Danh* é um cristão secreto no Vietnã. O jovem foi batizado ajoelhado em um banheiro, enquanto outros cristãos vigiavam devido ao risco da perseguição local, no último domingo (6).
Segundo o pastor Luca*, ser batizado é muitas vezes um passo corajoso. Todos precisavam ser discretos, cuidadosos e vigilantes. Se estranhos viessem, o ato teria que ser interrompido. Ele completou dizendo que não era o lugar que importava, mas a decisão de Danh de seguir a Cristo.
No Vietnã, os moradores seguem religiões étnico-animistas tradicionais. De acordo com a Portas Abertas, pessoas que se convertam a Cristo podem ter a casa destruída e serem expulsos da comunidade. As autoridades locais proíbem reuniões cristãs, evangelismo e estudos bíblicos. Além de interromper cultos nas igrejas, elas têm o poder de deter, ameaçar, multar e até prender líderes cristãos.
As mulheres de origem tribal enfrentam pressão em casa para negar a fé em Cristo. Elas podem ser forçadas a se casar cedo e, depois do ato, enfrentam opressão, violência, ameaça de divórcio e agressão sexual. Já os homens podem enfrentar discriminação, assédio e interferência no local de trabalho.
Segundo a Portas Abertas, o país é o 44º na Lista Mundial da Perseguição 2025.
* Nomes alterados por motivo se segurança.
Redação CPAD News / Com informações: Portas Abertas, Guiame