Cinco pessoas morreram em decorrência dos fortes ventos que atingiram o Sudeste nesta quarta-feira (29). Três mortes foram registradas em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. O ex-jogador do Botafogo, Tássio Maia dos Santos, de 41 anos, e o amigo dele, Vandré Cordeiro da Silva, que deixa a mulher grávida, foram vítimas da queda de um muro em Santa Teresa, região central do Rio de Janeiro. As rajadas de vento ultrapassaram os 120 km/h e provocaram queda de árvores, destelhamentos, apagões e interrupções no transporte. Uma pessoa continua desaparecida no Rio de Janeiro.
A frente fria que avançou pelo Centro-Sul do país já se desloca em direção ao oceano, na altura dos litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro. O sistema ainda muda o tempo em parte do Sudeste, favorece a formação de muitas nuvens e mantém rajadas moderadas em áreas próximas da costa.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda pode ocorrer ventos costeiros até as 23h59 de hoje. O alerta vale para áreas do sul da Bahia, do Espírito Santo e do litoral do Rio de Janeiro, incluindo as Baixadas e o Norte Fluminense.
Na manhã desta quinta-feira, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro regista, pelo menos, 454 mil imóveis sem energia elétrica. Os dados são confirmados pela Light, concessionária responsável por parte do fornecimento de energia na capital e em Duque de Caxias. Os bairros do Rio mais atingidos foram Campo Grande, Bangu, Anchieta, Tijuca, Catumbi, Jacarepaguá, Santa Cruz e Recreio dos Bandeirantes.
O Corpo dos Bombeiros do Rio de Janeiro permanece em alerta, com equipes mobilizadas. A corporação foi acionada, até o momento, para atender diversos ocorridos relacionados aos ventos em todo o estado, sendo 154 de cortes de árvores, 52 fogo em postes, 31 pessoas presas em elevadores, 5 desabamentos, incluindo o de Santa Teresa. De acordo com o porta-voz da coorporação, Fábio Contreiras “é importantíssimo lembrar dos canais primários de comunicação: o da Defesa Civil, 199 do município, onde a equipe vai avaliar e caso necessário, eles vão acionar o Corpo de Bombeiros”, declarou o porta-voz dos Bombeiros, Fábio Contreiras ao G1.
Veja orientações para a população em caso de vendaval:
- Evitar áreas próximas a árvores, postes, placas, coberturas, andaimes e estruturas metálicas;
- Não estacionar veículos debaixo de árvores;
- Manter portas e janelas fechadas;
- Evitar deslocamentos desnecessários durante os períodos de vento mais intenso;
- Não tocar em cabos elétricos caídos;
- Acompanhar os alertas e as orientações dos órgãos oficiais;
- Ligar para o Corpo de Bombeiros pelo número 193 em situações de emergência.
Redação CPAD News / Com informações G1
