Os enviados americanos Steve Witkoff e Jared Kushner relataram por telefone ao presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o progresso nas negociações em Berlim sobre o fim do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Nesta segunda-feira (15), durante um evento na Casa Branca, o republicano disse que um acordo está “mais próximo do que nunca”.
De acordo com o principal negociador da Ucrânia, as autoridades americanas e ucranianas alcançaram um “progresso real” na segunda rodada de negociações de paz. O secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional, Rustem Umerov, escreveu no X que “nos últimos dois dias, as negociações entre a Ucrânia e os EUA foram construtivas e produtivas, com progresso real alcançado”.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou a enfatizar que a Ucrânia precisa de um entendimento claro das garantias de segurança oferecidas por seus aliados antes de tomar qualquer decisão sobre a linha de frente da guerra.
Ainda nesta segunda-feira, o país afirmou ter atingido um submarino russo no porto de Novorossiysk, no Mar Negro. Segundo o Serviço de Inteligência da Ucrânia (SBU), a operação, que utilizou drones subaquáticos “Sub Sea Baby”, foi o primeiro ataque desse tipo.
A Rússia reconheceu o ataque ucraniano, mas afirmou que ele fracassou e que nenhum navio ou submarino foi danificado.
Redação CPAD News / Com informações CNN Brasil
