Anterior

ANTERIOR

Mãe vive milagre após médico dizer que bebê nasceria morto: `Me senti chamada a orar´

19/10/2020

Universo Cristão

Maioria dos pastores americanos é a favor de Trump continuar na presidência, diz pesquisa

Quase todos os pastores planejam participar da eleição de 2020, mas cerca de um quarto ainda não decidiu quem terá seu voto presidencial

Fonte: Guiame / Com informações Lifeway Research / Reprodução / El País | 14/10/2020 - 12:00
Maioria dos pastores americanos é a favor de Trump continuar na presidência, diz pesquisa

De acordo com uma pesquisa feita pela LifeWay Research, 53 por cento dos pastores nos Estados Unidos querem votar no presidente em exercício Donald Trump em 3 de novembro. Mas também há simpatia por Joe Biden - especialmente entre teólogos liberais e afro-americanos - e muitos indecisos.

A pesquisa do instituto evangélico apresentada em 13 de outubro diz que 21 por cento preferiram o desafiante democrata Joe Biden, 22 por cento ainda estão indecisos.

“Os pastores votam como qualquer outro americano”, disse Scott McConnell, diretor executivo da LifeWay Research.

“O grande número de pastores que ainda estão indecisos pode refletir a dificuldade em encontrar um candidato que se alinhe com suas crenças gerais. Além disso, alguns pastores são intensamente privados sobre suas preferências políticas e podem preferir responder 'indecisos' do que até mesmo compartilhar confidencialmente suas intenções de voto”, explica.

68 por cento dos pastores evangélicos e 20 por cento dos pastores das chamadas igrejas tradicionais, que representam uma teologia mais moderada, dizem que querem votar em Trump. 61 por cento dos pastores afro-americanos querem votar em Biden.

Para Trump, 70 por cento dos pastores de orientação pentecostal, 67 por cento dos batistas, 43 por cento dos luteranos, 24 por cento dos presbiterianos e 22 por cento dos metodistas, dizia.

A LifeWay Research, com sede em Nashville, Tennessee, entrevistou 1.000 pastores protestantes por telefone e online para a pesquisa.