No último dia 9 de julho, feriado estadual do Dia da Revolução Constitucionalista, aconteceu a 3ª reunião com os Departamentos de Missões do Ministério do Belém, sob o tema: ‘Conectados com o Reino, cumprindo a Missão’, na sede da Assembleia de Deus na rua Dr. Fomm, 140. O evento foi realizado pela Secretaria de Missões do Ministério local e contou com a participação da Secretaria Nacional de Missões (Senami).
O culto foi iniciado às 14h30 sob a direção do secretário de Missões do Ministério, o pastor Astrogildo Adolfo Américo, o qual representou o pastor José Wellington Bezerra da Costa. Estiveram presentes vários pastores setoriais acompanhados de seus coordenadores de Missão e centenas de irmãos e irmãs que amam e de alguma forma se envolvem com o IDE de Jesus, vindos da Região Metropolitana da Grande São Paulo. Também esteve presente um grupo vindo da cidade de Piquete, no interior de São Paulo.
O pastor Saulo Gregório, secretário executivo da Senami, prestou um relatório dos trabalhos da entidade e e anunciou a campanha ‘Eu Faço Missões’ de 2025, com o QR code que direciona para o vídeo de divulgação. Também o missionário Sid Ramos, em sua oportunidade, discorreu acerca do relatório sobre o levantamento junto aos departamentos de missões dos setores, com dados, estatísticas, planilhas e mapas, com um diagnóstico completo da situação da Secretaria de Missões do Ministério do Belém, para que os presentes fossem informados acerca do trabalho desenvolvido de forma geral.
A primeira ministração foi da missionária Andreza Farias, que atua entre o ribeirinhos no estado do Pará, em uma ilha de nome Curuçazinho, onde não há energia elétrica e água potável. Ela leu o texto de Atos 1.1 e discorreu sobre o chamado de Cristo para os improváveis, como por exemplo, o endemoniado gadareno e a mulher samaritana. Chamada aos 17 anos para Missões, deixou a Faculdade de Direito, e hoje trabalha junto a comunidade ribeirinha há mais de uma década. Contou testemunhos reais que se assemelham aos registrados no livro de Atos dos Apóstolos. Exibiu vídeos do trabalho daquilo que Deus tem feito naquele lugar de muita carência, mas também de muita presença divina.
A segunda ministração ficou a encargo do pastor Jair Felisbino, da AD Belém Osasco-SP, que coordena o Projeto Cuba, que cuida de mais de duzentas famílias na ilha, missionários autóctones espalhados tanto no litoral como na região montanhosa do país. Fez uso do texto de Atos 1.6-8.
Ele relatou a falta de produtos básicos para a população em geral, como de higiene e cuidados pessoais. Há falta de água e a energia elétrica está disponível por apenas poucas horas durante o dia. O governo cubano fornece uma caderneta por pessoa para comprar apenas produtos alimentícios de primeira necessidade, o que é insuficiente para as famílias. Em sua ministração, ele discorreu sobre a importância de que o Reino de Deus seja revelado em nós, pois segundo ele, “nós vivemos dentro do Reino e o Reino está dentro de nós”.
Após as prédicas, o pastor Américo agradeceu a todos os presentes, convidando para o próximo evento, que será o 3º CIMAD (Congresso Internacional de Missões das Assembleias de Deus), de 19 a 22 de novembro, na sede da Assembleia de Deus do Ministério do Belém. O trabalho contará com a participação de preletores nacionais e internacionais, todos grandemente envolvidos com Missões. Já coloque em sua agenda e participe!
Matéria e fotos cedidas por Departamento de Comunicação da AD Belém (Geisel de Paula) – Via Senami