Durante escavações recentes, arqueólogos encontraram uma fortaleza milenar no sítio arqueológico de Tell El-Kharouba, no norte do deserto do Sinai, no Egito. O achado, datado de cerca de 3.500 anos, confirma o relato bíblico da fuga do povo israelita de Faraó. A divulgação foi feita pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.
Segundo os arqueólogos, a fortaleza tem 7.900 metros quadrados, onze torres defensivas e paredes grossas de tijolos de barro. Ela coincide com a Estrada Militar de Hórus (ou Rota de Hórus), que o livro de Êxodo menciona como o caminho mais curto para Canaã que os israelitas evitaram quando Moisés os levou para fora daquele país. A idade, o tamanho e a localização do sítio arqueológico coincidem com a época e a geografia descritas no segundo livro do Antigo Testamento.
Especialistas disseram que a estrutura protegia a fronteira oriental do império egípcio na época em que Moisés viveu. A fortaleza foi construída durante o período do Novo Império Egípcio, entre 1550 e 1070 a.C., e servia como um poderoso posto avançado.
Outros objetos com o nome do faraó Tutmés I, que reinou de cerca de 1506 a 1493 a.C. também foram encontrados nas escavações.
Redação CPAD News / Com informações Guiame
