trailer evangelístico com banho gratuito atrai sem-teto nos EUA

      13 de outubro de 2025

      Pastor é assassinado mesmo após o pagamento de resgate na Nigéria

      13 de outubro de 2025

      Muçulmano aceita Jesus após ler a parábola do semeador

      12 de outubro de 2025

      Mural com imagem de Jesus e igrejas coptas são descobertos no Egito

      11 de outubro de 2025

      Pix Automático já está em vigor

      13 de outubro de 2025

      Ciclone extratropical atinge Brasil no dia das crianças

      10 de outubro de 2025

      Quadrilha aplicava “golpe da oração” usando aplicativo de IA

      9 de outubro de 2025

      Câmara aprova retirada da MP de taxação sobre aplicações financeiras

      9 de outubro de 2025

      Trump diz que “hoje (13) é um dia histórico para o Oriente Médio”

      13 de outubro de 2025

      Maria Corina Machado recebe o Prêmio Nobel da Paz

      10 de outubro de 2025

      Palestinos seguem com expectativa do recuo de tropas israelenses de Gaza

      10 de outubro de 2025

      Israel e Hamas fecham acordo de paz em Gaza

      9 de outubro de 2025

      Pix Automático já está em vigor

      13 de outubro de 2025

      Trailer evangelístico com banho gratuito atrai sem-teto nos EUA

      13 de outubro de 2025

      Pastor é assassinado mesmo após o pagamento de resgate na Nigéria

      13 de outubro de 2025

      Trump diz que “hoje (13) é um dia histórico para o Oriente Médio”

      13 de outubro de 2025
    • Assembleia de Deus
    • Saúde
    • Cultura
    • Carreira
    • Igreja em Ação
    • Vídeo News
    • Colunistas
    CPAD News
    Início » Associação islâmica é investigada por tráfico de pessoas
    Giro pelo Brasil

    Associação islâmica é investigada por tráfico de pessoas

    Jovens e crianças indígenas da Amazônia recebiam oferta de estudos na Turquia
    Redação CPAD NewsDe Redação CPAD News24 de julho de 20233 minutos lidos
    Foto: reprodução/ Pixabay.com
    Enviar
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

    Polícia Federal investiga grupo suspeito de realizar um esquema de doutrinação religiosa e tráfico humano em Manaus. Segundo a investigação, jovens e crianças da região indígena de São Gabriel da Cachoeira receberam a promessa de estudos na Turquia com tudo pago, pela Associação Solidária Humanitária do Amazonas (Asham). Antes de viajarem para o exterior, os estudantes recebiam lições de árabe e turco e estudavam o Alcorão.

    No início deste mês de julho, cinco rapazes participantes do programa de intercâmbio estudantil, foram deportados da Turquia, após ficaram três semanas detidos em Istambul, por não terem visto de permanência. Os estudantes foram liberados para embarcarem de volta para o Brasil com o turco Abdulhakim Tokdemir, apontado como líder da Asham, que chegou ao Amazonas em 2019.

    O jovem de 18 anos, Edilberto Domingas Dias Brito Júnior, da etnia Tukano, compartilhou ao programa de televisão “O Fantástico”, que estudou as lições do programa oferecido pela associação muçulmana, mas não chegou a sair do país.

    “A gente ajoelhava, a gente reverenciava. Levantava e fazia em sequência, tinha uma sequência. Três vezes a gente fazia. A gente parava, a gente rezava de novo. Aí, a gente continuava. [Reverenciava] a Alá. Que é o deus deles”, contou Edilberto, que também afirmou que as aulas de religião não eram obrigatórias.

    O programa intercambista abrangia a primeira etapa de estudos ainda em São Gabriel da Cachoeira, localizada no alto Rio Negro, Amazonas. A cidade em questãos possui o maior número de indígenas do Brasil, formadas por 23 etnias, com cinco famílias linguísticas: Tukano oriental, Aruak, Yanomami, Japurá-uaupés e Tupi.

    Na etapa seguinte, parte dos jovens indígenas se mudava para um imóvel em São Paulo e depois seguiam para a viagem no exterior.

    O superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Umberto Ramos, destacou que esses jovens e crianças indígenas vivem em situação de vulnerabilidade e isso as tornam presas fáceis para as organizações criminosas que atuam na região.

    “A apresentação era feita como uma proposta de estudo na Turquia, a fim de que aqueles indígenas tivessem a possibilidade de se tornarem médicos, advogados, teólogos, engenheiros, quando, na verdade, o processo era de servidão, de imposição religiosa, de doutrinação. Atribuição de um nome diferente, com o impedimento de se mencionar o nome anterior”, contou Ramos.

    As reais atividades exercidas por esses jovens na Turquia, estão sendo investigadas pela Polícia Federal.

    Abdulhakim Tokdemir teve seu passaporte, computador e celular apreendidos pela PF-AM, assim que voltou ao Brasil. O apontado como líder da Asham, também teve quebra do seu sigilo fiscal e bancário. De acordo com as informações, a polícia também suspeita de outras sete pessoas, entre turcos e brasileiros, no envolvimento em um esquema de doutrinação religiosa e tráfico humano.

    A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), por meio de seu vice-presidente Ali Hussein El Zoghbi, afirmou não conhecer a Associação Solidária Humanitária do Amazonas nem o trabalho que ela desempenha.

    “Eu diria que 99% das entidades islâmicas ou têm parceria conosco ou estão associadas à nossa entidade. (…) Se essa abordagem foi feita no sentido de imposição, de coação, de coerção, ela é totalmente contrária a um princípio basilar do Islã(…) E me causou mais preocupação ainda tratar-se de crianças”, disse o vice-presidente da Fambras, criticando suposta abordagem.

     

    Com informações G1/ O Fantástico

    Post Views: 1.924
    Associação islâmica destaque doutrinação religiosa Investigação Tráfico humano turquia
    Enviar Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
    Artigo anterior Pentecostais continuam maioria e AD registra 115% de templos abertos, em dez anos
    Próximo artigo Cristão amputa o braço no Egito
    Redação CPAD News
    Redação CPAD News
    • Website

    Postagens relacionadas

    Pix Automático já está em vigor

    13 de outubro de 2025

    Trailer evangelístico com banho gratuito atrai sem-teto nos EUA

    13 de outubro de 2025

    Mais de 300 pessoas foram batizadas em Joinville

    13 de outubro de 2025

    Trump diz que “hoje (13) é um dia histórico para o Oriente Médio”

    13 de outubro de 2025
    Deixe uma resposta Cancel Reply

    CPAD News
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    Copyright © 2025 CPADNews - Todos direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Acesse sua conta abaixo.

    Lost password?