Anterior

ANTERIOR

Irã vive o crescimento mais rápido da igreja clandestina, dizem cristãos

17/10/2018

Universo Cristão

HBO lança documentário sobre meninas que foram sequestradas pelo Boko Haram em Chibok

Documentário será exibido no Brasil com legendas em português pelos canais da HBO

Fonte: Guia-me / com informações do Christian Post - Foto: HBO | 05/10/2018 - 14:40
HBO lança documentário sobre meninas que foram sequestradas pelo Boko Haram em Chibok

A HBO lançou o trailer de seu próximo documentário, "Stolen Daughters: Kidnapped by Boko Haram" (Filhas Roubadas: Sequestradas pelo Boko Haram, em tradução livre), sobre as centenas de estudantes cristãs que foram levadas e mantidas como reféns por radicais islâmicos. Foram raptadas 276 alunas da cidade cristã de Chibok, em abril de 2014.

Em 2017, cerca de 103 das garotas foram devolvidas, mas as outras permanecem em cativeiro, junto com milhares de outras mulheres e crianças capturadas pelo grupo terrorista. O filme, que será lançado no dia 22 de outubro, dá voz a muitas das garotas resgatadas que se lembram do ataque inicial e como foram feitas reféns.

"Eles nos disseram que estavam nos protegendo", lembra uma das meninas. A compreensão veio então que "eles não eram soldados, eles eram o Boko Haram". Outra garota acrescenta: "Vou me lembrar daquele dia pelo resto da minha vida".

O filme analisa os esforços nacionais e internacionais para localizar e resgatar as garotas remanescentes de Chibok, que ainda são mantidas como reféns pelo grupo radical. Os cineastas também examinaram a campanha global de mídia #BringBackOurGirls, que colocou um holofote internacional na crise.

Figuras importantes, incluindo a ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, juntaram-se ao movimento, junto com numerosos grupos de vigilância de direitos humanos e perseguição.

"Na cidade de Maiduguri, que tem sido o local de inúmeros ataques do Boko Haram, algumas das 'Meninas Esquecidas' compartilham histórias profundamente perturbadoras de seu sequestro e tratamento nas mãos do grupo terrorista", diz a sinopse da HBO.

Outras mulheres

A expressão “Garotas Esquecidas” é uma referência às muitas outras mulheres e meninas que o Boko Haram levou, muitas vezes forçadas a casar com os combatentes e ter filhos com eles. O governo nigeriano afirmou que está erradicando o Boko Haram da Nigéria, mas o grupo terrorista continua a realizar assassinatos e sequestros.

A luta continua por causa de uma garota cristã de 15 anos chamada Leah Sharibu, que foi sequestrada em fevereiro, depois que o Boko Haram divulgou um vídeo em setembro avisando que ela seria morta. O grupo terrorista divulgou um filme mostrando a execução de uma assistente feminina que era parteira do Comitê Internacional da Cruz Vermelha antes de avisar que outras, incluindo Sharibu, seriam as próximas a serem assassinadas.

Confira o trailer: