Dois milhões de doses da vacina de Oxford chegam ao Brasil nesta terça-feira
Esse lote passará ainda pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde
Esse lote passará ainda pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde
Um avião com dois milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 6h55, desta terça-feira. Após passar por trâmites alfandegários, a aeronave seguirá para o Rio para ser distribuída pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
De acordo com a Fiocruz, assim que os imunizantes chegarem ao Rio, eles vão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.
A previsão é que esse processo dure ao longo do dia e que essas doses estejam prontas na madrugada desta quarta-feira para serem distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) pela manhã.
O Instituto Butantan também comunicou que vai entregar outros 2,7 milhões de doses da CoronaVac esta semana. O Estado do Rio deverá receber cerca de 9% do total, cerca de 423 mil doses.
Além das doses prontas, a fundação informou que está previsto para o próximo sábado, a chegada de mais dois lotes de IFA, com o equivalente de insumo para produção de cerca de 12 milhões de doses da vacina.
A iniciativa é parte de uma estratégia paralela à produção de vacinas a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), com o objetivo de contribuir com o fornecimento de vacinas para o Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS). A campanha de vacinação contra o coronavírus foi suspensa em algumas cidades do País devido à falta de imunizante.
Fonte: O Dia / Foto: Divulgação / Receita Federal (23.02.21)