Colunistas

Pr. Esdras Bentho

Pr. Esdras Bentho

Lições Bíblicas 2018: A Supremacia de Cristo

Sab, 16/12/2017 por

Parabenizo ao prezado pastor e teólogo assembleiano José Gonçalves pelo excelente e maravilhoso comentário de Lições Bíblicas (1º. Trimestre de 2018, CPAD), sob o tema: A Supremacia de Cristo: Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus. Li toda a lição e afirmo sem qualquer equívoco que é a melhor Lição Bíblica escrita nos últimos dez anos. A lição não deve nada aos melhores comentários de Hebreus e aos grandes biblistas neotestamentários de nosso tempo. O comentário é marcado por uma exegese segura e sintética, como é necessário em Lições Bíblicas. Sem preciosismos, que nada contribui no manejo da lição pelo docente, o comentarista desenvolve os temas com muita segurança hermenêutica e aplicações contextualizadas para a igreja hodierna. O autor apresentou os temas com muita maestria e didática. Empregando jogo de linguagem nos tópicos das lições, que facilita o trabalho mnemônico e de assimilação por parte do professorado e do alunato, as lições estão quase irretocáveis.

Esta lição apresenta o amadurecimento dos teólogos assembleianos brasileiros e nossa vocação para estudos bíblicos dirigidos tanto aos leigos de nossa comunidade como também aos doutos, que graças a Deus não são poucos em nossa denominação. Isso também é observado nas lições de jovens, nas quais um novo casting de comentaristas, oriundos das ADs, apresentam lições com muita qualidade e linguagem performativa, dirigida a um grupo cada vez mais exigente. Daqui a alguns anos, os jovens de hoje estudarão as lições bíblicas de adultos, e não encontrarão hiatos entre os comentários de ambas faixas, se se manter a mesmíssima qualidade que é observada nA Supremacia de Cristo.

A CPAD, por meio de nosso irmão, diretor executivo, Dr. Ronaldo Rodrigues de Souza, a gerência de publicações, Pr. Alexandre Coelho, dos consultores teológicos, Pr. Antônio Gilberto e Pr. Claudionor de Andrade, bem como do chefe de educação cristã, Pr. César Moisés e todos os pedagogos e teólogos de educação cristã, conferencista Telma Bueno e professor Marcelo Oliveira, estão todos de parabéns pelo excelente trabalho prestado em prol da edificação da igreja do Senhor, por mais esse esplendido comentário.

 

Quanto a mim, estou em Ariquemes, Rondônia, ministrando para professores da EBD, ocasião na qual farei uma síntese de toda lição, destacando algumas como exemplo para os professores observarem o planejamento, a didática, e a relação entre exegese e comentário devocional.

1 comentário

Elias Mota Soares

A PAZ DO SENHOR! EU ESTUDEI A LIÇÃO E CONFESSO QUE É EXCELENTE! QUE DEUS ABENÇOE MUITÍSSIMO A CPAD! AMÉM.

Deixe seu comentário







Perfil

Esdras Costa Bentho Teólogo, Bacharel e Licenciado em Teologia com especialização em Hermenêutica; graduado em Pedagogia (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Formação de Professores), e escritor. Atualmente concluindo o Mestrado em Teologia pela PUC, RJ, atua como professor na Faecad, RJ, trabalha como editor de Bíblias e revisor sênior para editoras cristãs.

É autor dos livros “A Família no Antigo Testamento – História e Sociologia” e “Hermenêutica Fácil e Descomplicada”, e co-autor de “Davi: As vitórias e derrotas de um homem de Deus”, todos títulos da CPAD.

COLUNISTAS