Anterior

ANTERIOR

Novela `Jesus´ irá exibir cena da crucificação em sua estreia

20/07/2018

Universo Cristão

Jovens cristãos malaios se alegram com os resultados do discipulado

Eles não estavam acostumados a discutir suas ideias, mas ao fazê-lo ganharam novo ânimo

Fonte: Portas Abertas | 12/04/2018 - 08:30
Jovens cristãos malaios se alegram com os resultados do discipulado

O seminário Permanecendo Firme Através da Tempestade (PFAT) é uma ferramenta que ajuda cristãos perseguidos a entender a perspectiva bíblica da perseguição, preparando-os para encará-la da melhor forma possível. Um seminário desse para jovens no leste da Malásia foi particularmente desafiador e trouxe também um resultado inesperado.

Os jovens foram divididos em cinco grupos para discutir versículos bíblicos. Mas os treinadores estranharam porque eles não estavam seguindo as instruções – ficaram sentados nos grupos, mas sem conversar. Quando os treinadores perguntaram por que eles não estavam discutindo, eles responderam que raramente ou nunca conversam.

Facilitando o entendimento

Então o treinador teve que sentar em um grupo e começar a fazer perguntas para provocar a discussão. Ele fez o mesmo com os cinco grupos. E teve que fazer todos os dias. Somente no final do curso é que os jovens começaram a interagir entre si espontaneamente. E aí toda a atmosfera mudou, torando-se mais leve e animada.

No final do treinamento, o pastor dos jovens perguntou: “O que vocês fizeram com os meus jovens? Eu nunca os vi tão animados como agora, e queimando de paixão! De repente eles se tornaram ativos”. Uma participante, Shally, compartilhou: “Antes eu tinha uma compreensão muito limitada da palavra de Deus. Após o treinamento, todas minhas dúvidas foram respondidas. Entendo melhor o que é a perseguição e como permanecer firme através dela, sem desistir”.

Outra participante, Christy, disse: “Entender os assuntos é mais fácil por causa das atividades dinâmicas e divertidas. Os treinadores também não são chatos. Eles abriram meus olhos espirituais para entender coisas que eu nunca tinha ouvido antes”. Os treinadores também aprenderam uma importante lição: “Precisamos estar prontos para o inesperado e estar em espírito de oração, pedindo sempre a direção de Deus”, diz um deles.