Close Menu
CPAD News
    O que há de novo

    “Semeia a Palavra” – Entrevista com o pastor Osiel Gomes

    4 de dezembro de 2025

    Menino recebe 1ª terapia genética contra síndrome de Hunter

    3 de dezembro de 2025

    Bombeiros concluem buscas dentro dos prédios incendiados Hong Kong

    3 de dezembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube X (Twitter)
    CPAD News
    Se inscrever Login
    • Home
    • Notícias
      1. Universo Cristão
      2. Giro pelo Brasil
      3. Giro pelo Mundo
      4. Ver tudo

      Cristãos são presos e podem ser sentenciados à pena de morte na Coreia do Norte

      3 de dezembro de 2025

      Cristãos são mortos durante ataques em Moçambique

      2 de dezembro de 2025

      Mãe relata cura de bebê prematuro

      2 de dezembro de 2025

      Oficial cristão do exército é demitido por Suprema Corte da Índia

      1 de dezembro de 2025

      Lula sanciona lei que amplia isenção do Imposto de Renda

      27 de novembro de 2025

      Devolução do Pix em caso de golpe

      25 de novembro de 2025

      Chuvas deixam cidades debaixo d’água em SC

      25 de novembro de 2025

      Primeira Turma do STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro

      24 de novembro de 2025

      Bombeiros concluem buscas dentro dos prédios incendiados Hong Kong

      3 de dezembro de 2025

      Buraco da camada de ozônio diminui

      2 de dezembro de 2025

      Treze pessoas suspeitas de ligação em incêndio são presas em Hong Kong

      1 de dezembro de 2025

      Sobe para 83 o número de mortos em incêndio em Hong Kong

      27 de novembro de 2025

      Bombeiros concluem buscas dentro dos prédios incendiados Hong Kong

      3 de dezembro de 2025

      Cristãos são presos e podem ser sentenciados à pena de morte na Coreia do Norte

      3 de dezembro de 2025

      Cristãos são mortos durante ataques em Moçambique

      2 de dezembro de 2025

      Buraco da camada de ozônio diminui

      2 de dezembro de 2025
    • Assembleia de Deus
    • Saúde
    • Cultura
    • Carreira
    • Igreja em Ação
    • Entrevistas
    • Colunistas
    CPAD News
    Início » “Semeia a Palavra” – Entrevista com o pastor Osiel Gomes
    Entrevistas

    “Semeia a Palavra” – Entrevista com o pastor Osiel Gomes

    O pastor destaca suas experiências ao longo da caminhada cristã e compartilha estratégias para evangelização
    Luciene SaviolliDe Luciene Saviolli4 de dezembro de 2025Atualizado:4 de dezembro de 202510 minutos lidos
    Foto: arquivo pessoal
    Enviar
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

    Ele é pastor presidente na Assembleia de Deus Campo do Tirirical em São Luís (MA), também é o terceiro presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão – CEADEMA, comentarista das Revistas Lições Bíblicas Adultos eautor de livros publicados pela CPAD. A nossa quinta entrevista da série Semeia a Palavra é com o pastor Osiel Gomes.

    Formado em Teologia, Filosofia, Direito, Pedagogia e Psicanálise, o pastor também é pós-graduado em docência do Ensino Superior, tendo lecionado Grego e Hebraico no semi­nário batista, e dirigiu por 10 anos a Faculdade Evangélica do Meio Norte (Faeme). Atualmente ele édoutorando em Filosofia (UNISINOS-RS) e em Teologia (Est-RS). Pastor Osiel é fundador e diretor do Instituto Doksa.

    Ele também é cantor, compositor, músico e professor de Hebraico, Grego e Latim; e escreveu mais de 20 livros nas áreas de Teologia, Bíblia, Família e Comportamento.

    Antes de assumir a presidência em Campo do Tirirical, ele foi pastor auxiliar em Teresina (PI), Coroatá (MA) e Açailândia (MA). Em entrevista, o pastor Osiel fala sobre a experiência em pastorear estas regiões distintas, compartilha suas estratégias para a evangelização e dá dicas para quem quer cumprir o ide do Senhor. Acompanhe.

    “As experiências produzem perseverança, e essa perseverança também traz maturidade.”

    Pastor, sabemos que antes de assumir a presidência da AD Campo de Tirirical, o senhor teve uma experiência valiosa como pastor auxiliar emTeresina (PI), Coroatá (MA) e Açailândia (MA). Qual foi a lição mais importante que o senhor carrega dessa experiência em campos com realidades tão diversas?

    Foi, por demais, gratificante, relevante e compensador a experiência e o itinerário que eu tive antes de chegar a ser pastor no Campo Tirirical. Ao longo dessa trajetória, Deus usou pessoas de vários níveis que me ajudaram e que contribuíram para eu chegar até aqui. Posso dizer que a experiência que eu vivi como um missionário local em Teresina, conhecendo pessoas importantes, recebendo apoio de irmãos e membros congregados, foi muito valiosa.

    Em Açailândia, a convite do pastor Antônio Rodrigues de Amarante Chávez, eu o auxiliei ali, e conviver com ele foi uma experiência gloriosa, porque ele era um pastor visionário, muito construtor, abençoador da obra; e uma marca importante do pastor Amarante era o apoio dado aos obreiros. Então, isso eu obtive do pastor.

    Trabalhei 16 anos com meu pai, auxiliando-o. Auxiliar pai não é fácil, correto? Não foi o meu pai que me apresentou ao ministério, mas eu o servi como pastor auxiliar. E é muito interessante que as experiências produzem perseverança, e essa perseverança também traz maturidade. Ninguém pode exercer posições de destaque se não tiver um lastro, se não tiver um passado. O próprio Davi, ao falar com Saul, disse: “Eu já matei um urso e um leão”, ou seja, antes de lutar contra Golias ele já tinha experiências anteriores que lhe ajudaram a consubstanciar a sua fé (1Sm 17.34–37). Então foi muito importante essa trajetória.

    O senhor é reconhecido pelo compromisso que tem com a evangelização. Em sua visão, qual é o papel do evangelismo na igreja atual?

    A igreja não sobrevive sem a sua missão missional, que é cumprir o ide de Jesus Cristo, como está em Mc 16.15. A existência da igreja, a natureza da igreja, é fazer missões. Nós podemos observar que Jesus Cristo pontuou sobre isso em Mateus 28.19.

    A igreja, no livro de Atos, é prática. Ela desenvolve missões nas ruas, nos templos, nas casas, em prisões. Nas 13 cartas, o apóstolo Paulo não dava ênfase a outra coisa senão à evangelização; e ele dizia que era isso que fazia arder a sua vida, exclamando: “Ai de mim se não anunciar o evangelho” (1Co 9.16).

    Então, esse meu compromisso com a evangelização vem primeiramente de uma base bíblica e, em segundo lugar, da experiência pastoral e vivida com muitos homens de Deus. Eu conheci e vi meu pai de perto integrado e praticando a evangelização. Os nossos pioneiros andavam de casa em casa evangelizando. Ainda não havia templos, não havia congregações, mas os líderes se davam ao trabalho de evangelizar e ganhar almas para Cristo Jesus.

    O que a igreja Assembleia de Deus Campo de Tirirical tem feito para propagar o Evangelho de Jesus?

    Nós, os pastores, temos procurado incentivar todos os crentes a cumprir o ide de Jesus Cristo na íntegra. Isso é feito através de evangelismo no lar, evangelismo pessoal, cultos nas ruas, campanhas evangelísticas, Projeto Neemias, o trabalho de missões — tanto local como regional, no estado do Maranhão e em outros países. Então, podemos dizer que o Campo Tirirical tem as suas atividades paraeclesiásticas, mas jamais perde a sua veia essencial, que é cumprir o ide de Jesus Cristo.

    Nós usamos os meios de comunicação: rádio, TV, internet e os crentes nas ruas pregando a Palavra de Deus; carro de som, evangelismo pessoal e impessoal, de modo que a igreja não fica entre quatro paredes. E cada culto que é realizado, cada adoração, a ênfase é ser cheio e ser capacitado para cumprir lá fora o ide de nosso Senhor Jesus Cristo.Temos que seguir o modelo da igreja primitiva; o texto é bem enfático: “no templo e de casa em casa”, publicamente levando o evangelho de Cristo Jesus. Nós temos a mobilização pastoral, que é uma atividade que cada pastor faz, e nós a realizamos junto com as áreas. Os pastores do Campo vão para as ruas, evangelizam; ou seja, não somos apenas pastores de templo e de gabinete, mas pastores nas ruas, nas praças, cumprindo o ide de Jesus Cristo.

    “O ensino bíblico fortalece o espírito evangelístico da igreja.”

    O senhor é comentarista das Revistas Lições Bíblicas Adultos da CPAD e autor de várias obras pela CPAD. Como o estudo bíblico fortalece o espírito evangelístico da igreja?

    Para mim, é um privilégio poder contribuir com a parte literária, teológica, bíblica e escrita através da nossa CPAD, pelas revistas das Escolas Dominicais adulto. Eu sinto alegria, prazer e gratidão a Deus por este privilégio. E posso dizer que o apóstolo Paulo é o nosso paradigma em se fazer uso da Palavra, do conhecimento bíblico, para evangelizar.

    Nós não podemos usar o conhecimento bíblico como uma arrogância ou uma erudição ímpar ou uma erudição particularizada. O pastor pode ser um homem culto, um erudito, mas ele sabe que o seu coração tem que ser cheio de Deus, do Espírito Santo, para levar a Palavra que salva, porque a Bíblia diz que há alegria nos céus, como está em Lc 15, por um pecador que se arrepende.

    Todo o estudo bíblico, todo o projeto, lição, conhecimento teológico, escola teológica devem ter um alvo, deve ter um foco: formar discípulos. Quando Jesus usa o particípio presente — ensinando, pregando, evangelizando, anunciando — a ênfase é usar a Palavra para a pregação do Evangelho de Jesus Cristo.De modo que eu posso asseverar categoricamente que o ensino bíblico fortalece o espírito evangelístico da igreja.

    Foto: arquivo pessoal

    Pr. Osiel, em sua atuação como 3º Vice-presidente da CEADEMA, o senhor tem a visão privilegiada da realidade missionária no estado. Quais são, na sua avaliação, os dois ou três maiores desafios que a denominação enfrenta hoje para a evangelização de áreas remotas ou com forte sincretismo no Maranhão?

    O Maranhão é um estado rico e abençoado por Deus; tem muitas terras, um potencial de turismo grandioso que precisa ser explorado em algumas regiões e as suas diversidades culturais e sociais. Porém, não se pode negar que, dentre esses desafios, ainda existem regiões que precisam ser intensificadas no quesito do evangelismo e também a igreja precisa atender de modo ainda mais forte essas comunidades nos aspectos sociais.

    O Maranhão é uma região forte com presença de muitos cultos, práticas espirituais que estão fora dos padrões da Palavra de Deus, e há opressão demoníaca sobre as pessoas. Então, é necessário atentar para essas questões.

    Eu diria que, no aspecto missiológico, o Maranhão tem três áreas que precisam ser fortalecidas: o impacto espiritual; a questão social e política, de melhoria para o povo e para o bem-estar; e ainda se constitui um grande desafio para a evangelização. Porém, posso dizer que, no aspecto evangelístico, pela nossa Secretaria de Missões da nossa convenção, nós estamos atendendo as demandas no quesito evangelismo na área missiológica.

    “Nada é mais forte do que o poder da pregação do Evangelho para abalar um estado, e é isso que nós devemos fazer.”

    Pastor Osiel, em muitas das suas ministrações publicadas no YouTube, o tema Missões tem um destaque especial. Quais seriam os passos práticos para a Igreja brasileira alcançar um avivamento missiológico?

    Tenho usado as redes sociais para a nossa EBD e também para o nosso culto de doutrina. O alvo maior é a ênfase na Palavra de Deus, e como eu sempre estou dando ênfase às Escrituras Sagradas, ela não foge dessa missão especial que é pregar o Evangelho. Quando lemos Atos, capítulo 20, o apóstolo Paulo, na sua grande missão, deixou isso claro: ele pastoreava, visitava igrejas, cuidava de crentes, aconselhava, escreveu cartas como Filipenses para falar da gratidão para com a igreja, escreveu cartas como 1 e 2 Coríntios para corrigir desordens na igreja. Mas em Atos 20 ele dá um exemplo do que é um líder que se preocupa com missões, do que é um líder que busca desenvolver a igreja na fé. Ele diz que pregava todo o conselho de Deus, visitava, orava e partilhava da fé com as pessoas. Então, eu acredito que, para a igreja viver um avivamento missiológico, ela precisa atentar para o Livro de Atos.

    Eu dou ênfase constante à missão, porque a bênção de uma cidade, de um estado, de um país pode ter os seus aspectos sociais, relevantes e políticos, mas a bênção espiritual é promovida por meio da Palavra de Deus. E, quando o Evangelho entra, há mudança espiritual, mudança social, mudança relacional, mudança de temor.

    Nada é mais forte do que o poder da pregação do Evangelho para abalar um estado, e é isso que nós devemos fazer.

    Que dicas o senhor deixa para quem sente o chamado, mas tem medo de obedecer?

    Aqueles que têm um chamado de Deus, o apóstolo Paulo diz em 1Timóteo 3.1 que excelente obra desejam; mas, para que tenham sucesso, é preciso aprender a subir alguns degraus, conforme no próprio texto estão elencados. O importante, primeiramente, é orar, ler a Bíblia, aplicar-se ao estudo e procurar servir na igreja, porque o reconhecimento de que alguém tem um dom se vê na prática e no servir constante. E, como diz o apóstolo Paulo, ter a certeza de que Deus o chamou, porque o que tira todo medo é o amor a Deus e a certeza de que foi chamado, pois, como bem diz o apóstolo João em sua primeira carta, no amor não há medo. E somente aqueles que possuem o verdadeiro amor podem servir bem a obra de Deus, como está no Evangelho de João, capítulo 21.16

    Qual mensagem o senhor gostaria de deixar para todos os que acompanham esta entrevista?

    A mensagem que deixo é a de procurar servir ao Senhor com todo amor, com todo zelo e afinco, bem como também procurar cumprir, na íntegra, o IDE de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

     

    Por Luciene Saviolli 

    Post Views: 153
    AD AD Campo de Tirirical CEADEMA comentarista Lições Bíblicas Adultos destaque único Evangelismo Missões Pr Osiel Gomes semeia a palavra
    Enviar Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
    Artigo anterior Menino recebe 1ª terapia genética contra síndrome de Hunter
    Luciene Saviolli
    Luciene Saviolli

    Jornalista, pós-graduada em Telejornalismo, apresentadora e editora. Já atuou em diversas áreas da Comunicação. Responsável pela editoria Igreja em Ação do portal CPAD NEWS Sugestões de pauta enviar para: [email protected]

    Postagens relacionadas

    Cristãos são presos e podem ser sentenciados à pena de morte na Coreia do Norte

    3 de dezembro de 2025

    Cristãos são mortos durante ataques em Moçambique

    2 de dezembro de 2025

    Oração em frente à clínica de aborto resulta em mais de 80 bebês salvos

    29 de novembro de 2025

    França alerta sobre aumento da ameaça islâmica a cristãos

    28 de novembro de 2025
    Deixe uma resposta Cancel Reply

    CPAD News
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    Copyright © 2025 CPADNews - Todos direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Acesse sua conta abaixo.

    Lost password?