Anterior

ANTERIOR

Cristãos mostram marcas de torturas realizadas em prisões comunistas, na China

10/07/2020

Universo Cristão

Casa de pastor pode ser demolida na Rússia

A destruição é punição porque no local também aconteciam cultos domésticos

Fonte: Portas Abertas | 05/06/2020 - 17:00
Casa de pastor pode ser demolida na Rússia

Hoje é o Dia da Rússia, quando é celebrado o fim da União Soviética e a promulgação  da Declaração de Soberania Estatal do país. A Constituição russa passou a ser superior a qualquer lei local ou regional. Porém, a queda do regime comunista não garantiu a liberdade religiosa da população. Os cristãos ainda enfrentam perseguição por terem uma religião vista como ocidental, ou seja, a mesma dos inimigos. Ore pela Igreja Perseguida na Rússia e conheça a história de um pastor que está enfrentando uma grande provaação por fazer cultos em casa.

O culto doméstico de uma comunidade batista do sul da Rússia causou um grande problema para o pastor Vitaliy Bak. A casa do líder cristão, que foi isolada em julho de 2019, pode ser demolida em breve porque serviu para reunir os seguidores de Jesus de uma denominação diferente da Igreja Ortodoxa russa. O pedido para a destruição da residência partiu das autoridades administrativas da cidade. Agora aguardam a decisão do tribunal local de Novorossiysk.

Um analista de perseguição da Portas Abertas explicou que o fato parece ser uma retaliação às igrejas não ortodoxas. As autoridades locais parecem usar as leis para proibir reuniões religiosas em casas particulares. No entanto, de acordo com a legislação russa atual, as comunidades com apenas status de grupo religioso não podem possuir propriedades e, portanto, não têm outra opção a não ser se reunir em edifícios residenciais. Felizmente, esse é o único incidente desse tipo registrado até agora. No entanto, não teve um desenvolvimento promissor”, explica.

Ser membro de uma igreja cristã não ortodoxa é pedir para enfrentar hostilidade já que passam a ser considerados traidores e aliados dos países do ocidente. A Rússia está em 46º posição na Lista Mundial da Perseguição 2020 como consequência da violência que resultou no aumento de igrejas fechadas. Com a lei Irina Yarovaya aprovada em 2016, os cristãos russos encontram barreiras para fazer literatura religiosa, atividades missionárias, reuniões de oração e estudos bíblicos nos lares.

Pedidos de oração

- Ore pelo pastor Vitaliy Bak e família, para que sejam consolados por Deus e vejam o cuidado do pai neste momento delicado.
- Interceda para que as autoridades russas parem de perseguir os cristãos, que elas possam ter um encontro com Jesus e tenham as vidas mudadas por ele.
- Clame para que o Senhor fortaleça os irmãos e irmãs da Igreja Perseguida russa, para que não temam dar testemunho do amor de Jesus e possam ser guardados por Deus.