Trinta pessoas morreram e mais de 500 mil estão sem energia elétrica devido à uma tempestade de inverno, que atingiu os Estados Unidos no fim de semana e avançou nesta segunda-feira (26). De acordo com autoridades, o frio extremo, a neve e o gelo atingem desde o Sul até o Nordeste do país.
O Serviço Nacional de Meteorologia informou que mais de 30 centímetros de neve se acumularam ao longo de uma faixa de 2,1 mil km, do Arkansas a Nova Inglaterra. Em algumas áreas ao norte de Pittsburgh, o volume chegou a 50 centímetros, com sensação térmica de até -31 °C. Meteorologistas alertam que uma nova massa de ar ártico deve manter as temperaturas abaixo de zero e existe a possibilidade de uma nova tempestade atingir a Costa Leste no fim de semana.
O fenômeno causou colapso no transporte aéreo. O FlightAware disse que mais de 12 mil voos foram cancelados ou atrasados nesta segunda-feira. No domingo, 45% dos voos do país foram cancelados. Aeroportos estratégicos, como o de Dallas-Fort Worth, ficaram paralisados, com aviões e tripulações retidos.
Em Nova York, escolas públicas foram fechadas e cerca de 500 mil alunos tiveram aulas online.
Redação CPAD News / Com informações G1
