O lançamento do foguete Hanbit-Nano, da empresa coreana Innospace, que estava previsto para tarde desta quarta-feira (17), foi adiado para a próxima sexta (19).
Este seria o primeiro voo comercial partindo do Brasil, na Base de Alcântara (MA), e já havia sido adiado uma vez. O objetivo da missão, batizada de Spaceward, é levar para a órbita baixa da terra cinco satélites e três dispositivos que auxiliarão pesquisas em mais de cinco áreas, desenvolvidas por instituições do Brasil e da Índia.
Conforme nota publicada pela responsável pela produção do veículo espacial, a decisão foi tomada para garantir tempo para a “substituição de componentes após a detecção de uma anomalia no dispositivo de resfriamento do sistema de suprimento de oxidante do primeiro estágio durante o procedimento de inspeção final”.
O comunicado ainda afirma que, as peças serão substituídas com o foguete já posicionado na plataforma, por isso, será possível que o lançamento ocorra em apenas dois dias.
O Hanbit-Nano pesa 20 toneladas, mede 21,8 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro e tem capacidade de atingir a atmosfera e chegar ao espaço em até três minutos.
Redação CPAD News/ Com informações Agência Brasil e G1
