Colunistas

Pr. Esdras Bentho

Pr. Esdras Bentho

A Maldição de Noé, a homossexualidade e a raça negra

Ter, 17/05/2011 por

Muitas pessoas ignoram a correta interpretação da bênção e maldição de Noé sobre os seus filhos. Na maioria das vezes por desconhecer as línguas originais e pelo fato de usarem o texto bíblico sem refletir corretamente a respeito de seu significado. Muitas distorções surgem dessa eisegese, que força o texto a dizer o que não diz para servir de pretexto e prova para debates contemporâneos. O presente artigo pretende dar uma resposta aos desvios de análise e interpretação dessa passagem, colocada no cenário hodierno para justificar o debate em torno de certa polêmica.

Após as narrativas que estabelecem a aliança de Deus com Noé e seus filhos, segue-se uma tragédia na família de Noé (Gn 9.20-29). Um resumo dos fatos sucedidos facilitará a compreensão da narrativa:

    a) Noé se embriagou com o vinho da própria vinha (vs.20,21);

    b) Embriagado, apareceu nu dentro de sua própria tenda (v.21);

    c) Seu filho Cam e seu neto Canaã viram a nudez de seu pai e dele zombaram (v.22);

    d) Sem e Jafé ao tomarem conhecimento do fato, cobrem seu pai Noé, sem contemplar-lhe a nudez (v.23);

    e) Noé ao acordar profetiza bênçãos e maldições sobre os seus três filhos baseado nos atos anteriores (vs.24-27).

    Tem-se discutido muito acerca do ato de Cam e de seu filho Canaã, algumas das propostas de certos intérpretes vão desde o homossexualismo até a castração.

  Certos autores afirmam, sem apresentar qualquer base exegética que sustente suas afirmações, que o pecado pelo qual Canaã foi amaldiçoado foi o homossexualismo.

 Outros intérpretes mencionam Levítico 18 acerca dos atos sexuais praticados na terra de Canaã como uma referência de que os descendentes de Canaã continuaram a prática iniciada por seu pai. Pura fantasia! Relações das quais são narradas em Levítico 18.6-18, não era ato apenas dos cananitas e dos egípcios (descendentes de Cam – o Egito era descendente de Mizraim e não de Canaã) quase todas as civilizações do Oriente Próximo praticavam essas aberrações. A expressão “descobrir a nudez” (eufemismo para relações sexuais incestuosas -Lv 18), não deve ser confundida com “ver a nudez” (Gn 9.22), mesmo que, o texto de Gn 9.21, segundo Ellicott, traduz-se por (Noé) “despiu-se a si mesmo”. A expressão pode ser traduzida em sentido passivo,  “descobriu-se” (a ação é praticada por Noé). A referência remota está no contexto de Deuteronômio 27.16 e não Levítico 18.6-18.

 O termo nudez é usado nesse texto basicamente com o sentido de “estar exposto” e o verbo “ver” deve ser tomado em seu sentido próprio. Assim, a expressão “vendo a nudez do pai”, deve ser entendida em seu sentido óbvio e original, sem qualquer indicação de que existe uma mensagem oculta nas entrelinhas do texto. Cam encontrou seu pai desnudo na tenda, achou graça do episódio, e ridicularizou o pai na presença de seus irmãos.

O hebraico possui pelo menos três termos para nudez, procedente do verbo ‘ûr (estar exposta à vista das pessoas; ser desnudado): ‘erôm (adjetivo, nu; substantivo, nudez); ‘ârôm (nu) e ma‘adrom (nu), qualquer um desses termos significa a mesma coisa, exceto quando o uso é figurado para descrever a opressão (Jó 24.7, 10; Is 58.7), ou mesmo a pobreza ou falta de recursos como em Jó 1.21. Um outro sentido é descrever a nudez tanto espiritual quanto física (Gn 3.7, 10,11), e até mesmo de que o sheol está desnudo diante de Deus (Jó 26.6; Sl 139.7), mas jamais o vocábulo é usado como eufemismo para o ato homossexual. O sentido primário é a condição de estar exposto, estar desnudo à vista das pessoas. Uma questão especial é o caso primevo de que Adão e sua esposa estavam nus diante de Deus na condição tanto física quanto espiritual. No sentido espiritual estavam conscientes de sua culpa e incapaz de escondê-la do Criador.

 A posição exegética de que o pecado de Cam e Canaã tenha sido contemplar de modo desrespeitoso a nudez do pai, encontra sua confirmação no versículo 25 que atesta que Sem e Jafé, para não recair no mesmo erro: “tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem”. O contexto de Deuteronômio 27.16 reforça simetricamente o conceito expendido: “Maldito quem desonrar o seu pai ou a sua mãe”.  Lembremos que na antiga sociedade hebraica, ver a nudez de pai ou mãe era considerado uma calamidade social grave, e um filho ou filha ver tal nudez propositadamente era um lapso sério da moralidade entre pais e filhos. Portanto, Cam errou gravemente, de acordo com os padrões de sua época. E não somente errou pessoalmente, mas também correu até seus irmãos, fazendo do incidente um motivo de zombaria.

Ao contrário de Cam e Canaã, Sem e Jafé evitaram cuidadosamente de incidir no mesmo equívoco de seu irmão e sobrinho (v.23). Ao despertar do sono e recuperar-se da embriaguez, Noé toma conhecimento dos atos de seus filhos, e seguindo a tradição do seu tempo pronuncia maldições e bênçãos segundo o agir de cada um deles.

    a) A maldição sobre Canaã


Acredita-se que para que a maldição recaísse sobre Canaã, ele tenha participado de alguma forma do desrespeitoso ato de seu pai Cam. Das 63 ocorrências do termo ārar (maldição) no Antigo Testamento, o verbo ocorre por 12 vezes como antônimo do verbo abençoar (bārak), e um desses casos é o versículo 25 do texto em apreço. Seguindo os conceitos anteriores (Gn 3.14, 17; 4.11), o sentido primário é de que Canaã e sua descendência estariam banidos, cercados de obstáculos e sem forças para resistirem seus inimigos tornando-se escravos dos escravos (ebed ‘abādîm). Devemos notar, contudo, que embora Cam tivesse outros filhos além de Canaã (Cuxe, Mizraim e Pute – Gn 10.6), a maldição foi especificamente para Canaã e seus descendentes, isto é, os cananeus da Palestina, e não Cuxe e Pute, que provavelmente se tornaram os ancestrais dos etíopes e dos povos negros da África. O cumprimento dessa maldição fez-se à época da vitória de Josué (1400 a.C.) e também na conquista da Fenícia e dos demais povos cananeus pelos persas. Por fim, não se trata de uma maldição dirigida aos negros africanos como costuma afirmar certos intérpretes. Os canaanitas foram totalmente extintos segundo a posição de vários biblistas e historiadores.

    b) A bênção sobre Sem

Particular atenção deve ser considerada aos textos que tratam da bênção sobre Sem e seu irmão Jafé. O primeiro deles é que para Sem o nome divino usado é YaHWeH El enquanto para Jafé é 'Elohîm. Os dois nomes são significativos dentro do contexto da promessa messiânica a Sem. O texto não diz “Bendito seja Sem”, mas “Bendito seja YaHWeH El de Sem”, isto é, “YaHWeH será tanto o Deus quanto a bênção de Sem”. Canaã por sua vez não seria submisso apenas ao Deus de Sem, mas ao próprio irmão. Aos descendentes de Sem seriam confiados a Aliança e o conhecimento do Senhor e através dela sairia o Messias.

    c) A bênção sobre Jafé


 A bênção do Senhor sobre Jafé está subordinada a de Sem: “habite ele nas tendas de Sem”, o que equivale a dizer que Jafé e Sem teriam relações diplomáticas amigáveis. Todavia, ’Elohîm engrandeceria a Jafé de tal forma que Canaã lhe seria servo (v.27). Além de Canaã receber a sua sentença imprecatória, esta foi reforçada em cada bênção pronunciada a seus irmãos. Os cananitas seriam escravos tanto dos semitas (linhagem judaica) quanto dos jafetitas (povos indo-europeus).

Assim, o pecado de Cam não foi a homossexualidade e a maldição sobre os seus descendentes não foi a cor negra.

129 comentários

Laudenor Alves

Afirmar que a maldição de Canaã, é a raça negra e a homossexualidade revela desconhecimento da bíblia " Todo homossexual é negro? aliás a maioria é branca; e depois a bíblia é clara em dizer que a maldição lançada por Noé foi: Os descendentes de Canaã trabalhariam para os seus irmãos tomarem posse ou seja: eles seriam uma especie de escravos de seus irmãos (Gên.9.25-27) maldição que nunca se cumpriu.Pelo contrario! Canaã foi ancestral do grande sumo sacerdote Melquisedeque.

Jurandir de Souza

Em apocalipse 4: 2-3 diz que o que quem estava sentado no trono, assemelhava-se a jaspe e sardônica e Em apocalipse 1:14 tinha os cabelos como lã branca, obviamente era um negro, logo a cor da pele não poder uma maldição, concordam ou não?

Alexandre

Conhece muito !!!!! Feliciano é analfabeto perto desse autor!!!

Solon Barros

Ao meu vê, Cam envergonhou seu pai ao velo nu e sombar disso, diferente de seus irmaõs, que o cobriram a nudez, a època isso era reprovavel, tempos depois cabia a Noé abençoar seus filhos e envialos a povoar a terra, Noé então em vez de abençoar Cam o enviou pra onde hj e a palestina, iraque e toda aquela terra marcada até hj por conflitos e amaldiçiou toda a descendêcia de Cam. os outros filhos Noé os enviou para outros cantos da terra e os abencçou a suas descendência, a povoar a terra.

Solon Barros

Ao meu vê, Cam envergonhou seu pai ao velo nu e sombar disso, diferente de seus irmaõs, que o cobriram a nudez, a època isso era reprovavel, tempos depois cabia a Noé abençoar seus filhos e envialos a povoar a terra, Noé então em vez de abençoar Cam o enviou pra onde hj e a palestina, iraque e toda aquela terra marcada até hj por conflitos e amaldiçiou toda a descendêcia de Cam. os outros filhos Noé os enviou para outros cantos da terra e os abencçou a suas descendência, a povoar a terra.

Simião Marane

Acho absurda essa maldição que só recaiu aos negros. Como é que Deus levou os filhos de Israel rumo à terra prometida onde é caná, terra dos seus antepassados sendo que essa terra estava maldiçoada? Mas o que eu sei é que Deus stá de braços abertos pra todos que creém nele. Seja negro seja branco sofremos do mesmo jeito, adoecemos do mesmo jeito, somos todos dominados pelo o mal e temos o mesmo fim, ninguém é perfeito, Apenas o altíssimo.

Simião Marane

Acho absurda essa maldição que só recaiu aos negros. Como é que Deus levou os filhos de Israel rumo à terra prometida onde é caná, terra dos seus antepassados sendo que essa terra estava maldiçoada? Mas o que eu sei é que Deus stá de braços abertos pra todos que creém nele. Seja negro seja branco sofremos do mesmo jeito, adoecemos do mesmo jeito, somos todos dominados pelo o mal e temos o mesmo fim, ninguém é perfeito, Apenas o altíssimo.

Julio

Alguém pode me explicar Ezequiel 18:20, que diz: o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.

Marcella

Nunca vi pessoas mais preconceituosas do que os cristãos. E muito triste.

Ana Mel

É só refletir sobre tudo o que aconteceu com os negros ao longo de todos esses anos: Escravidão, doenças, feitiçarias, miséria, perseguições, racismo... Essas coisas horríveis são bênçãos ou maldições? Até hoje os negros são discriminados em tudo... Pq será? Por pior que seja ter que admitir faz sentido sim!

Brauli

Só idiota e ignorante para acreditar em histórias fantasiosas! Vão estudar algo que preste bando de trouxas! Noé nunca existiu, vão estudar arqueologia, história e antropologia!

Zé Prego

A pinga correu solta e todos se embebedaram. Quando Noé deu uma de ficar pelado, o pessoal de Canaã, ridicularizando o pinto pequeno do velho, partiu para um troca-troca. Logo que conseguiram ficar de pé, mas ainda cambaleando de ressaca, Sem e Jafé, dois grandes fuxiqueiros intrigueiros, foram logo contando ao velho todo o ocorrido. Noé, ainda com os olhos inchados de cachaça, ficou muito puto e lascou maldições na família do neto. Bebida é coisa do cão, só podia dar nisso aí.

EUDES HOLANDA

Paz de Cristo a todos. Canaã era filho ou neto de NOÉ, ora ele é citado como filho, ora como neto.O estudo está ótimo, mas a citação que diz que Canaã participou do ocorrido não encontrei na Bíblia, estudo feito na base da conjectura é complicado, porque abre um leque de interpretações, no demais achei edificante. A lacuna cultural é enorme para nós, mas isso não tira a autenticidade da BÍBLIA. Fiquem todo na paz de Cristo.

JuceniRocha

Bom artigo. Contudo, é de bom alvitre atentar para a interpretação histórico-cultural, com base nas práticas culturais no contexto da época. Cam sofrera influências da cultura reinante (que justificara a destruição da raça humana). Não podemos precisar que o simples ato de ver e zombar de um pai nu, afetasse toda uma etnia. Creio que não houve uma relação homossexual incestuosa, más poderia ter ocorrido uma tentativa ou ridicularização nessa direção, justificando assim, fatídico juízo.

FLAVIO SATLHER DINIZ

acho que minha bíblia está com "defeito", gostaria que me mostrasse onde está escrito, isso mesmo onde está escrito que o neto de noé estava presente ou seja junto com Cam e PRESENCIOU o avô nú?????????? e zombaram ainda????? Gênesis capítulo 9 Versículo 22

Elias Batista Santos

É triste ver cristãos buscando base bíblica para justificar racismo e intolerância homossexual, não é o assunto, mas não cabe a nós julgar, mas sim levar a palavra do Senhor, sem olhar aspecto fisico ou opção sexual. Quanto ao texto, é evidente que Noé, humano, se irrita com o desrespeito do neto e o amaldiçoa, e por outro lado, abençoa os filhos que o tiraram da situação constrangedora. Sabendo de tudo que Deus fez por e com Noé, é clara a autoridade e poder espiritual do mesmo, para abençoar.

francisco.co.filho

Penso eu que assim como Jacó em Gênesis 49.1-33 em um ato profético revelou o que iria acontecer. O mesmo aconteceu com Noé e seus filhos visto que a maldição recaiu sobre canaã Gn.9.25-27. Cam errou sim zombou de seu pais e lhes expor aos seus irmãos de maneira vergonhosa.... Decendentesdes cam, cuxe é o nome dado a antiga Etiópia ( não a nação moderna);Mizraim corresponde ao Egito e Pute, possivelmente a Líbia. Os povos de Canaã : A cor da pele nada tem haver com pecado a melanina.

francisco

nada tem a ver SOBRE cor POIS o próprio DEUS, deixa claro quando afirma, não julguei pela a aparência, e mais se cor tivesse algum valor para DEUS JESUS, teria sido loiro dos olhos azuis e que cor era, o rei dos reis e senhor dos senhores.

Gleison

Graça & paz,a nudez de um homem é sua mulher , entende-se que cá coabitou com a mãe e ela consebeu . Por isso o neto foi amaldiçoado , por incesto .

ROBINSON VASCONCELOS MEIRA

PAz seja com todos! No meu entender, a maldição foi lançada aos filhos de Cam, devido Cam ja ter sido abençoado por Noé, não se pode abençoar e depois amaldiçoar, acredito que por isso Noé amaldiçoou a Canaã, na questão de origem de raças e muito controverso e precisa-se um estudo além de história bíblica, também uma análise paralela no contexto geral.

samuel Mendes

A Paz do Senhor JEsus; algo interessante me chamou a atenção; o PR Esdras afirma que Cão e Canaã, ambos viram a nudez de Noé; mas nao encontrei isso na biblia. Fato é que Noé amaldiçoou Canaã para este fizesse o mesmo com Cão (CAm). entao temops que ter cuidado quando afirmamos algo que nao encontramos na biblia. Deus abençoe

José Manoel de Oliveira

Nunca estudei teologia, apenas leio a Bíblia e bons livros desde os oito anos. E sobre as gerações descendentes de Noé, e suas origens Caucasiana, os Europeus, os Orientais dos olhinhos apertados, bem como os Negros, já que Noé vivia no meio de uma variedade de pessoas e pelo fato de ter três filhos varões e que estes escolheram mulheres para si e as levaram para a arca, só podemos entender que eles levaram através de suas mulheres esta diversidade. Até hoje observamos este tipo de casamento!

José Manoel de Oliveira

Nunca estudei teologia, apenas leio a Bíblia e bons livros desde os oito anos. E sobre as gerações descendentes de Noé, e suas origens Caucasiana, os Europeus, os Orientais dos olhinhos apertados, bem como os Negros, já que Noé vivia no meio de uma variedade de pessoas e pelo fato de ter três filhos varões e que estes escolheram mulheres para si e as levaram para a arca, só podemos entender que eles levaram através de suas mulheres esta diversidade. Até hoje observamos este tipo de casamento!

Tikiho do Brazil

BOMJAH. BraziliAnus!, Toda cultura Africana civilizada, sabe que Noé era um " Preto Albino. E até mesmo que, na Africa ainda hoje os " Albinos " são sequestrados quando bebes, para serem mutilados e servirem de amuletos para pequenas embarcações chamadas de Ka Noa ( Ka é espirito para os Egipcios e Noa.Toda familia de Noé era melanianus e não " Caucasianus Alem do mais a palavra Canaãn significa albino. Noé e seu neto Canaãn eram albinos e " Todos Pretos ". lógico.

Márcia

Na verdade muito explica sim o texto inclusive a condição dos negros diante da escravidão apoiada pela igreja. Realmente nas interpretações dos textos bíblicos surgem interesses dos homens para melhor acomodarem as condições sociais, poder,riqueza,status. O que o autor quis desenvolver em seu texto é que independente de ter havido ou não uma maldição essa não se estendeu aos negros como tentaram justificar uma injustiça praticada contra pessoas. Somos todos filhos de Deus negros ou brancos.

jair

Eu posso involcar qualquer laços que involve noé"Em visão passada noé é visto como a escuridão ou como amaldição"Uníca coisa que não entendi porquê uma pessoa amaldiçoada como um mendigo temem o cão amaldiçoado?isso ao vivo.Também em visões forte luz me trouxeram vários espiritos "um dele me mandou seguir os passos de jó "negando a existencia de jesuscristo:Segundo o mesmo só existe um Deus a qual devo seguir"

Isaías Ferreira de Melo

A paz do Senhor, segundo Origenes um dos pais dá Igreja cita uma tradição que diz: " que foi Canaã viu a nudez Noé,e chamou seu pai para avisa-lo sobre a situação de seu avô". Por isso que ele foi amaldiçoado por Noé. Não tem nada a ver com cor.

Paulinho Miranda Alvim

Onde o senhor viu nas escrituras sagradas , que Canaã viu a nudez de seu avô Noé? e somente cam o pai de Canaã nas escrituras não fala que eles dois viram e sim somente cam seu filho mas novo. Agora meu nobre acredito que a maldição que Noé aplica está até Canaã que era o último ou por esse motivo que Noé disse maldito seja Canaã , vejo que ali ele estava afirmando que a sua transgressão a de cam iria se passar de cuxe até Canaã as quatro gerações de seus filhos . Eze.18-20,21nova aliança

Osmar Borges

Muito bom esclareceu as minhas duvidas parabéns!

Tikinho do Brazil

Genealogia fo MaurisiAnus: Noé, Kam ( Kam et ou barro preto ), Kanna et ( albino ), Sidom ( o caçador que domina) Amorim ( filho de Sidom ) os Amorreu ( Mauri ou os Mouros ou os Moors), civilização Moura, moradia ( casa de pretos) moratória ( condição do sistema Moral e civico). Moreno ( descendente de Mouros no Brazil ) Morenos ( mulatah, criolos, mamelucos, caboclo Cafusos Sarará Criolulo e criolagem. Moor ( inglês escuro) Mauri ( Italiano preto) Mourão ( pau de amarrar preto.

Odair

Um dos maiores grupos Cananeus eram Os Amorreus, descendente de Amoeim, filho de Cidon, e neto de Canãan. Os Amorreus tambem chamados de Mauri, pelos europeus, vieram para a Africa do norte para a Mauritanis ( feniciuse Catarginenses. Grande parte foi para a Etiópia ( Cuxe) falando o semita com o Aramaico, que é a língua Amarica. Estes mesmo Amorreus, da Mauritania, foram para a espanha, com sua cultura Judaica- Ebraica negra e viraram os Mouros. Escraviados viraram Morenos no Brazil

Odair

Um dos maiores grupos Cananeus eram Os Amorreus, descendente de Amoeim, filho de Cidon, e neto de Canãan. Os Amorreus tambem chamados de Mauri, pelos europeus, vieram para a Africa do norte para a Mauritanis ( feniciuse Catarginenses. Grande parte foi para a Etiópia ( Cuxe) falando o semita com o Aramaico, que é a língua Amarica. Estes mesmo Amorreus, da Mauritania, foram para a espanha, com sua cultura Judaica- Ebraica negra e viraram os Mouros. Escraviados viraram Morenos no Brazil

Junior Omni

A HOMOSSEXUALIDADE SURGIU COM OS ANJOS CAÍDOS, QUE ABANDONARAM O CÉU E VIERAM À TERRA EM BUSCA DE PRAZER SEXUAL (em corpos humanos, materializados). A Origem da AIDS e da HOMOSSEXUALIDADE tem relação com ANJOS DEPRAVADOS. Gênesis 6 Carta de Judas 1:6,7 2ª Pedro 2:4 Vídeo: ORIGEM DA AIDS E DA HOMOSSEXUALIDADE http://www.dailymotion.com/video/x2e7sq9_origem-da-homossexualidade-e-aids-junior-omni-2014_people Ebook: http://pt.slideshare.net/JUNIOROMNI30/homossexualidade-18656107

Taianara

Bom, o texto muito explica com clareza a passagem bíblica. Porém ao ler os comentarios percebi que muitos não entenderam. Noé era negro? talvez, a bíblia não diz, mas provavelmente era. Porém ele não lançou a maldição sobre seu filho cam e sim sobre seu neto. A maldição foi lançada por tanto sobre os cananeus, povo palestino e não negro! Cuxe e pute sim eram ancestrais do povo etíope e todo povo africano!

jose vagner

GuandoNoé , enrou na arca , o próprio Deus , abençoou os 3 filhos de Noé , inclusive Cam , logo Noé , cmo homem de Deus m não poderia amaldiçoar a quem o proprio Deus abençoou

dalton rios matos

Eu acho que o pecado de Cam foi ter tirado um self com o velho pelado e ter postado nas redes socias

Laércio A. Fonseca

Seus idiotas quando Nóe criou a arca os negros já existiam, não só eles como também os japoneses e outras raças, a Bíblia narra a origem judaica, não a origem humana, tem algum expert em humanidade que explica a origem dos índios norte americanos e sul americanos, descendem de quem. Quanta asneira sem sentido, porque não se preocupam em achar uma formula de acabar com os conflitos em nome de Deus que vocês geram diariamente com essas historias sem pé e sem cabeça.

alessandro

Se a maldição não foi apenas sobre os cananeus,então como os descendentes de Cam conseguiram criar grandes civilizações com a Babilônia e o Egito? Se todos os filhos de Cam tivessem amaldiçoados não teriam sido povos prósperos criando a Babilônia,Egito e Etiópia.Concordo plenamente com a explicação do texto acima.

alessandro

Se a maldição não foi apenas sobre os cananeus,então como os descendentes de Cam conseguiram criar grandes civilizações com a Babilônia e o Egito? Se todos os filhos de Cam tivessem amaldiçoados não teriam sido povos prósperos criando a Babilônia,Egito e Etiópia.Concordo plenamente com a explicação do texto acima.

sérgio Galdino de Barros

Se não houve maldição sobre os negros, como se explica a raça negra, já que essa passagem é tida como a origem das raças humanas?

Paulo

A nudez de Noé é neste caso espiritual. As uvas e o vinho significam os frutos provenientes da bênção de Deus nosso Senhor Jesus Cristo. A embriaguez,alegria! Cam simplesmente ri-se da obra de seu pai,ou seja torceu da bênção de Deus. Foi castigado!

Sonia

Concordo com o comentário do thejotta, tbm não há nenhuma menção no texto bíblico sobre o fato de Canaã estar presente e sim, que este era filho de Cam. De onde o senhor tirou a informação que consta em seu texto de que Canaã teria presenciado a nudez de seu avô?

marcos pereira da silva

Meu querido o seu pensamento está completamente errado meu amado pastor.a maldição de noé e sobre a pessoa de Cam e não sobre a pele de Cam.sabe porque se noé era negro como poderia ele lançar uma maldição sobre a própria cor dele.a respeito sobre o neto dele canãa.se o nome da terra prometida se chama o próprio nome dele como poderia sem uma terra amaldiçoada.Israel fazia parte do continente africano a parti de 1859 quando foi construido o canal se suez se passou ao continente Asi

Márcio de Costa

Boa noite e Paz do Senhor, Concordo com o comentário de Luis Carlos, Jesus veio para salvar o mundo, e sabemos que o mundo e heterogêneo, como pode haver separação de etnias, o pecado e o combate a ele está perdendo sua essência original, quer dizer que a preocupação é a salvação pela cor, pelo amor de Deus, aproveitem as oportunidades que Deus está dando para que todos se salvem. Pra falar a verdade, estou cada vez mais decepcionado com essas milhares de igrejas que tem como sua atu

ademar morrira de araujo

Como sempre suspeitei a religiao e uma maluquisse sem fim.

RANGEL PEREIRA DA SILVA

Paz do Senhor! Estou pesquisando sobre a ruptura com Deus após o Dilúvio, para minha monografia. Considerando que Noé foi escolhido, em que parte dessa passagem histórica os seus filhos e netos se afastaram de Deus, pois a seqüência mostra o aparecimento dos povos absurdamente bárbaros e praticantes idólatras. Obrigado

RANGEL PEREIRA DA SILVA

Paz do Senhor! Estou pesquisando sobre a ruptura com Deus após o Dilúvio, para minha monografia. Considerando que Noé foi escolhido, em que parte dessa passagem histórica os seus filhos e netos se afastaram de Deus, pois a seqüência mostra o aparecimento dos povos absurdamente bárbaros e praticantes idólatras. Obrigado

Márcia Maria

conceituadíssimo Esdras Costa Bentho. Admiro muito teu trabalho, teus livros tem me ajudado muito para o desenvolvimento de meus tccs. obrigada!

Clayton.ks

Paz a todos...lendo os comentários achei interessante os pensamentos de diversos pontos mais uma coisa que eu tenho por irrelevante e gastarmos tempo discutindo as divergências doutrinárias enquanto nossa família está a caminho do inferno irmãos não interessa quem amaldiçoou quem ou porque negrosboi bbrancos vamos nos preocupar com vidas o resto ache quem quiser e quarde pra si...Deus não reveloi o que não nos compete e se não estiver satisfeito mora salvo e pergunta pra Deus lá no c

crisinha

Fabulas judaicas, em que nem mesmo os judeus acreditam.

Cleia

Nossa nunca li tanta asneiras como alguns comentários aqui feitos,,,nossa não temos que viver o passado e sim o presente e aguardando o futuro a nova aliança em Cristo e uma vida de santidade e retidão diante do Pai, nossa vamos amadurecer e crescer em conhecimento e sabedoria!!!!

Eduardo Miguel da Silva

Acredito que um livro escrito há mais de 3.000 anos teve seu contexto original interpretado por algumas vezes, o que pode trazer divergências na interpretação original. Todo homem tem o livre arbítrio e acredito que não se deve amadiçoar ninguém. Devemos discutir o amor entre os homens, não a discórdia nem a cor.

pauloricardo

ler abiblia qlqr retardado le ate o diabo ja leu, ter sabedoria e aproveitar os ensinamentos e repreender corrigir seu defeito e p/ pouco ,o livre abitro fz c; q os inteleqtuaie eguinorante interpreta como qira ,

DANIELA

MUITO BOM O ESTUDO BIBLICO...POUCOS PODEM ENTENDER ESTE LIVRO POIS PARA ENTENDER TERÁ QUE TER DISCERNIMENTO DO ESPIRITO SANTO...

Isaque Crispim

O sujeito enche a cara de mé, dança pelado, é merecidamente zombado, e depois no meio da ressaca ainda se acha no direito de praguejar os outros, um verdadeiro FANFARRÃO esse Noé!! Mais um belo exemplo de sensatez bíblica!!

marcelo silveira

irmaos devemos orar e viver em comunhao.por favor leiam o sl 133. deus abencoe

ANTONIO

Januario , vai se converter !!!!

valmir vitor

Bem, vamos lá: tenho 65 anos de idade, sou negro e fui criado dentro de Uma Igreja Evangélica. Tal assunto (raça negra amaldiçoada por Deus), nunca fez parte de nossa estudos nestes anos todos, como cristão, tal fato "bíblico" foi completamente ignorado, por todos os " estudiosos" das es crituras,mas bastou o infeliz do "pastor" ? marcos balbuciar tal idiotice, e todo mundo fica procurando chifre em cabeça de cobra, nos escritos sagrados, e tudo vira um tremendo blablabá, idiota. Noss

JOSE ALCANTARA BANDEIRA M

BOA NOITE A TODOS, GRAÇA E PAZ EM NOME DE DEUS PI ,FILHO E ESPIRITO SANTO. MEU IRMÃO NÃO VI NA BIBLIA NEHUMA PASSAGEM EM GENESES QUE NARRA QUE O FILHO DE NOÉ CAM E SEU NETO ZOMBARAM AO VEREM A SUA NUDEZ . GOSTARIA QUE DETALHES JÁ QUE ESTA PASSAGEM É NARADA DE FORMA LITERAL MAIS CLARA , JÁ QUE O TEXTO É LITERAL QUEM ACRESCENTOU,ETAS PALAVRAS E VIRAM A NUDEZ DO SEU PAI E DELE ZOMBARAM.

valter santos

Cada vez que os escritos antigos iam sendo recopiados, retraduzidos e adaptados pra uma época, o copista ou tradutor punha um tempero a mais: talvez por ignorância, de proposito ou por simplesmente dedução. Se pegarmos um texto em língua portuguesa datando de 500 a 600 anos atrás, nem tudo se entende da escrita amenos que tenha estudado a gramática da época. imaginem! - Um texto escrito a 3000 anos, sem pontuação, que já passou por inúmeras traduções, e alguém vem me dizer que é

vera lucia cesar

Matou todos os primogênitos do Egito, as primícias do vigor varonil das tendas de Cam. Salmos 78:51 Então Israel foi para o Egito, Jacó viveu como estrangeiro na terra de Cam. Salmos 105:23 Então enviou seu servo Moisés, e Arão, a quem tinha escolhido, por meio dos quais realizou os seus sinais miraculosos e as suas maravilhas na terra de Cam. Ele enviou trevas, e houve trevas, e eles não se rebelaram contra as suas palavras. Ele transformou as águas deles em sangue, causando a morte do

Alexandre

Não vejo fatos comprovados da Teoria de Darwin que a tornem como absoluta na comprovação das orígens das espécies. O interessante é ver ateus se absterem de inteligência emocional e abraçarem tudo, que segundo eles, contradizem a existência de Deus. Neste fato vejo os ateus como uma religião militante (que tenta religar o homem ao seu desejo de explicar o que ainda não compreende por uma ciência hipotética), tão militante a ter uma fé irracional de querer negar a Deus mesmo que n

Vania

Meu Deus, o que é isso! O autor só fez explicações, retirando os mau entendidos que muitas pessoas têm, sobre as raças. E deixa claro que os negros NAO PROVÊM DE CANAÃ, QUE FOI O AMALDIÇOADO! "Devemos notar, contudo, que embora Cam tivesse outros filhos além de Canaã (Cuxe, Mizraim e Pute – Gn 10.6), a maldição foi especificamente para Canaã e seus descendentes, isto é, os cananeus da Palestina, e não Cuxe e Pute, que provavelmente se tornaram os ancestrais dos etíopes e dos p

Paulo

eita Laiza Calixto Barcelos, eu acho que vc queria dizer era relacionamento homo afetivo, que é a relaçao de amor entre pai e filho, avo e neto, irmao com irmao, mae com filha, irma com irma. nao tem nada ha ver com homoerotismo, que é a relaçao homossexual.

inacio santos

Seria revoltante se não fosse trágico, o fato de um blog, que tem como proposito os interesses dos afro brasileiros, postar em suas paginas um post, que tem como chamada: porque existe Cinco evidências que Jesus não era branco ? http://negrosnegrascristaos.ning.com/profiles/blogs/cinco-evidencias-que-jesus-nao Postado por Hernani Francisco da Silva em 28 junho 2011 Dentre todos os males das religiões, o mais perverso seria á imposição de dogmas religiosos dos vencedores aos povos dom

luis henriques

Muito bom o estudo, mas ainda continuo pesquisando esta história, abraços.....

ANTONIO ALVIM

De:ANTONIO muitos gostam de falar em relação a cor da pele,quando DEUS amaldiçoou a caim também falaram de cor,em relação a CAM E CANAÃ, também,quando DEUS falou sobre raça não intitulou branco preto asiático{amarelo},e sim raça na mente seu modo deplorável de pensar,disse JESUS raça de víboras no modo de enganar o povo que a instituição cotólica sempre procurou levar o povo a afastar-se de DEUS .SOMO TODOS FILHO DE DEUS ,negros brancos ,não gosto desse jeito de preto ou br

wagner

Só para informar... não há erros de português, como disse Mauricio Pasche. Exegese é "tirar" a interpretação a partir do texto. Eisegese é "colocar" uma interpretação usando o texto. No contrato do banco fazem exegese, mas nas Escrituras querem fazer eisegese!!! Sobre o texto: foi esclarecedor. Agradeço ao autor.

Jafé Madai

Boa tarde à todos. Meus queridos e amados amigos, situação complicada essa, hein? bem, penso no seguinte, acredito que uma pessoa possa sofrer uma maldição por causa de uma desobediência com uma lei, ordem, estatuto, desobediência aos pais, etc. No caso de Cam, o livro da bíblia deixa claro que ele recebeu uma punição por ter agido de forma errada, porém acho que isso não está relacionado diretamente com os negros serem amaldiçoados, especialmente os que vivem e nasceram no contine

Jafé Madai

Boa tarde à todos. Meus queridos e amados amigos, situação complicada essa, hein? bem, penso no seguinte, acredito que uma pessoa possa sofrer uma maldição por causa de uma desobediência com uma lei, ordem, estatuto, desobediência aos pais, etc. No caso de Cam, o livro da bíblia deixa claro que ele recebeu uma punição por ter agido de forma errada, porém acho que isso não está relacionado diretamente com os negros serem amaldiçoados, especialmente os que vivem e nasceram no contine

Margareth

Misericórdia meu Deus!!!

Laiza Calixto Barcelos

A respeito da maldição... Primeiro temos que lembrar que Deus age pelo que temos no nosso coração e nada é feito sem a permissão dele. Se Noé o amaldiçoou, e essa maldição foi realmente conduzida, houve aprovação de Deus. E Deus sabia o que tinha no coração dele... um pecado não se justifica com outro.. ´Noé estava errado, mas certamente teve as consequências disso, a nudez naquela época era considerado calamidade social, como se hoje vc tirasse a roupoa e saísse na rua nu

Laiza Calixto Barcelos

Convém mencionar na observação do autor, logo no início quando ele diz que existe uma possibilidade de homosexualismo, posso afirmar que não existe. Se existiu o ato sexual entre Canaã, Cam e o pai, isto pois não é homosexualismo pois não tinha ali a prática do amor. Embora condenado por algumas igrejas, homossexualismo não é o ato sexual carnal, sem escrupulos...homessexualismo é o fato de duas pessoas do mesmo sexo terem compatibilidade de sentimentos, sentimento de amor, de fid

MARCOS RODRIGUES SANTOS

NÓE PRA MIM FOI O MAIS ERRADO DA HISTÓRIA. PRIMEIRO, QUE NÃO SEGUIU A ORDENANÇA DE DEUS AO SAIR DA ARCA. SEGUNDO, QUE FOI LOGO SE EMBRIAGANDO. CAM ERROU FEIO , MAS NOÉ EXAGEROU AO AMALDIÇOAR CANAÃ. PARA MIM NÃO TEM DESCULPAS PARA ELE. ERRADO É O MAIS VELHO.

Luis carlos

É uma pena que as pessoas fiquem discutindo esses assuntos nos dias de hoje, e principalmente na internet, coisas que não vai levar ninguém a lugar nenhum. Tudo isso não é interessante que é comentado, não é interessante aos verdadeiros adoradores de um Deus todo poderoso, que ama e cuida de todos, que a própria Bíblia diz que ele não faz acepção de pessoas. Não importa a cor, raça, oque deve estar em discussão é o pecado, que leva o homem a condenação no lago de fogo. Deu ama

Mauricio Pasche

Apesar de alguns erros de Português ("eisegese", por exemplo), o texto foi bem desenvolvido. Concordo que a "maldição" lançada sobre Canaã (filho de Cam), não se justifica pela participação do filho no pecado de seu pai. Sequer há NENHUMA subjeção que, pai e filho, tenham DEBOCHADO de Noé, como afirma este texto. Outro fato que foi ignorado nesta exegese, foi a presença do pronome oblíquo LHE (verso 24 do capítulo 9 de Gênesis). A presença de tal pronome no texto sugere UMA AÇ

Luiz do Espirito Santo

Visionário é o idiota que acredita em maldição. Quem é que possui o poder para amaldiçoar ALGUÉM, neste mundo de meu DEUS ? Se nos dias de hoje deparamos com uma legião de IDIOTAS e IGNORANTES, imaginem naquela época perdida na historia !

PAMMERA

ALGUÉM LEMBRA PQ SOMOS CONSIDERADOS PECADORES? Pq Adão e Eva desobeceram à Deus! Então condenadas estavam as pessoas! Tiinha lógica Pedro , ou Maria morrer por ´nós?-Não! Por isso Deus envio um homem que fosse perfeito e sem pecado como Adão era no início.Além de Adão, o único perfeito é Jesus! Onde quero chegar com isso é: Que me importa se uns acham que os negros e homossexuais são malditos? Me importa que Jesus veio para salvar o que estava condenado(pelo pecado de adão).Cris

mauro roberto

EU NAO ACREDITO NESSA COISA DE BENÇAO OU MALDIÇAO HEREDITARIA ISSO É COISA DOS EVANGELICOS PARA JUSTIFICAR OQ ELES NAO PODEM EXPLICAR EU SOU PECADOR MAS NUNCA JAMAIS EM TEMPO ALGUM EU AMALDIÇOARIA UM FILHO MEU NO MAXIMO UM ESPORRO E PRONTO ACHO Q ESTAO DANDO MUITA ATENÇAO PARA UM TEMA QUE NAO TEM IMPORTANCIA SOU NEGRO E NAO SOU AMALDIÇOADO PORQUE EU TRABALHO TENHO ESPOSA E UM FILHO QUE AMO MUITO TENHO AMIGOS ENFIM UMA VIDA NORMAL ESSE PAPPO DE MALDIÇAO É CONVERSA PRA BOI DORMIR KKKK

andreia

Sera que na verdade o caso de noe não seria sobre desrespeito eh falta de caridade????Pois o filho inves de socorrer o pai ele riu dele............ Por que so ver coisas fora de sentido para mim essa parte fala de caridade aos pais ninguem viu isso????

antonio carlos maciel bar

O que me deixa preocupado é ver pessoas escrevendo tanta bobagem estraido de uma suposta Biblia(que não é).Cada um dar seus comentários simplesmente por que viu alguem dizer,alguem comentar.O que devemos fazer é cuidar da nossa vida espiritual e deixar essas bobagens,por que alimenta essa sociedada corrompida pelo pecado que precisa ver em nós evangelicos luz para que eles venham pra Jesus.E também precisamos está alertas por que os politicos do mensalão estão colocando o holofote no P

acm

Ola pessoal. Seria muito bom que todos nós usassemos nossa fé para juntar mais as pessoas e não exclui-las cada vez mais. É preocupante como se usa pasagens BÍIBLICAS para ofender, agredir, discriminar e manifestar outros sentimentos menos nobres.Será que a DIVINDADE pensa assim? Penso eu que devemos pregar nossa fé no sentido construir um mundo mais fraterno. Fiquem em paz.

givaldo soares lima

Esse discurso sobre a maldição de Cam é retrógrado e inoportuno temos uma série de problemas relevantes tais como; má educação ,hospitais caóticos, corrupção etc.Religião só é relevante pra quem usufrui dela , muitas vezes em beneficio próprio veja por exemplo a bancada evangelica quase sempre vota contra aos interesse da população resumidamente pela opção sexual e cor da pele não é possível julgar pessoas.

cley

O que tem isso a ver? Caso viesse algum estudioso informar que a raça negra é amaldiçoada, o que tem a ver? Cristo na cruz levou toda a maldição de todos, inclusive, dos negros. Somos livres agora e para sempre pelo sangue do Senhor Jesus!

Carlos

intolerância religiosa é uma marca destes,porém clame por maior liberdade religiosa, são eles os não permitem pensamentos contrários aos seus.Atualmente, nas periferias proliferam verdadeiros cabarés gospel, e que for o tolo de reclamar do baralho vai ser acusado de ter demônios.Observe tamanho insulto ao público em geral. e a ter mesmo aos evangélicos descente.

Gaucho

Pessoal, vejamos dois detalhes: 1- Noé tinha 3 filhos. Sem, Cam e Jafé. CAM (origem dos negros) não foi amaldiçoado. Foi "um dos" filhos de CAM, chamado Canaã. 2- Em Genesis 9, Noé amaldiçoou Canaã que deu origem aos Canaanitas(Povo que talvez não exista mais). Ou seja, os negros não são e nem estão amaldiçoados.

JANUARIO

SOU EVANGELICO E NEGRO, 1.80 E 100 KG, VEM DESCUTIR RACISMO E MALDICAO AQUI PERTO DE MIM,

VALTER

"... Porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. ( 1 SAMUEL 16 7B)

Sebastião Santos Saraiva

Eu sou negro,e estou livre desta maldição:Se,pois,o filho vos libertar,verdadeiramente sereis livres. João 8:36

Josue

escravos dos escravos, so pode ser newgros, na altura pertencima a classe de escravos mais baioxa so servima paraa trabalhos superpesados e mesmo muito maus. Eles proprios deram ma imagem a escravatura, porque havia escravos que eram apenas simples "empregados" como hoje em dia, mas havia escravo que eram mesmo escravos no sentido pior da palavra, pois trablahvam muito, nao tinha nehuma liberdade nem horairo, e nao eram pagos. claro que foram amaldicoados ainda hoje em dia branco e preto nao se

jonatas

a bíblia nao mente a maldição de noel sobre seus filhos fundadores de países de baixa economia social e ética e bíblico sm e jesus veio para quebrar a maldição dos negros.e ainda mais o ebge afirmou que o número de criminosos homofobicos e estupradores e tudo qur e conta a lei e dominado mais por negros do que brancos.a bíblia é. bíblia amem sem preconceito jesus ama a todos

Rafaela Prado

É por histórias como essas (da cor da pele e da maldição) que não dá mesmo para acreditar no Criacionismo (histórias da carochinha que as religiões contam) e sim nos fatos, comprovados, do Evolucionismo, que fala da evolução das espécies. Mais um ponto para o Sr. Darwin!!

Silene

Mas me parece mesmo estranho que uma pessoa que não assume sua óbvia brasilidade (leia-se mestiçagem), ao alisar os cabelos e usar lentes de contatos para clarear os olhos, seja justamente membro de comissão de direitos humanos. Ora, a mestiçagem no Brasil vem da descoberta e é um caminho sem volta, o Brasil já é um país mestiço e o será ainda mais. Assumamo-nos como uma sociedade multicultural e mesclada e deixemos de cultuar velhos padrões estéticos eurocentristas. Tem mais, em ve

Gaucho

Ao "albert oliveira" Não foram os cristãos que perseguiram e mataram. Foi a instituição católica se dizendo cristã. Usando guerras e fogo para queimar aqueles que apontavam os erros e heresias de sua instituição, que em muito desobedece ao ensino do cristianismo. Sem mais.

eliana

juliana em relação au seu comentario aus negros não somos maldição au contrario somos bençãos se não fossem os escravos a trabalhar pra voçes brancos terian morrido de fome e aqui no brasil somos mistura de negros brancos indios e se voçe e brasileira deve ter sangue negro porque os senhores fazendeiros adoravam se deitar com escravos eu amo a cor da minha pele e tenho orgulho da raça negra

eliana

juliana em relação au seu comentario aus negros não somos maldição au contrario somos bençãos se não fossem os escravos a trabalhar pra voçes brancos terian morrido de fome e aqui no brasil somos mistura de negros brancos indios e se voçe e brasileira deve ter sangue negro porque os senhores fazendeiros adoravam se deitar com escravos eu amo a cor da minha pele e tenho orgulho da raça negra

eliana

juliana em relação au seu comentario aus negros não somos maldição au contrario somos bençãos se não fossem os escravos a trabalhar pra voçes brancos terian morrido de fome e aqui no brasil somos mistura de negros brancos indios e se voçe e brasileira deve ter sangue negro porque os senhores fazendeiros adoravam se deitar com escravos eu amo a cor da minha pele e tenho orgulho da raça negra

Osvaldo Aires Bade Coment

MARCO FELICIANO O ASSUNTO É COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/03/marco-feliciano-o-assunto-e-comissao-de.html . Abraço a Todos Osvaldo Aires

Solange

Muito esclarecedor o texto mas com algumas dúvidas, quando os canaatias foram extintos? Este artigo serve de base para esclarecer a algumas pessoas a cerca desta suposta" maldição" de que os negros foram amaldiçados por causa do pecado de Cam.Precisamos analisar o contexto, cultura, tempo etc.isto foi feito. A ÁFRICA é o berço da humanidade, e Deus abençoou a sua criação enviando Jesus para salvá-la, o momento vivido é o da Nova Aliança. Infelizmente, os analfabetos Bíblicos querem

Ronaldo uillian de souza

juliana, que Deus guarde vc e sua familia se vc tiver! Juliana, vou falar mais uma coisa para vc saber,para nós que somos negros não existe a palavra impossível. Ser negro é questão de ter orgulho propioé ser mais que vencedor é saber que podemos todas as coisas. Nós podemos e vc?Impossível é apenas uma grande palavra usada por gente fraca que prefere viver no mundo como está em vez de usar o poder que tem para mudá-lo. Impossível não é um fato, é uma opinião. Impossível não

Arildo Silva

Muito bem explicado,parabéns pastor Esdras!!

Clovis

A respeito da maldição sobre Canaã (e a raça negra) Note-se que o comentarista diz: "Acredita-se que". Ora esta frase é taxativamente uma suposição, e não uma afirmação, ou seja, não é uma verdade absoluta e a Bíblia a meu ver não pode em hipótese alguma trazer nenhuma espécie de dúvida sobre o seu conteúdo ou pelo menos não deveria.

salomão dourado

Bom,esse texto deixa bem evidente que estou corretíssimo em mais uma teoria:a de que o diabo não existe.a mesma fonte que emerge o bem emerge o mal tambem.o mesmo deus benigno tb é maligno. Por essas e outras viva o senso comum da comunidade mundial.viva edir macêdo viva valdomiro santiago,viva rr soares,viva silas malafaia,viva samuel camara(os comerciantes da fé).ah,vamos dar um viva tb para o reverendo moom para buda,maomé e tantos outros lideres que sempre venderam ou pregaram a ment

leydy mariana lezama sant

bem, eu ja andei lendo bastantes coisas relacionadas a origem da raça negra ,mas e dificil discubrir a verdadeira pois quase todas sao bem convencentes ,apesar disso vo continuar a pesquisa e sempre bom saber mais .

thejotta

Só uma observação sobre gêneses 9:22 vc colocou que: Seu filho Cam e seu neto Canaã viram a nudez de seu pai e dele zombaram (v.22); sendo que em nenhuma bíblia diz isso e sim que E viu Cam, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Gênesis 9:22 não foi Cam e Canaã e sim Cam o pai de Canaã

ZAZA C

NOÉ SEUS FILHOS E NETOS JÁ MORRERAM, COR NÃO VAI SALVA NIGUEM VAMOS NOS PREOCUPAR MAIS COM AS ALMAS QUE ESTÃO INDO PRO INFFERNO

LUCIMAR C DA C

JESUS ERA BRANCO? ACHO QUE QUANDO ELE VIER COM PODER E GLORIA BUSCAR SEU POVO TEREMO.S UMA GRANDE SURPRESA

Lidiane

Uma nova Interpretação não vai mudar o passado, muito menos tirar a culpa daqueles que durante anos afirmavam que a raça negra era amaldiçoada ou inferior. Interpretações diferentes da bíblia já não são mais novidade. Efésios 6:5

Antonio Carlos de Carvalh

Aceitar uma maldição sobre a descendência toda de uma pessoa, ou seja, de um povo inteiro, apenas por que um indivíduo viu o pai bebum pelado como razoável é inadmissível. E se deus viu eachou certo, é por que ele pensava assim na época. Como você hão de concordar que ele não agiria assim nos dias de hoje, então só podemos concuir que deus mudou. Se mudou, não é "o mesmo de sempre". Se ele aceitou que Noé amaldiçoasse a descêndencia toda de Canaã, mesmo os que viriam a nascer

Elohara

Juliana, os negros não são amaldiçoados sua estúpida e racista diabólica. Amaldiçoada está você que está morta de inveja das belas mulheres negras que em muito ultrapassam a sua desprezível figura. Vá se benzer vai e leia mais a bíblia.

albert oliveira

os racistas imundos se aproveitam até hoje dessa pasagem biblica para justificarem suas atrocidades achando que vão para o céu por causa disso.O islã hoje em dia faz oq os cristão do passado fizeram.matar e subjugar pessoas achando q estão fazendo um grand favor a Deus.sem mais...

antonio josé

CANAÃ, UMA NAÇÃO AMALDIÇOADA POR UM BÊBADO DE VINHO, ,BÊBADO NÃO TEM MESMO FREIO NA LINGUA.RA RA RA

Roberio Araujo Costa

fICO COM A BASE DE LEV. 20;11 QUEBRA MAIS FÁCIL ESSA GRANDE INTRANSPARENCIA.

Carlos Alberto Jabra

É muito edificante ao se fazer um estudo mais aprofundado sobre os textos bíblicos, pois sem essas ferramentas fica-se sujeito a expor princípios proprios e não a verdadeira Palavra do Senhor Nosso DEUS. Estou em Milagres, uma cidade do Ceará e caso possa postar alguns estudos específicos para Evangelismo fico muito grato. Sem mais agradeço: No Eterno Amor de CRISTO.

Carlos Alberto Jabra

É muito edificante ao se fazer um estudo mais aprofundado sobre os textos bíblicos, pois sem essas ferramentas fica-se sujeito a expor princípios proprios e não a verdadeira Palavra do Senhor Nosso DEUS. Estou em Milagres, uma cidade do Ceará e caso possa postar alguns estudos específicos para Evangelismo fico muito grato. Sem mais agradeço: No Eterno Amor de CRISTO.

daniel abreu

eu vejo, que cam, (como existe duas visões sobre esse caso) eu estou ensinado duas colocação uma , ele teve o desejo, e outra a desonra. vejo, que a segunda opção é mais clara, e e a primeira, seria terrível, pois, desejar o próprio pai, seria terrível, temos que respeitar, sempre e amar sempre no amor de adonai shalom

Geziel Amorim Roma

Pr. participei da 21ª conferência de Escola Dominical, e goataria de receber o material que foi disponibilizado para os congressistas. Um abraço, Paz!

roberto

gostaria de saber sobre a segunda oportunidade para se salvar.os da tribulação

istenio

muito proveitoso, pois a muito tempo estava querendo essa informação Deus lhe abençoe

FERNANDO JOSÉ

Muito bom o texto, UM TANTO ENSINADOR, ESCLARECEDOR, CATEDRÁTICO... MAS, FICAM COMIGO AS MESMAS DÚVIDAS, JÁ SUPRACITADAS: "EXTINÇÃO DOS CANANEUS", "PROVAS DE QUE CANAÃ ESTAVA PRESENTE"! + 1 VEZ: ÓTIMAS POSTAGENS, BOM TEXTO! A PAZ...

Arnaldo Ribeiro

O SENHOR VIU A NEFASTA HOMOLOGAÇÃO DA UNIÃO HOMOSSEXUAL, E, COM ELA , O RECRUDESCIMENTO DA IMORALIDADE NO MUNDO: (JB.6.65) – POR CAUSA DISTO É QUE VOS TENHO DITO: (SL.78.1) – ESCUTAI, POVO MEU, A MINHA LEI, PRESTAI OUVIDOS AS PALAVRAS DA MINHA BOCA: (NE.4.19) – Disse eu aos nobres, aos magistrados, e ao resto do povo: (DT.29.10) – Vós estais hoje perante o Senhor vosso Deus, os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos, todos os Homens de Israel: (LS.6.2/4) – Ouvi, pois, ó

severino Soares da cruz

Artigo muito interessante

juliana

tenho certeza q essa maldiçao aplacou toda a humanidade e por isso surgiram os negros...fruto de uma maldiçao....

Will

A paz Pr.O seu artigo irá me ajudar a responder esse tipo de questionamento que as pessoas fazem, mas gostaria de tirar uma duvida. Em qual época os cananitas foram extintos, já que lemos sobre uma mulher cananéia, no tempo de Jesus, em Mt 15.22?

martins monteiro da paz

gostei e me edifiquei bastante com o comentario e lendo o texto de gn:9;20-29 nao encontrei no texto onde diz que canaa, filho de cam,estava no momento em que seu pai ve a nudez do seu avô gostaia de uma melhor explicaçao se possivel,que DEUS continue abençoando seu ministerio

martins monteiro da paz

gostei e me edifiquei bastante com o comentario e lendo o texto de gn:9;20-29 nao encontrei no texto onde diz que canaa, filho de cam,estava no momento em que seu pai ve a nudez do seu avô gostaia de uma melhor explicaçao se possivel,que DEUS continue abençoando seu ministerio

Gessivaldo c.Nascimento

A Paz do Senhor Jesus. Muito bom! Esse esclarecimento vai me ajudar a tirar duvida de algumas pessoas.

Du

Muito bom, como sempre esclarecedor, gostaria se possivel de postagens com artigos sobre a origem dos negros, sou questionado e as leituras que fiz são pouco esclarecedoras.. Abraço

Elisiane Lima

Excelente Pastor Esdras!! Vejam o que uma boa exegese é capaz de revelar!! Tenho guardado todos esses riquíssimos textos. Parabéns...

Deixe seu comentário







Perfil

Esdras Costa Bentho Teólogo, Bacharel e Licenciado em Teologia com especialização em Hermenêutica; graduado em Pedagogia (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Formação de Professores), e escritor. Atualmente concluindo o Mestrado em Teologia pela PUC, RJ, atua como professor na Faecad, RJ, trabalha como editor de Bíblias e revisor sênior para editoras cristãs.

É autor dos livros “A Família no Antigo Testamento – História e Sociologia” e “Hermenêutica Fácil e Descomplicada”, e co-autor de “Davi: As vitórias e derrotas de um homem de Deus”, todos títulos da CPAD.

COLUNISTAS