Fundada por Charles Haddon Spurgeon em 1856, a escola para treinamento de pastores e missionários batistas, Spurgeon’s College, anuncia o encerramento das atividades após 169 anos.
O anúncio foi divulgado na quinta-feira (31) com “profunda tristeza e grande pesar”. “Como muitas instituições de ensino superior — especialmente no setor de Teologia — o Spurgeon’s College enfrenta desafios financeiros significativos há vários anos, motivados pela queda no número de alunos e por um cenário financeiro cada vez mais complexo e difícil”, afirmou um comunicado do Conselho de Curadores.
Ainda no comunicado, a instituição havia recebido empréstimos significativos, e também já tinha vendido alguns ativos imobiliários. “Nos últimos meses, a faculdade fez uma parceria com uma fundação de caridade que forneceu suporte financeiro vital e ofereceu garantias tanto à faculdade quanto ao Escritório de Estudantes de financiamento contínuo. No entanto, esse relacionamento foi encerrado inesperadamente, sem aviso prévio, em 21 de julho de 2025. Como resultado, a Faculdade não pode mais sustentar suas operações financeiras e não teve outra escolha a não ser entrar imediatamente em processo de insolvência”.
Os gastos da Faculdade ultrapassaram mais de 2 milhões de libras esterlinas (moeda oficial de Londres), segundo dados apresentados da receita de 2024. Os curadores declararam que a queda nas matrículas de alunos e um cenário de financiamento difícil para o ensino teológico deixaram a faculdade em posição precária nos últimos anos.
Os curadores, a liderança e a equipe do Spurgeon’s College trabalharam incansavelmente para encontrar um caminho sustentável e evitar esse resultado.
“Cada formando é um testemunho do legado duradouro do nosso fundador e do comprometimento da faculdade com a educação teológica e o serviço cristão. Deus tem abençoado a faculdade de maneiras incríveis ao longo de nossa longa história, e encorajamos a todos neste momento desafiador a orar por sua orientação para que homens e mulheres continuem preparados para o ministério cristão”, afirmou o comunicado.
Na postagem no Facebook da faculdade, ex-alunos compartilharam mensagens de tristeza com o anúncio do fechamento da instituição.
Charles Spurgeon, o “príncipe dos pregadores” ficou conhecido por pregar “Jesus Cristo crucificado”. Quando ele fundou o “Pastor’s College”, como era conhecido em 1856, era um seminário gratuito para o aperfeiçoamento de ministros. A primeira turma de alunos resultou em 53 igrejas batistas em Londres nos 20 anos seguintes à fundação da faculdade.
Redação CPAD News / Com informações The Christian Post