Pelo menos 79 pessoas morreram no acidente causado por um ônibus superlotado que transportava afegãos expulsos do Irã, no oeste do Afeganistão. Entre as vítimas, estão 17 crianças, segundo o porta-voz do Ministério do Interior, Abdul Mateen Qaniee.
O acidente aconteceu na noite desta terça-feira (19) e envolveu o ônibus, uma moto e um caminhão na rodovia Herat-Cabul, de acordo com o chefe do departamento de informações do governo provincial de Herat, Ahmdullah Muttaqi. As imagens das câmeras locais mostram o ônibus em chamas e um caminhão de bombeiros tentando apagar o fogo.
Os refugiados faziam parte de um êxodo de milhares de pessoas que foram expulsos de Islam Qala, uma cidade próxima à fronteira entre o Afeganistão e Irã e estavam a caminho de Cabul.
De acordo com o porta-voz do governo afegão, Zabihullah Mujahid, as “autoridades estão em busca de informações sobre o acidente o mais rápido possível e que compartilhem suas descobertas sobre a parte responsável”, disse.
O trágico acidente ocorre em um momento que o Irã intensificou a deportação de milhares de afegãos que realizam trabalhos mal remunerados, vivem sem documentação e em condições precárias. Essas deportações tiveram início em março, mas cresceram de forma significativa após o fim do conflito com Israel em junho, onde mais de meio milhão de afegãos foram expulsos do Irã.

Redação CPAD News / Com informações CNN Brasil e SBT News