Anterior

ANTERIOR

Polícia invade igreja e prende cristãos por se reunirem `ilegalmente´, na China

09/10/2019

Próximo

PRÓXIMA

Prepare-se para o Domingo da Igreja Perseguida 2020

09/10/2019

Universo Cristão

Etiópia prende militantes do Estado Islâmico

Os militantes presos planejavam ataques a hotéis, lugares de concentração religiosa e espaços públicos na capital Adis Abeba

Fonte: Portas Abertas | 09/10/2019 - 15:00
Etiópia prende militantes do Estado Islâmico

Forças do governo da Etiópia prenderam militantes do grupo Estado Islâmico (EI) que estavam planejando ataques no país, oficiais contaram à agência de notícias AfricaNews. O número de presos não foi especificado, mas entre eles há militantes da Síria, Iêmen e da própria Etiópia. Um mês antes, o EI fez um anúncio de que havia começado a produzir material em vídeo e áudio em amárico, uma das línguas mais faladas na Etiópia, considerada a língua comercial do país.

Os militantes presos estavam planejando ataques a hotéis, lugares de reunião de festividades religiosas e espaços públicos na capital Adis Abeba, os Serviços de Inteligência Nacional declararam em 21 de setembro de 2019. Um oficial do exército contou à BBC que a maioria dos presos era proveniente da Síria e do Iêmen, mas que havia alguns etíopes entre eles também.

O EI é ativo na vizinha Somália, assim como o Al-Shabaab, e já tentou ganhar espaço na Etiópia anteriormente. Um analista de perseguição da Portas Abertas observa: “No passado, grupos militantes como al-Ittihad al Islamiya se formaram na Somália com o objetivo de formar um estado islâmico na África Oriental, mas foram derrotados pelo exército da Etiópia em 1996, após realizar ataques no país. Semelhantemente, qualquer ataque do EI em solo etíope levaria o governo a travar uma guerra total contra o grupo extremista islâmico na região”.

A situação de segurança em algumas partes da Etiópia, no entanto, é frágil devido a tensões étnicas, e o EI é conhecido por explorar rivalidades locais e o vácuo na segurança. Por isso, os cristãos perseguidos na Etiópia precisam das nossas orações, bem como o governo do país. Clame para que toda providência contra a presença de extremistas islâmicos seja tomada e que Deus oriente as decisões do governo. Interceda por proteção para nossos irmãos e para que a Igreja Perseguida seja fortalecida e guardada em todas as situações.