Nesta segunda-feira (27), o furacão Melissa atingiu a categoria 5 no Mar do Caribe e ameaça países da região com ventos de até 260 km/h. De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, os ventos destrutivos, marés de tempestade e inundações catastróficas vão piorar na Jamaica ao longo do dia e durante a noite.
Segundo as previsões, o fenômeno deve tocar o solo jamaicano na terça-feira (28), e depois subir para Cuba e as Bahamas até quarta (29). O NHC informou ainda que ele estava localizado a cerca de 205 quilômetros ao sul-sudoeste de Kingston, na Jamaica, e, aproximadamente, 505 quilômetros ao sudoeste de Guantánamo, em Cuba. A categoria 5 é o nível mais alto na escala Saffir-Simpson, com ventos sustentados acima de 252 km/h.
O governo da Jamaica ordenou evacuações obrigatórias para moradores da capital Kingston, Porto Real e outras áreas da ilha para 900 abrigos. O centro dos EUA informou que, além das chuvas, Melissa deve provocar uma maré de tempestade com risco de vida na costa sul daquele país, atingindo níveis de até 4 metros (13 pés) acima do solo, perto e a leste do ponto onde o centro do furacão tocar terra.
Redação CPAD News / Com informações G1
