Nesta quarta-feira (9), o presidente norte americano Donald Trump anunciou uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros, por meio de uma carta pública ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A tarifa é a mais alta entre as novas taxas divulgadas até agora pelos Estados Unidos, e a previsão é que entre em vigor no dia 1º de agosto.
O republicano utilizou sua rede social, Truth Social, para divulgar a decisão e citou o julgamento do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Conheci e tive contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei profundamente, assim como a maioria dos outros líderes mundiais. A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato — inclusive pelos Estados Unidos —, é uma desgraça internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. Trata-se de uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, escreveu Trump.
Em contrapartida, Lula afirmou que o tarifaço imposto a todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos será respondido com a Lei de Reciprocidade Econômica, legislação sancionada em abril, que estabelece critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.
“Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, afirmou em comunicado oficial, por meio das redes sociais.
O presidente brasileiro declarou ainda, que é falsa a alegação de Trump sobre o déficit na balança comercial com o Brasil.
“As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos”, disse Lula.
De acordo com o secretário de Comunicação do Palácio do Planalto, Sidônio Palmeira, estão sendo fechados os últimos detalhes para um pronunciamento do presidente Lula, em cadeia nacional, para responder o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A data ainda está sob avaliação, mas será entre esta quinta (10) e sexta-feira (11).
Redação CPAD News/ Com informações Agência Brasil e CNN Brasil