Anterior

ANTERIOR

Morre o compositor de ´Cem Ovelhas´, aos 88 anos

24/07/2017

Universo Cristão

Comemoração dos 500 anos da Reforma terá evento no local do primeiro culto protestante no Brasil

Evento será realizado no dia 28 de outubro na Ilha de Villegagnon, na cidade do Rio de Janeiro

Por Isael de Araujo | 12/07/2017 - 16:05
Comemoração dos 500 anos da Reforma terá evento no local do primeiro culto protestante no Brasil

No fim deste ano, encerrando as comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante,  todos são convidados a vivenciar os primeiros passos do protestantismo em terras brasileiras. No dia 28 de outubro, será realizado um culto na Ilha de Villegagnon, na cidade do Rio de Janeiro, local do primeiro culto protestante realizado no Brasil em 10 de março de 1557.

No local, em pouco tempo, houve perseguição e morte da parte do Almirante Villegagnon, resultando na expulsão dos primeiros protestantes no país. Este momento histórico é descrito no livro A tragédia da Guanabara, publicado pela CPAD. Na ilha, que se localiza próximo à pista do Aeroporto Santos Dumont, funciona atualmente a Escola Naval.

Em março deste ano, o diretor-executivo da CPAD, Ronaldo Rodrigues de Souza, se reuniu com o comandante da Escola Naval, contra-almirante Newton de Almeida Costa Neto, para tratar da autorização e data do evento. O diretor-executivo foi acompanhado do vereador Eliseu Kessler, pastor Antonio Gilberto da Silva, pastor Alexandre Coelho e pastor Isael de Araujo.

Em 1967, por ocasião da 8ª Conferência Mundial Pentecostal, a liderança evangélica também promoveu um culto na Ilha de Villegagnon. Pastor Antonio Gilberto foi um dos organizadores e intérprete de visitantes estrangeiros naquela cerimônia histórica.

O evento do dia 28 de outubro, sábado, vai acontecer das 9:00 às 12:00 hs, com um culto comemorativo no auditório da Escola Naval quando haverá um jogral recontando o primeiro culto e a perseguição aos primeiros protestantes. Também haverá a inauguração de um marco dos 500 anos da Reforma Protestante no lado norte da ilha onde os três pastores protestantes foram jogados ao mar.

Todos os presentes terão a oportunidade de passear nos pontos históricos da ilha e pisar no local onde ocorreram os episódios fundamentais na história do Brasil anos antes da colonização portuguesa.

Para participar do evento, os interessados deverão confirmar sua presença pelos telefones 21-2406-7352, 2406-7400 ou pelo e-mail eventos@cpad.com.br. Importante anotar é, por ser uma área de controle militar, não será possível o acesso ao evento sem confirmação antecipada.


Da esquerda para a direita, pastor Alexandre Coelho, Ronaldo Rodrigues de Souza (diretor-executivo da CPAD), pastor Antonio Gilberto e pastor Isael de Araujo, em visita à ilha de Villegagnon