Anterior

ANTERIOR

Doe esperança aos irmãos e irmãs da Igreja Perseguida

13/12/2019

Universo Cristão

Garoto rebelde vira pastor na Malásia

Lukas discipula jovens e testemunha a transformação deles através da Bíblia

Fonte: Portas Abertas | 27/11/2019 - 09:00
Garoto rebelde vira pastor na Malásia

Nesta segunda (25), contamos  a a história do jovem Lukas*, da Malásia. Ele é filho de pastor, mas vivia bem distante dos padrões de santidade que as pessoas esperavam dele. Causava confusão por onde passava, bebia e faltava às aulas. Mas sempre participava de um acampamento anual de jovens da região. Gradualmente as coisas foram mudando dentro do jovem, e a consequência foi um maior interesse em conhecer a Cristo.

Depois, ele foi convidado a fazer um curso de introdução à Teologia, onde se aproximou mais do Senhor e o resultado foi um acordo com Deus, no qual não queria mais viver sob a pressão de ser filho de um líder cristão: “Senhor, eu prometo a você isso: vou me tornar pastor, mas primeiro gostaria de experimentar a liberdade que meus amigos têm”, lembra Lukas.

O jovem malaio estudou engenharia por três anos. Ele tinha talento, então se formou e foi trabalhar em uma grande empresa do segmento, e passou a ganhar bem. “Minha vida foi ótima! Eu tinha tudo o que eu sempre quis. Eu nunca senti que precisava de algo. Minha família ficou feliz por eu ter sucesso”, testemunha.

Nesse tempo, ele lembrou da promessa que tinha feito. Porém, não se sentia pronto para abrir mão de tudo que tinha conquistado. Ele gostava de ter dinheiro, porque nunca teve as facilidades que isto proporcionava.

Um dia, enquanto arrumava as coisas dele, Lukas encontrou a Bíblia que sua mãe lhe deu de presente. O jovem não a tinha aberto nenhuma vez enquanto estava na faculdade. Então, começou a lê-la e sentiu Deus falando com ele, lembrando-o do trato feito e, quando foi procurar confirmação na palavra, encontrou Mateus 28, a parte da grande comissão. Lukas entendeu que deveria largar tudo para estudar Teologia e ser pastor.

O pai dele ficou feliz, porque orou uma vez para que Deus fizesse isso na vida do filho; entretanto, a mãe não entendeu bem essa decisão. Ela o repreendeu: “Por que você desistiria de uma vida tão boa para voltar e estudar Teologia?”. Mesmo assim, o jovem foi cumprir a promessa que tinha feito a Deus.

Um maior propósito para a vida

Hoje Lukas é pastor com o ministério de buscar jovens rebeldes e fornece Bíblias nos idiomas de cada um que encontra. Muitos deles recebem a palavra como verdadeiro tesouro. “Alguns, quando veem a Bíblia pela primeira vez, a beijam. Na verdade, eles não podem pagar uma, portanto, quando damos a Bíblia, eles ficam incrivelmente agradecidos porque têm a oportunidade de saber quem é Jesus.”

O pastor Lukas vive em cafés conversando e aconselhando os amigos; ele ainda os leva para os acampamentos e treinamentos de discipulado, e não abre mão de presentear a todos com uma Bíblia malaia. “Se eles estão apenas ouvindo a revelação de outra pessoa, não lendo a palavra e aprendendo por conta própria, talvez nunca vivam sua verdadeira vida - não há compromisso. É por isso que todos eles precisam da Bíblia”, diz ele.

O projeto de Lukas tem parceria com a Portas Abertas há três anos. Nesse tempo, o líder cristão tem visto tanto as mudanças na vida dos jovens, como na cidade em que vivem. “Os pais me dizem que é disso que eles precisam, que é isso que eles esperam das igrejas! Acredito que mudanças podem acontecer a qualquer pessoa, se tiver tempo, paciência e amor genuíno e autêntico”, conclui.

*Nome alterado por segurança.