Anterior

ANTERIOR

Mais um cristão é preso por blasfêmia no Paquistão

17/11/2017

Universo Cristão

Vereadores aprovam leitura da Bíblia nas escolas de Boa Vista

Na votação da proposta houve 13 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção

Fonte: Guia-me / com informações G1 | 13/09/2017 - 11:00
Vereadores aprovam leitura da Bíblia nas escolas de Boa Vista

Na última quarta-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Boa Vista aprovaram em segundo turno um projeto de lei que permite a leitura bíblica nas escolas municipais e privadas da capital. A proposta foi aprovada com uma emenda, que torna a leitura optativa e não obrigatória aos alunos.

Originalmente a leitura seria obrigatória, entretanto o autor da proposta, vereador Pastor Jorge (PSC), apresentou uma emenda que tornou a leitura bíblica facultativa.

Na votação da proposta houve 13 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção. Agora, o texto aguarda sanção ou veto da prefeitura.

O autor do projeto explicou que o objetivo não é meramente "levar a religião" às escolas, mas sim agregar todo o "conhecimento cultural, geográfico científico e fatos históricos", proporcionados pela Bíblia.

Apesar da aprovação na Câmara, a proposta ainda encontra oposição, como no caso do vereador Professor Linoberg (Rede), que afirmou que o assunto não compete à Casa e que "mesmo a leitura sendo facultativa, pode gerar doutrinação de alunos por professores".

No primeiro turno de votação, a proposta teve 12 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.

Antes de ir ao plenário, o projeto conseguiu pareceres favoráveis das comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, e de Economia, Finanças e Orçamento. Porém a comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude emitiu parecer contrário, alegando que a proposta era inconstitucional.