Anterior

ANTERIOR

Asia Bibi se une à sua família no Canadá

08/05/2019

Próximo

PRÓXIMA

Cresce o número de cristãos perseguidos na China

09/05/2019

Universo Cristão

Famílias retornam para o Iraque após saída do EI

Mesmo com sua cidade devastada pelo Estado Islâmico, cristãos iraquianos alimentam sua fé e agradecem a Deus por voltarem para casa

Fonte: Portas Abertas | 09/05/2019 - 09:20
Famílias retornam para o Iraque após saída do EI

Ontem, a Portas Abertas começou a contar a história de Yousif* que, com apenas 14 anos, viu sua cidade ser tomada pelo Estado Islâmico (EI). Agora, após cinco anos, Yousif e seus familiares retornaram a Qaraqosh e a encontraram devastada. Entenda como este jovem está lidando com o retorno à sua cidade natal.

Yousif tomou sua decisão. Se ele tiver a chance, ele também fugirá do país, como seus amigos fizeram. "Eu não quero deixar este lugar, e eu não quero esquecer isso. Aqui é onde eu cresci, é onde eu tive bons momentos. Mas não posso alcançar meus objetivos aqui, não há futuro ainda”, afirma ele.

“Isso significa que esta é uma história triste, uma história sem esperança? Certamente não. Porque mesmo que o mundo ao seu redor desmorone, Jesus nunca sai. É possível vê-lo ainda mais claro aqui. Desde que voltei a Qaraqosh, comecei a ler minha Bíblia novamente. Todas as noites, antes de dormir, leio alguns versos. E quando termino de ler minha Bíblia, eu falo com Deus. Eu peço a ele por esperança e por paz. As conversas que tenho com ele são muito especiais”, destaca o jovem.

Yousif diz que, mesmo que sua comunidade tenha passado por tempos sombrios, eles ainda podem sorrir e ser felizes. “Dizemos uns aos outros: Vamos reconstruir esta cidade. Nós vamos transformar essa situação ruim em algo bom. Nós não perdemos nossa fé. Eu, pessoalmente, sou mais forte do que antes”, declara.

Há andaimes e carrinhos de mão ao redor dos prédios. Mas os prédios não são o mais importante. O importante é o que se ouve ao longe uma oração cantada por um grupo de mulheres. Yousif senta-se em silêncio em um dos bancos de uma igreja que já foi restaurada. Ele dobra as mãos. Ele pode às vezes perder a esperança, mas ele nunca perdeu sua fé. "O EI pode destruir nosso prédio, mas eles nunca poderão destruir a Igreja de Cristo", finaliza Yousif.

Participe da Reconstrução do Iraque

A Portas Abertas sempre esteve à disposição dos cristãos do Iraque, apoiando mesmo durante o período de refúgio para outras cidades. Agora, muitos cristãos – como Yousif – já voltaram para suas cidades, mas, ainda há muito a fazer. Ao doar para este projeto, você possibilita a reconstrução de casas e igrejas no Iraque. Conheça mais sobre a Campanha de Reconstrução do Iraque e envolva-se.

Pedidos de oração

Clame a Deus pela vida de Yousif, sua família e todos os moradores de Qaraqosh, para que se restabeleçam completamente.

- Agradeça a Deus pelo retorno dos deslocados internos do Iraque, e peça que os cristãos iraquianos continuem tendo coragem para recomeçar.

- Interceda pelo país, que o Iraque seja envolvido pela glória e o amor do Senhor.

*Nome alterado por segurança.