Os interessados têm até sexta-feira (25) para se inscreverem na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND). As inscrições deverão ser feitas exclusivamente no Sistema PND, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O candidato deverá preencher todos os dados solicitados e escolher o município que fará a prova e confirmar a inscrição.
A taxa de inscrição é R$ 85 e poderá ser paga até 31 de julho por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou por Pix, por meio do QR code impresso no boleto.
Para quem solicitou a isenção da taxa de inscrição, conforme orientações no edital, basta acessar a página do participante da PND, com login do portal Gov.br para ver os resultados disponíveis.
Os estudantes aprovados nos cursos de Licenciaturas em 2025, habilitados e devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 por suas instituições de ensino podem participar da Prova Nacional Docente (PND) deste ano. Também podem se candidatar todos os já formados em cursos de licenciatura que tenham interesse em concursos ou processos seletivos promovidos pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios que aderiram à PND – e vão adotar o resultado da avaliação como etapa de admissão no magistério público.
A prova será no dia 26 de outubro e o gabarito preliminar e padrão de resposta sairão no dia 28 de outubro. Já o gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva serão no dia 11 de novembro. O resultado final está previsto para 10 de dezembro.
A Prova Nacional Docente (PND) 2025 não substitui o processo seletivo das redes e faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, criado em 2024 para fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério. A iniciativa pretende atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.
Redação CPAD News / Com informações Agência Brasil