Colunistas

Pr. Silas Daniel

Pr. Silas Daniel

Meu mais novo filho: nasce a obra Arminianismo, pela CPAD

Qui, 04/05/2017 por

Queridos leitores, pela graça de Deus, mais uma obra da minha lavra vem ao lume. Desde o ano passado, na esteira da repercussão – especialmente em minha denominação – do meu artigo Em Defesa do Arminianismo, publicado no início de 2015 na revista Obreiro Aprovado, da CPAD (cuja edição em que saiu o artigo foi esgotada em poucas semanas), dediquei-me a escrever uma obra voltada para o assunto. Esta foi finalmente concluída e entregue à CPAD no início deste ano e sua previsão de lançamento era para o segundo semestre. Entretanto, logo que a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), da qual sou membro, anunciou no início de abril que o tema do seu 43º conclave, marcado para o final do referido mês, seria "Salvação e Livre-Arbítrio", a CPAD se esforçou para lançá-la, juntamente com outras obras de peso, durante o evento. Foi assim que, no último dia do conclave em São Paulo, vi meu mais novo “filho” nascer. Centenas de exemplares foram vendidos na ocasião.
Aproveito para externar minha alegria de ver “Salvação e Livre-Arbítrio” como tema da 43ª AGO, o qual foi abordado com grande competência e brilhantismo pelos ilustres servos de Deus designados para ministrarem no evento. Qual não foi minha alegria ao ver o tema do principal evento da denominação inspirado nesse debate que, até dois anos atrás, ocorria apenas lateralmente dentro da AD, perifericamente via redes sociais, mas que foi trazido para o centro das atenções da liderança da denominação de 2015 para cá através do já mencionado artigo da revista Obreiro Aprovado e de artigos que se seguiram em minha coluna no principal canal de comunicação da denominação na internet, o CPADNews. Falo isso sem nenhum ufanismo, mas apenas com o sentimento de alegria e muita honra por ter contribuído de alguma forma à reflexão teológica de uma instituição a qual amo muito, que é a minha denominação.
Louvo a Deus pela vida do irmão Ronaldo Rodrigues de Souza, diretor da CPAD, que incentivou-me neste projeto e teve a sensibilidade de decidir lançar essa obra neste momento. Agradeço também aos meus colegas, pastores Alexandre Coelho, gerente de Publicações da CPAD, e Jarbas Ramires, gerente de Produção da CPAD, e às suas respectivas equipes, que se esforçaram para que essa obra pudesse ser lançada ainda em abril. No corre-corre, pode ter passado um errinho ou outro de texto de minha parte, mas nada grave que não possa esperar ser sanado em próxima tiragem. Ademais, a obra está lindíssima!
O livro já está disponível à venda no site da CPAD (www.cpad.com.br). A obra tem 624 páginas e custa R$ 59,95, mas está sendo vendida com 15% de desconto no site da editora. Nos próximos dias, ela estará também à venda nas lojas da CPAD e nas principais livrarias evangélicas do país. Adquiram. Divulguem. Creio que esta obra será bênção para suas vidas.
Abaixo, segue o Sumário de Arminianismo: A Mecânica da Salvação (2017, CPAD).
 
PREFÁCIO
 
PROLEGÔMENOS
O que é “mecânica da Salvação”?
 
HISTÓRIA
1. A mecânica da Salvação na patrística pré-Agostinho
2. A mecânica da Salvação em Agostinho antes e depois do debate com Pelágio
3. A mecânica da Salvação pós-Agostinho e na Alta Idade Média
4. A mecânica da Salvação na Baixa Idade Média
5. A mecânica da Salvação no Lutero jovem e velho, em Felipe Melanchton e no luteranismo posterior
6. Os arminianos dos primórdios da Reforma e sua influência sobre os arminianos do século 17
7. Os embates, ainda no século 16, entre protestantes monergistas e sinergistas
8. Armínio, os remonstrantes e o vergonhoso Sínodo de Dort
9. Wesley, a vitória arminiana e o legado do arminianismo para a formação cultural e política do Ocidente
 
TEOLOGIA
1. Pecado original
2. Depravação total 
3. Graça preveniente
4. O livre-arbítrio, a presciência e a soberania de Deus
5. Eleição condicional e predestinação
6. Expiação ilimitada e justificação pela fé
7. Segurança em Cristo
8. Tendências decorrentes de uma má compreensão da mecânica da Salvação
9. A popularização do semipelagianismo: ausência de ensino arminiano
 
EXEGESE
1. Romanos 9.6-29
2. Efésios 1.11
3. Isaías 45.7
4. Provérbios 16.4
5. Mateus 11.20-24
6. Atos 13.48
7. Marcos 4.10-12, Mateus 11.25 e João 12.37-40
8. João 6.37-46
 
Bibliografia

23 comentários

Silas Daniel

Rubem e Itard, podem enviar por email. Não garanto responder imediatamente, por causa dos meus muitos afazeres, mas tento, na medida do possível, responder a todos. Meu email é silas.daniel@cpad.com.br

Rubem Castro

Pastor Silas tenho uma dúvida referente ao conteúdo de seu livro. Como faço para enviar minha dúvida a você?

ITARD VICTOR CAMBOIM DE LIMA

A Paz do Senhor, Pr. Silas. Gostaria de te escrever um e-mail pessoal. Como eu poderia enviar-te?

Erico Bueno de Moraes

Obrigado pelo novo livro acabou de chegar, Arminianismo a mecânica da salvação é uma benção.

geziel silva costa

Parabéns pastor Silas Daniel! Uma excelente obra, necessária para afirmação da nossa doutrina.

Ev. JOSÉ ANTONIO

Parabéns Pastor Silas Daniel, por mais essa obra que o Senhor Jesus, te concede.

PR Édson Gonçalves da Silva

Parabéns meu por mais essa obra.Que Deus continue lhe usando.parabens mesmo.

Paulo Roberto Barbosa

Gloria a Deus por esta obra.Sempre vi nossas livrarias abarrotadas de obras calvinistas e nunca entendi porque não obras academicas arminiana. Seria muito bom que se exigisse de nossos obreiros amplo dominio da teologia arminiana assim como fazem as igrejas calvinistas .Amem meu nobre Pastor

Pb. Nivaldo Gomes

Parabéns Pr. Silas Daniel por esta obra tão rica e maravilhosa. Esse livro chegou na hora certa. Sou da cidade de Sirinhaém, interior de PE, onde seu pai já fora nosso pastor. Lembro-me de quando você esteve conosco aqui em Sirinhaém, inclusive na minha escola de informática, onde tivemos a oportunidade de conversarmos sobre assuntos diversos. Sempre compro seus livros e este com certeza é especial.

Antonio Ferreira

Este livro chegou em boa hora. Estamos precisando urgentemente defender a nossa fé com mais veemencia. Sabemos que a marca mais evidente de nossa denominação é o pentecostalismo, mas não podemos descuidar daquilo que defendemos em termos de teologia.

Leone Neto

Parabéns, Pr. Silas! Fico muito feliz com a sua iniciativa, até porque a nossa denominação estava mesmo precisando de uma obra de fôlego sobre o Arminianismo - preparada aqui no nosso país e por um dos nossos pastores. Referida necessidade não se limita às Assembleias de Deus, já que a maioria das igrejas evangélicas brasileiras são de matriz arminiana e apenas se via obras calvinistas a encher as prateleiras de nossas livrarias. Deus o recompense! (Já comprei o meu exemplar: excelente!)

Eduardo Juvenal da Silva

Parabéns pelo excelente trabalho. Deus seja louvado!!!

Wellington Mariano

Quero parabenizar o pastor Silas Daniel pela imponente obra. Abraço fraterno.

João Eduardo Silva

Paz de Cristo Pastor Silas! Parabéns pelo lançamento dessa importante obra no cenário cristão, eu como um assembleiano e Arminiano Clássico fico feliz pela nossa denominação tratar desse assunto tão importante. Esperamos que outras obras sejam lançadas nessa linha. Abraços no amor de Cristo

Gilsn Herculino de Siqueira Filho

A Paz do Senhor Parabéns pela obra, estava aguardando ansiosamente quando a cpad estariam lançando uma obra com este tema.

jonathas dos santos oliveira

É uma honra fazer parte dessa denominação e está vendo a Obra seguir. Deus nunca deixa faltar mentes brilhantes em Sua Seara. Não vejo a hora de meditar e divulgar mais uma obra de irmãos que estão na vanguarda dessa grande tarefa. Deus abençoe o sr pr Silas Daniel. Soli Deo Glória!

Douglas Ferreira da Silva

Pr. Silas, paz. Parabéns pelo lançamento do seu novo livro. De fato, em tempo muito oportuno. A produção de obras sobre esse tema é fundamental para o crescimento intelectual do pentecostalismo brasileiro. Espero que seu livro se torne referência nas discussões em terras brasileiras. Estou aguardando para adquirir meu exemplar. Em Cristo.

Luiz Paiva

Parabéns pela excelente obra Pr. Silas Daniel. Veio no tempo certo, sem sombra de dúvidas será um sucesso.

Eliseu JR.

Já estou ansioso para ler! Parabéns pela iniciativa Pastor.

Valdemir Pires Moreira

Paz do Senhor pastor Silas Daniel, venho lhe parabenizar pela excelente obra que o senhor coloca a nossa disposição, sou grato a Deus por sua vida e ministério, bem como, pela sua contribuição para com a teologia pentecostal. Agradeço a Deus, por fazer parte dessa geração que esta disposta a reafirmar em alto e bom som nossa identidade teológica e nossas raízes arminianas. Com certeza sua obra preencherá uma lacuna existente no acervo de nossa Assembleia de Deus, mais uma vez meus parabéns!

Sérgio Luís

Em tempos de confusões doutrinárias, um livro que apresenta e defende parte essencial e importante do nosso "cremos" e sobretudo, escrito por um excelente representante de nossa denominação, certamente acrescentará à nossa teologia apologética denominacional. Pr. Silas,que Deus o abençoe.

Esdras Costa Bentho

Estimado pastor Silas Daniel, meus parabéns por mais essa obra, que surge dentro de um contexto de afirmação doutrinária de nossa querida denominação. Que sirva de inspiração aos jovens teólogos da AD. Sucesso, companheiro.

Valdeci do Carmo

Parabéns Pastor SIlas Daniel.

Deixe seu comentário







Perfil

Silas Daniel é pastor, jornalista, chefe de Jornalismo da CPAD e escritor. Autor dos livros “Reflexão sobre a alma e o tempo”, “Habacuque – a vitória da fé em meio ao caos”, “História da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil”, “Como vencer a frustração espiritual” e “A Sedução das Novas Teologias”, todos títulos da CPAD, tendo este último conquistado o Prêmio Areté da Associação de Editores Cristãos (Asec) como Melhor Obra de Apologética Cristã no Brasil em 2008.

COLUNISTAS