Anterior

ANTERIOR

Locutor Gustavo de Moraes recebe alta

20/05/2019

Universo Cristão

Predominantemente hinduísta, o Nepal representa um ambiente hostil e perigoso para os cristãos

País ocupa a 32ª posição da Lista Mundial da Perseguição 2019

Fonte: Portas Abertas | 06/05/2019 - 13:45
Predominantemente hinduísta, o Nepal representa um ambiente hostil e perigoso para os cristãos

A República Democrática Federal do Nepal ou, simplesmente Nepal, é um país asiático da região do Himalaia, muito conhecido por ser onde se situa o Monte Everest, o ponto mais alto da Terra, com 8.848 metros. No entanto, apesar dessa grandeza mundial, o Nepal é um país pobre, sem litoral e encurralado entre a Índia e a China. Com a maior parte da população adepta ao hinduísmo, a vida para os cristãos nepaleses não é nada fácil.

Os grupos radicais hindus querem transformar o Nepal em um Estado hinduísta novamente, sendo esta a principal fonte de perseguição religiosa no país, já que a maioria dos cristãos ali são ex-hindus. Esses grupos são diretamente ligados aos hindus da Índia, onde a religião também predomina. Além disso, desde 2015, uma nova constituição foi adotada no Nepal, em que o governo passou a limitar a liberdade religiosa no país.

Em 2017, o parlamento nepalês também aprovou a legislação anticonversão. Esse foi outro sinal da piora da situação para os cristãos, que hoje atravessam períodos muito difíceis no país, diante de falsas acusações, agressões e ataques. Diante deste cenário, convidamos você a orar conosco por nossos irmãos nepaleses:

-    Ore por Sheela* e sua mãe que são perseguidas por seu marido e filhos por causa de sua fé em Jesus. Seus familiares também receberam a Cristo no passado, mas renunciaram à fé. Agora, o marido se tornou um sacerdote de um templo. Então, ele persegue Sheela* e sua mãe.

-    Ore por Arun* e sua esposa, que são idosos e estão sendo perseguidos por seu filho e nora. Eles também são socialmente boicotados pelos aldeões que não permitem que eles consigam água na torneira pública.

-    Ore por Preeti* que é perseguida pelo marido. Ele torturou, física e mentalmente, a esposa e os filhos por frequentarem a igreja. Uma vez, Preeti* foi severamente espancada e teve uma lesão na cabeça. Atualmente, o marido dela mora com outra mulher. Preeti* não tem um bom emprego e está lutando para atender às necessidades de sua família.

-    Ore por um pastor que foi recentemente interrogado sobre a sua igreja pela polícia. A polícia também continuou interrogando as pessoas na aldeia sobre isso. Portanto, o pastor e sua família estão preocupados, ore por paz e proteção.

-    Ore por Meena* que foi perseguida por seus irmãos e expulsa de casa. Ela está, atualmente, estudando teologia, mas não é apoiada financeiramente por sua família.

Recentemente, os líderes políticos iniciaram uma campanha de protesto para remover o secularismo em distritos do Nepal e também pressionar o governo a declarar o país como um Estado hindu. Agora, eles buscam acusar cristãos de qualquer maneira e por qualquer motivo. Por isso, apresente o Nepal em suas orações e peça para que Deus fortaleça nossos irmãos neste lugar.

 

*Nomes alterados por segurança