19/12/2011 15:43

A base para chegar ao sucesso

“Feliz é o homem que acha sabedoria e o homem que adquire conhecimento, porque melhor é o lucro que ela dá do que a prata, e melhor a sua renda do que o ouro, mais preciosa do que pérolas, e tudo o que pode desejar não é comparável a ela.” Provérbios 3.13

A sabedoria é o caminho para conhecer e aplicar os diferenciais do sucesso, entre os quais se encontram, por exemplo, o trabalho, planejamento, relacionamentos, credibilidade. Mas, para atingi-los é preciso inteligência (organizacional, estratégica, financeira) para escolher que tipo de sucesso é almejado e descobrir como chegar até ele.

“Inteligência” é um termo que possui vários conceitos diferentes sendo, para mim, o melhor deles, o de que se trata da “capacidade de se adaptar em busca da felicidade”. Nesse sentido, inteligência pode ser tida como praticamente sinônimo de sabedoria. Afinal, sabedoria é saber o que fazer, quando, como, onde e por quais motivos... O mais importante é saber que este tipo de inteligência, ou sabedoria, é opcional. A pessoa não precisa nascer um gênio: a inteligência para a felicidade e sucesso e a sabedoria são opções que a pessoa faz. Você pode ter esse tipo de inteligência, e ser sábio: basta querer e pagar o preço para obter tal conhecimento.

No texto citado acima, a Bíblia ensina a ter lucro. Se você tiver de investir em ouro, ou em prata, ou em pedras preciosas, não invista nisto. Invista em conhecimento, porque o lucro que o conhecimento e a sabedoria trazem é muito maior.

Leia mais uma dica: “O alongar-se da vida, a vida longa está na mão direita, e na mão esquerda, riquezas e honra. Os teus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz. É árvore de vida para os que alcançam, e felizes são todos que a retêm.” (Provérbios 3.16-18) Em outro trecho, declara: “Com sabedoria edifica-se a casa, com inteligência ela se firma, pelo conhecimento se encheram as câmaras, as despensas, de toda sorte de bens preciosos e deleitáveis. Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento do que o robusto, com medidas de prudência farás a guerra, na multidão de conselheiros está a vitória” (Provérbios 24.3,6)

Você sabe que o mercado de trabalho é altamente competitivo, é quase uma guerra diária. Só que a Bíblia recomenda que sejamos prudentes nesta guerra, que busquemos conselheiros. Por isso, estamos sempre estudando para que, através dos conselheiros (que podem ser nossos livros, professores, colegas de trabalho) consigamos nos conduzir bem em uma guerra. Você tem seguido o que a Bíblia ensina? Tem buscado sabedoria? Qual foi o último curso que você fez? Qual foi o último livro que leu?

Neste momento, parabéns por estar lendo um artigo sobre como ter sucesso. Só que isto não se esgota aqui. Você precisa ler a Bíblia, em especial o livro de Provérbios. Precisa ler mais e bons livros,  que forneçam maior conhecimento, seja sobre negócios, sobre vendas, sobre administração. Se você administra sua casa, tem buscado informação sobre gerenciamento de suas finanças e planejamento?

A Bíblia revela a importância de buscar sabedoria. Mas também alerta sobre o que não deve ser feito. “Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça, e os seus aposentos sem direito. Ai daquele que se serve do próximo sem paga, e não lhe dá o salário do seu trabalho” (Jeremias 22.13). Seja honesto consigo mesmo: como você tem construído sua riqueza? Tem sido correto em suas obrigações com seu patrão, com o governo, com clientes? Tem sido honesto? O aviso é “Ai daquele”. Quando alguém rouba dos outros, sua ação volta-se contra sua cabeça. Pense, siga o caminho certo e você vai se dar bem.

 



NOTAS:

¹ Texto adaptado da obra Sucesso profissional: as leis da Bíblia, de William Douglas e Rubens Teixeira.
² Alguns religiosos leem apenas a Bíblia ou os livros de sua denominação ou escritos por seu pastor. Isso é um absurdo. A própria Bíblia recomenda a “multidão” de conselheiros. E livros são bons conselheiros.

1 comentário
Facebook Compartilhe

COMENTÁRIOS

  • De: lucia

    Comentario: Hola, parabens pelo artigo publicado nos moramos aqui na Espanha, e estamos aprendendo muito com seus artigos esta sendo uma bencao para nos, porque sao prìncipios biblicos que podem ser aplicados na nossa vida pratica em todos os aspectos.

COMENTE





COLUNISTAS

Fechar RECEBA INFORMATIVO
teste