Home

>>

Megalomania evangélica

Tamanho do texto
08/06/2010 10:39

Megalomania evangélica

O problema da mania de grandeza dos evangélicos

A mania de grandeza de parte da igreja evangélica brasileira é de causar espanto. Parece que a demonstração da comunhão com Cristo é medida com base no tamanho do evento que realizamos. Grandes marchas; congressos suntuosos; eventos gigantescos.

Há muito tempo não me deixo iludir com acontecimentos gigantescos que [dizem] irão mudar o rumo da igreja. Isso, na verdade, é uma tentativa de afirmação evangélica a fim de demonstrar o tamanho de seu crescimento e talvez o poder da sua influência.

Ocorre que a influência do cristão [e da igreja] na sociedade não se dá por meio de grandes eventos, mas sim por uma vida em conformidade com o padrão bíblico. Como cristão evangélico, acredito que a vida cristã se vive nas pequenas coisas; nos pequenos detalhes; no testemunho cristão verdadeiro e na nossa intimidade inabalável com Cristo. Demonstramos que somos diferentes não pela quantidade de pessoas que conseguimos ajuntar numa avenida, estádio ou igreja; antes pela entrega sem reservas a Deus.

E é exatamente isso a base da cosmovisão cristã: nosso compromisso com Cristo. Ao contrário do que muitos pensam, o fundamento da cosmovisão cristã é simples por natureza e se comprova na nossa fidelidade ao Senhor. Apesar da visão de mundo cristã defender a necessidade de influência da igreja em todos os aspectos da sociedade por meio de um fé pública; é verdade também que tal influência tem na sua essência nosso relacionamento individual com Deus. Ações públicas sem verdadeira comunhão individual é simples ativismo político, em que a igreja passa de agente de transformação do Reino de Deus em simples associação humana para causas sociais.

Como escreveu Francis Schaeffer: “Enquanto cristãos, não basta só conhecer a cosmovisão correta, a cosmovisão que nos diz a verdade sobre o que existe, mas também agir conscientemente de acordo com aquela visão de modo a influenciar a sociedade o máximo que pudermos em toda as suas áreas e aspectos e por toda a nossa vida, na total extensão dos nossos dons individuais e coletivos”. [Como Viveremos, Cultura Cristã, p. 194]

O apóstolo Paulo também disse: "Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e de modo particular convosco" 2Co.1.12

Repetindo: O apóstolo dos gentios fala em simplicidade e sinceridade. Ao invés da simplicidade, o evangelicalismo atual tenta ser sofisticado e requintado, ofuscando o teor da mensagem cristã. E no lugar da sinceridade, se sê ações aparentes, exteriores, com o objetivo principal de causar impacto público. Que o Senhor Jesus leve-nos de volta à simplicidade do seu evangelho!

12 comentário
Facebook Compartilhe

COMENTÁRIOS

  • De: Tatiane Queiroz

    Comentario: O Evangelho de Jesus Cristo é simples. Uma pena que muitos cristãos ou que se dizem cristãos, não compreendem este fato. Muitos têm se deixado levar por heresias,mega movimentos que só tem como objetivo chamar a atenção da mídia e da sociedade como uma forma de disputa por ver quem consegue concentrar mais membros em sua igreja. Na verdade o que tem realmente faltado em nossos dias é justamento o fato das pessoas se voltarem para a PALAVRA DE DEUS!!!! Precisamos vigiar e orar porque
  • De: renato bernnardino da sil

    Comentario: nada façais por contenda ou por vangloria,mais por humildade;cada um considereos outros superiores a si mesmo.se este discurso já é duro para os lideres mais simples o que será para os megalomaniacos?,é lamentavel que o povo de Deus já esta contaminado e se esqueceram que:onde tiver dois ou três reunidos em meu nome ai eu estou disse jesus,quebrando todo e qualquer megalomaniaco que possa surgir!.
  • De: Luciano Coutinho

    Comentario: O que falta em muitas igrejas é o AMOR PELAS ALMAS !!! PRECISAMOS DE PASTORES, E CRENTES CHEIOS DO ESPIRITO SANTO !!! VAMOS PREGAR O EVANGELHO ! JOÃO 15.1-27. CHEGA DE RELIGIÃO !!!!!!!!!! EM SEUS PASSOS O QUE FARIA JESUS ???
  • De: Estuarte Siriano -MG

    Comentario: Quando o ssunto é eventos,muitas igrejas, inclusive a nossa(ASSEM DE DEUS) preocupa muito com a suntuosidade deles, porém o que tenho visto são gastos que no final não resulta no seu principal proposito que é a salvação de almas, nem mesmo os chamados avivamentos que dizem acontecer nesses locais são solidos, passa se uma semana e ninguém mais lembra o que aconteceu, e novamente esperam outro movimento ou evento para poder novamente receber o que chamam de avivamento espiritual. Veja s?
  • De: ailton

    Comentario: precisamos sermos mais humildes,sò isso basta
  • De: sinezio correia

    Comentario: comentario : lamentavel a situaçao de muitos estão; deixando de ganhar almas preciosas para o reino de Deus ,e se preocupando somente com as lãs das ovelhas..
  • De: marcelo milhomem

    Comentario: shallon adonay; hoje em dia estamos vivenciando esta crise mo meio evangélico; a muitos pregadores que são ovelhas e submissa só enquanto não tem PODER.. dados pelos homens; quando adqueridos esses poderes adeus, a submissão pastoral. não vão ao culto de ensino mas, não vão a escola dominical e o que é pior, logo fundam o proprio ministério eclesiastico. gostam de serem chamados de 'doutores em divindades' 'mestres em teol' 'principes dos pregadores', são os 'grandes vultos hodiern
  • De: Izaldil Tavares de Castro

    Comentario: Prezado irmão articulista, A cada dia, sinto-me mais feliz, por ver que a obra do Senhor não está parada. Fico feliz por ver que Deus tem abundantemente presenteado a nossa era com inúmeros profetas das letras (além dos profetas da voz, nos púlpitos). No entanto, há surdos e cegos, que não pretendem dar atenção às profecias; porém, os tais ajustarão suas contas com Deus. Quanto à megalomania evangélica, é evidente que se trata de um mal que se alastra em nossa terra. "Coisa de
  • De: walter barros

    Comentario: Esta acontecendo o arrebentamentos e não a preparação do Arrebatamento da Igreja de Cristo,mas ao mesmo tempo tenho uma critica a tecer no tocante a Assembléia de Deus,que se orgulha de ter o maior numero de membros dentre todas as denominações do Brasil(isto também não é uma forma de megalomania!)e quanto a alguns pastores que se dizem "imortais" por pertencerem a ABLE,Academia Brasileira de Letras Evangélica,cópia fiel da Academia Brasileira de Letras (entidade maçônica)
  • De: Antonio Cruz

    Comentario: Concordo plenamente, e sinto vergonha da postura da igreja hoje. a igreja precisa hoje de uma nova alfabetização bíblica. aprender em que consiste nossa chamada. enquanto muitos estão preocupados em mostrar a força política dos evangélicos, muitos estão padecendo diante de nós. Seria de fato uma marcha pra Jesus, se esse povo todo tivesse se unido pra: visitar enfermos nos leitos (de 2 em 2 é claro), se fosse nos presidios levar o evangelho que transforma, se fosse nas favelas di
  • De: Josiane Santos - Manaus/A

    Comentario: Também compartilho de mesma opinião. Aqui onde moro, Manaus, é muito comum ver manifestações grandiosas do público evangélico, e que na verdade perderam seu foco. É muito rotineiro nesse tipo de manifestações terem políticos envolvidos que acabam usando o púlpito como palanque. Eu não vou e muito provavelmente que não irei. Os cristão serão reconhecidos pelo amor e pelo evangelho que prega e não por aglomerar multidões em estádios, avenidas, etc.
  • De: Adelson - Parambu-CE

    Comentario: Trata-se de um evangelho muito fácil de ser vivido, pois, não há compromisso com a verdadeira pregação do Evangelho de Jesus Cristo. Muitos desses megaeventos realizados pelo Brasil não mostram e nem demonstram crescimento do número de convetidos e salvos em Cristo. Basta observarmos o fato não pregam a Salvação de almas e nem tampouco sobre o Arrebatamento da Igreja. É lamentável que muitas pessoas caiam na lábia desses falsos profetas a serviço do mal.

COMENTE





COLUNISTAS

Fechar RECEBA INFORMATIVO
teste