Colunistas

William Douglas

William Douglas

Sorria, você está sendo filmado!

Qui, 14/02/2013 por William Douglas

 

Uma instrução bíblica essencial e que não passa despercebida no meio corporativo é: você está sendo observado. Em outras palavras: “Sorria, você está sendo filmado!” Tudo o que você faz, veste, diz, dá e recebe pode ser usado contra você ou a seu favor. Não falo de aparências, mas sim de atitudes, daquilo que você transmite e realiza como pessoa. Sua ação como profissional não é isolada. Ela engloba, muitas vezes, o que você é como amigo, como companheiro, como filho, como cidadão, como aluno, e por aí vai. Vale lembrar que as pessoas costumam agir de formas diferentes em ambiente tranquilo e na adversidade. Você será observado em ambas as situações. E aí a Bíblia entra, afirmando no livro de Tito 2.7-8: "Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós".

Entenda como adversário não apenas o diabo, mas qualquer pessoa que poderia ter a intenção de agir com malícia contra você ou alguém que realmente espera que você não seja bem-sucedido. É melhor não dar a chance para quem não quer o seu bem ou o vê como concorrente.

A Bíblia exorta todo tipo de profissional: empregados domésticos, funcionários públicos, celetistas, prestadores de serviços, profissionais liberais, para que sejam obedientes aos seus patrões, aos seus clientes, sendo-lhes agradáveis em tudo, não sendo respondões, não os roubando. Mas mostrando que são dignos de confiança, para que, assim, tornem atraente em tudo o ensino de Deus. Portanto, se você quer sucesso profissional, siga essa exortação. Seja aquele que atende bem a seu cliente e a seu patrão, seja agradável em tudo, não seja desonesto, não seja tão crítico nem preguiçoso. Do contrário, além de não receber aprovação de Deus, outra consequência é que pode ficar desempregado, tendo problemas em sua vida profissional e, claro, financeira. E tem mais: envergonhará o nome de Jesus, caso afirme ser um seguidor dos princípios defendidos por Ele.

Sermos reconhecidos pela honestidade e integridade, é o que Deus quer de nós. A Bíblia nos motiva a não fazermos nada que nos tire a condição de sermos dignos de confiança. Pense sobre você mesmo, seja como profissional liberal, como empregado, ou como parceiro de negócio, filho ou namorado (falo aqui para rapazes e moças): você é digno de confiança? Cumpre a sua palavra, seus prazos? No trabalho ou na igreja, faz aquilo que prometeu? Ou melhor, faz mais do que prometeu, surpreendendo positivamente o seu próximo? Trata seu cliente, seu patrão, seu próximo da forma como gostaria de ser tratado? Pense e responda honestamente.

Caso não esteja conseguindo ter tais atitudes, você nem imagina quantas oportunidades extraordinárias pode estar perdendo. Mas sempre há tempo para mudar, para escolher o melhor caminho, as melhores atitudes. Isso só trará benefícios para sua vida.

Uma coisa é certa: o tempo todo somos observados e nossas atitudes de hoje trarão consequências amanhã. Mas, mesmo quando conseguimos fugir dos olhares humanos, há um olhar que jamais nos perde: e graças a Deus por isso!

2 comentários

adelar

Texto muito bom e que enfoca a atual realidade que vivemos. No meu trabalho convivo com as filmagens diárias e penso que é muito bom para todos nós.

Elisiane

Excelente texto. Como é bom agradar a Deus e viver bem onde quer que estejamos!

Deixe seu comentário







Perfil

William Douglas é juiz federal titular da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ), professor universitário, mestre em Direito, pós-graduado em Políticas Públicas e Governo; conferencista secular e evangélico, e colunista da revista “GeraçãoJC” (CPAD), assinando a coluna “Mercado de Trabalho”; autor do best-seller “Como passar em provas e concursos”, com mais de 175 mil exemplares vendidos, e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Foi um dos preletores do Encontro GeraçãoJC, ministrando sobre o tema “Sucesso Pessoal e Profissional através da Bíblia” (em DVD, pela CPAD).

COLUNISTAS

ARQUIVO