Recentemente, uma equipe de arqueólogos descobriram uma fornada de cinco pães queimados, produzida entre os séculos 7 d.C. e 8 d.C., durante escavações em Topraktepe, em Karaman, na Turquia. Quatro deles estão marcados com cruzes e o outro registra a imagem de Jesus Cristo como agricultor com a inscrição em grego: “Com a nossa gratidão a Jesus abençoado”.
Segundo o Greek City Times, a frase representa a dependência da comunidade local em relação à agricultura, que reconhecia a bênção de Deus sobre o seu trabalho e seu sustento. Os pesquisadores do Museu de Karaman disseram que os pães eram usados nos Cultos de Santa Ceia dos cristãos locais daquela época.
Os arqueólogos acreditam que a cidade de Karaman, na época chamada Eirenópolis possa ter sido um centro cristão com tradições litúrgicas gregas no primeiros séculos depois de Cristo. Na ocasião, o idioma e a cultura grega eram predominantes. O nome da província significava “Cidade da Paz” e se acredita que tenha sido estabelecida durante o período romano, quando a língua e a cultura grega se espalharam pelo mundo.
Redação CPAD News / Com informações Guiame