Anterior

ANTERIOR

Mãe vive milagre após médico dizer que bebê nasceria morto: `Me senti chamada a orar´

19/10/2020

Universo Cristão

Peso usado no período bíblico é descoberto perto do Muro das Lamentações

O peso de dois siclos, usado como unidade de medida no período do Primeiro Templo, foi descoberto em uma escavação arqueológica próxima ao Muro das Lamentações

Fonte: Guiame/ Com informações do Jerusalem Post - Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel | 14/10/2020 - 11:30
Peso usado no período bíblico é descoberto perto do Muro das Lamentações

 Um antigo peso de calcário, uma unidade de medida de dois siclos usada no período do Primeiro Templo, foi descoberto em uma escavação arqueológica próxima ao Muro das Lamentações em Jerusalém, anunciou a Autoridade de Antiguidades de Israel na terça-feira (13).

O peso foi encontrado sob o Arco de Wilson — uma das passagens na época de Jesus Cristo para subir até o Monte do Templo — e restaurado pelo projeto de peneiramento da Cidade de Davi. A escavação está quase concluída e os pesquisadores tiveram muitas descobertas esclarecedoras, que serão incluídas no tour dos túneis do Muro das Lamentações.

“Que emocionante, no mês de Tishrei, cujo símbolo é a balança da justiça, encontrar uma lembrança do período do Primeiro Templo. Na verdade, agora que o acesso ao Muro das Lamentações está tão restrito devido à pandemia do coronavírus, essa descoberta fortalece a conexão eterna entre a nação judaica, Jerusalém, e o Muro das Lamentações, ao mesmo tempo que nos oferece todo o incentivo”, disse em nota Mordechai Eliav, diretor da Western Wall Heritage Foundation, que administra o Muro das Lamentações.

A escavação onde o peso foi encontrado foi conduzida pela Autoridade de Antiguidades de Israel em conjunto com a Western Wall Heritage Foundation.

“O peso tem forma de cúpula com uma base plana. No topo do peso está gravado um símbolo egípcio semelhante a um gama grego (γ), representando a unidade abreviada 'siclo'. Duas linhas gravadas indicam a massa dupla: dois siclos”, explicam o Dr. Barak Monnickendam-Givon e Tehillah Lieberman, diretores da escavação em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Eles observam que um dos usos do sistema de peso do siclo durante o período do Primeiro Templo era coletar um imposto anual de meio siclo, dedicado aos sacrifícios e manutenção do templo.

“De acordo com descobertas anteriores, o peso conhecido de um shekel é 11,5 gramas e dois shekels deveria pesar 23 gramas, exatamente a medida desse artefato. Essa precisão atesta as habilidades tecnológicas avançadas e que eram usadas para transações precisas e para o comércio na Jerusalém antiga. As moedas ainda não eram usadas durante o período, então a precisão dos pesos era significativa para transações comerciais”, os diretores explicam.


Antigo peso de dois siclos é descoberto próximo ao Muro das Lamentações. (Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel)

“Durante todo o ano, mas especialmente em épocas de peregrinação, a área ao pé do Monte do Templo certamente estaria ocupada. Moradores e peregrinos faziam trocas por sacrifícios e ofertas, bem como por alimentos, lembranças e outras mercadorias. Um peso como este que foi descoberto teria sido usado para medir quantidades precisas de produtos no mercado”, acrescentam Monnickendam-Givon e Lieberman.

Durante escavações arqueológicas anteriores feitas sob o Arco de Wilson, dirigidas pelo Dr. Joe Uziel, Lieberman e Dr. Avi Solomon, vários percursos de pedra do Muro das Lamentações foram expostos, após serem cobertos com preenchimentos de terra cerca de 1.800 anos atrás.  

A atual escavação dá continuidade às descobertas da escavação anterior. “A descoberta única do período do Primeiro Templo, encontrado em um contexto que data de vários séculos depois, até o período romano, indica que a área do Muro das Lamentações contém vestígios de uma ampla gama de períodos, refletindo a centralidade da região por muitos séculos”, disseram Monnickendam-Givon e Lieberman.

Em 2018, um peso de meio shekel foi encontrado no sopé do Arco de Robinson no Muro das Lamentações, logo ao norte da cidade de Davi.