Recentemente foi descoberta uma grande propriedade agrícola samaritana por arqueólogos em Khirbet Kafr Hatta, centro de Israel. O local provavelmente está associado a Simão, o mago, descrito no livro de Atos. Segundo às Escrituras Sagradas, ele se converteu ao Cristianismo ao testemunhar os milagres executados pelos discípulos.
A pesquisa resulta da colaboração entre a Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) e o Ministério da Construção e Habitação, que está desenvolvendo um novo projeto residencial na região. Calcula-se que a propriedade tenha funcionado por cerca de quatro séculos, entre os anos 300 e 700 d.C., durante os períodos de domínio romano e bizantino. Os arqueólogos também encontraram um lagar para produção de azeite, um armazém e um banho ritual de purificação.
A propriedade aparenta ter resistido ao domínio bizantino, preservando não apenas sua estrutura, mas também elementos da cultura samaritana. “Este é um sítio fascinante, que revela a trajetória histórica entre os tempos de prosperidade e o declínio da comunidade samaritana. Sua longa existência e os achados impressionantes permitirão reconstruir sua história ao longo dos séculos e enriquecer nosso conhecimento sobre essa população na antiguidade”, disse um dos diretores da escavação da AAI, Alla Nagorsky.
Redação CPAD News / Com informações Guiame