17/05/2011 08:32

A Maldição de Noé, a homossexualidade e a raça negra

Qual foi o pecado de Cam?

Muitas pessoas ignoram a correta interpretação da bênção e maldição de Noé sobre os seus filhos. Na maioria das vezes por desconhecer as línguas originais e pelo fato de usarem o texto bíblico sem refletir corretamente a respeito de seu significado. Muitas distorções surgem dessa eisegese, que força o texto a dizer o que não diz para servir de pretexto e prova para debates contemporâneos. O presente artigo pretende dar uma resposta aos desvios de análise e interpretação dessa passagem, colocada no cenário hodierno para justificar o debate em torno de certa polêmica.

Após as narrativas que estabelecem a aliança de Deus com Noé e seus filhos, segue-se uma tragédia na família de Noé (Gn 9.20-29). Um resumo dos fatos sucedidos facilitará a compreensão da narrativa:

    a) Noé se embriagou com o vinho da própria vinha (vs.20,21);

    b) Embriagado, apareceu nu dentro de sua própria tenda (v.21);

    c) Seu filho Cam e seu neto Canaã viram a nudez de seu pai e dele zombaram (v.22);

    d) Sem e Jafé ao tomarem conhecimento do fato, cobrem seu pai Noé, sem contemplar-lhe a nudez (v.23);

    e) Noé ao acordar profetiza bênçãos e maldições sobre os seus três filhos baseado nos atos anteriores (vs.24-27).

    Tem-se discutido muito acerca do ato de Cam e de seu filho Canaã, algumas das propostas de certos intérpretes vão desde o homossexualismo até a castração.

  Certos autores afirmam, sem apresentar qualquer base exegética que sustente suas afirmações, que o pecado pelo qual Canaã foi amaldiçoado foi o homossexualismo.

 Outros intérpretes mencionam Levítico 18 acerca dos atos sexuais praticados na terra de Canaã como uma referência de que os descendentes de Canaã continuaram a prática iniciada por seu pai. Pura fantasia! Relações das quais são narradas em Levítico 18.6-18, não era ato apenas dos cananitas e dos egípcios (descendentes de Cam – o Egito era descendente de Mizraim e não de Canaã) quase todas as civilizações do Oriente Próximo praticavam essas aberrações. A expressão “descobrir a nudez” (eufemismo para relações sexuais incestuosas -Lv 18), não deve ser confundida com “ver a nudez” (Gn 9.22), mesmo que, o texto de Gn 9.21, segundo Ellicott, traduz-se por (Noé) “despiu-se a si mesmo”. A expressão pode ser traduzida em sentido passivo,  “descobriu-se” (a ação é praticada por Noé). A referência remota está no contexto de Deuteronômio 27.16 e não Levítico 18.6-18.

 O termo nudez é usado nesse texto basicamente com o sentido de “estar exposto” e o verbo “ver” deve ser tomado em seu sentido próprio. Assim, a expressão “vendo a nudez do pai”, deve ser entendida em seu sentido óbvio e original, sem qualquer indicação de que existe uma mensagem oculta nas entrelinhas do texto. Cam encontrou seu pai desnudo na tenda, achou graça do episódio, e ridicularizou o pai na presença de seus irmãos.

O hebraico possui pelo menos três termos para nudez, procedente do verbo ‘ûr (estar exposta à vista das pessoas; ser desnudado): ‘erôm (adjetivo, nu; substantivo, nudez); ‘ârôm (nu) e ma‘adrom (nu), qualquer um desses termos significa a mesma coisa, exceto quando o uso é figurado para descrever a opressão (Jó 24.7, 10; Is 58.7), ou mesmo a pobreza ou falta de recursos como em Jó 1.21. Um outro sentido é descrever a nudez tanto espiritual quanto física (Gn 3.7, 10,11), e até mesmo de que o sheol está desnudo diante de Deus (Jó 26.6; Sl 139.7), mas jamais o vocábulo é usado como eufemismo para o ato homossexual. O sentido primário é a condição de estar exposto, estar desnudo à vista das pessoas. Uma questão especial é o caso primevo de que Adão e sua esposa estavam nus diante de Deus na condição tanto física quanto espiritual. No sentido espiritual estavam conscientes de sua culpa e incapaz de escondê-la do Criador.

 A posição exegética de que o pecado de Cam e Canaã tenha sido contemplar de modo desrespeitoso a nudez do pai, encontra sua confirmação no versículo 25 que atesta que Sem e Jafé, para não recair no mesmo erro: “tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem”. O contexto de Deuteronômio 27.16 reforça simetricamente o conceito expendido: “Maldito quem desonrar o seu pai ou a sua mãe”.  Lembremos que na antiga sociedade hebraica, ver a nudez de pai ou mãe era considerado uma calamidade social grave, e um filho ou filha ver tal nudez propositadamente era um lapso sério da moralidade entre pais e filhos. Portanto, Cam errou gravemente, de acordo com os padrões de sua época. E não somente errou pessoalmente, mas também correu até seus irmãos, fazendo do incidente um motivo de zombaria.

Ao contrário de Cam e Canaã, Sem e Jafé evitaram cuidadosamente de incidir no mesmo equívoco de seu irmão e sobrinho (v.23). Ao despertar do sono e recuperar-se da embriaguez, Noé toma conhecimento dos atos de seus filhos, e seguindo a tradição do seu tempo pronuncia maldições e bênçãos segundo o agir de cada um deles.

    a) A maldição sobre Canaã


Acredita-se que para que a maldição recaísse sobre Canaã, ele tenha participado de alguma forma do desrespeitoso ato de seu pai Cam. Das 63 ocorrências do termo ārar (maldição) no Antigo Testamento, o verbo ocorre por 12 vezes como antônimo do verbo abençoar (bārak), e um desses casos é o versículo 25 do texto em apreço. Seguindo os conceitos anteriores (Gn 3.14, 17; 4.11), o sentido primário é de que Canaã e sua descendência estariam banidos, cercados de obstáculos e sem forças para resistirem seus inimigos tornando-se escravos dos escravos (ebed ‘abādîm). Devemos notar, contudo, que embora Cam tivesse outros filhos além de Canaã (Cuxe, Mizraim e Pute – Gn 10.6), a maldição foi especificamente para Canaã e seus descendentes, isto é, os cananeus da Palestina, e não Cuxe e Pute, que provavelmente se tornaram os ancestrais dos etíopes e dos povos negros da África. O cumprimento dessa maldição fez-se à época da vitória de Josué (1400 a.C.) e também na conquista da Fenícia e dos demais povos cananeus pelos persas. Por fim, não se trata de uma maldição dirigida aos negros africanos como costuma afirmar certos intérpretes. Os canaanitas foram totalmente extintos segundo a posição de vários biblistas e historiadores.

    b) A bênção sobre Sem

Particular atenção deve ser considerada aos textos que tratam da bênção sobre Sem e seu irmão Jafé. O primeiro deles é que para Sem o nome divino usado é YaHWeH El enquanto para Jafé é 'Elohîm. Os dois nomes são significativos dentro do contexto da promessa messiânica a Sem. O texto não diz “Bendito seja Sem”, mas “Bendito seja YaHWeH El de Sem”, isto é, “YaHWeH será tanto o Deus quanto a bênção de Sem”. Canaã por sua vez não seria submisso apenas ao Deus de Sem, mas ao próprio irmão. Aos descendentes de Sem seriam confiados a Aliança e o conhecimento do Senhor e através dela sairia o Messias.

    c) A bênção sobre Jafé


 A bênção do Senhor sobre Jafé está subordinada a de Sem: “habite ele nas tendas de Sem”, o que equivale a dizer que Jafé e Sem teriam relações diplomáticas amigáveis. Todavia, ’Elohîm engrandeceria a Jafé de tal forma que Canaã lhe seria servo (v.27). Além de Canaã receber a sua sentença imprecatória, esta foi reforçada em cada bênção pronunciada a seus irmãos. Os cananitas seriam escravos tanto dos semitas (linhagem judaica) quanto dos jafetitas (povos indo-europeus).

Assim, o pecado de Cam não foi a homossexualidade e a maldição sobre os seus descendentes não foi a cor negra.

81 comentário
Facebook Compartilhe

COMENTÁRIOS

  • De: Clayton.ks

    Comentario: Paz a todos...lendo os comentários achei interessante os pensamentos de diversos pontos mais uma coisa que eu tenho por irrelevante e gastarmos tempo discutindo as divergências doutrinárias enquanto nossa família está a caminho do inferno irmãos não interessa quem amaldiçoou quem ou porque negrosboi bbrancos vamos nos preocupar com vidas o resto ache quem quiser e quarde pra si...Deus não reveloi o que não nos compete e se não estiver satisfeito mora salvo e pergunta pra Deus lá no c
  • De: crisinha

    Comentario: Fabulas judaicas, em que nem mesmo os judeus acreditam.
  • De: Cleia

    Comentario: Nossa nunca li tanta asneiras como alguns comentários aqui feitos,,,nossa não temos que viver o passado e sim o presente e aguardando o futuro a nova aliança em Cristo e uma vida de santidade e retidão diante do Pai, nossa vamos amadurecer e crescer em conhecimento e sabedoria!!!!
  • De: Eduardo Miguel da Silva

    Comentario: Acredito que um livro escrito há mais de 3.000 anos teve seu contexto original interpretado por algumas vezes, o que pode trazer divergências na interpretação original. Todo homem tem o livre arbítrio e acredito que não se deve amadiçoar ninguém. Devemos discutir o amor entre os homens, não a discórdia nem a cor.
  • De: pauloricardo

    Comentario: ler abiblia qlqr retardado le ate o diabo ja leu, ter sabedoria e aproveitar os ensinamentos e repreender corrigir seu defeito e p/ pouco ,o livre abitro fz c; q os inteleqtuaie eguinorante interpreta como qira ,
  • De: DANIELA

    Comentario: MUITO BOM O ESTUDO BIBLICO...POUCOS PODEM ENTENDER ESTE LIVRO POIS PARA ENTENDER TERÁ QUE TER DISCERNIMENTO DO ESPIRITO SANTO...
  • De: Isaque Crispim

    Comentario: O sujeito enche a cara de mé, dança pelado, é merecidamente zombado, e depois no meio da ressaca ainda se acha no direito de praguejar os outros, um verdadeiro FANFARRÃO esse Noé!! Mais um belo exemplo de sensatez bíblica!!
  • De: marcelo silveira

    Comentario: irmaos devemos orar e viver em comunhao.por favor leiam o sl 133. deus abencoe
  • De: ANTONIO

    Comentario: Januario , vai se converter !!!!
  • De: valmir vitor

    Comentario: Bem, vamos lá: tenho 65 anos de idade, sou negro e fui criado dentro de Uma Igreja Evangélica. Tal assunto (raça negra amaldiçoada por Deus), nunca fez parte de nossa estudos nestes anos todos, como cristão, tal fato "bíblico" foi completamente ignorado, por todos os " estudiosos" das es crituras,mas bastou o infeliz do "pastor" ? marcos balbuciar tal idiotice, e todo mundo fica procurando chifre em cabeça de cobra, nos escritos sagrados, e tudo vira um tremendo blablabá, idiota. Noss
  • De: JOSE ALCANTARA BANDEIRA M

    Comentario: BOA NOITE A TODOS, GRAÇA E PAZ EM NOME DE DEUS PI ,FILHO E ESPIRITO SANTO. MEU IRMÃO NÃO VI NA BIBLIA NEHUMA PASSAGEM EM GENESES QUE NARRA QUE O FILHO DE NOÉ CAM E SEU NETO ZOMBARAM AO VEREM A SUA NUDEZ . GOSTARIA QUE DETALHES JÁ QUE ESTA PASSAGEM É NARADA DE FORMA LITERAL MAIS CLARA , JÁ QUE O TEXTO É LITERAL QUEM ACRESCENTOU,ETAS PALAVRAS E VIRAM A NUDEZ DO SEU PAI E DELE ZOMBARAM.
  • De: valter santos

    Comentario: Cada vez que os escritos antigos iam sendo recopiados, retraduzidos e adaptados pra uma época, o copista ou tradutor punha um tempero a mais: talvez por ignorância, de proposito ou por simplesmente dedução. Se pegarmos um texto em língua portuguesa datando de 500 a 600 anos atrás, nem tudo se entende da escrita amenos que tenha estudado a gramática da época. imaginem! - Um texto escrito a 3000 anos, sem pontuação, que já passou por inúmeras traduções, e alguém vem me dizer que é
  • De: vera lucia cesar

    Comentario: Matou todos os primogênitos do Egito, as primícias do vigor varonil das tendas de Cam. Salmos 78:51 Então Israel foi para o Egito, Jacó viveu como estrangeiro na terra de Cam. Salmos 105:23 Então enviou seu servo Moisés, e Arão, a quem tinha escolhido, por meio dos quais realizou os seus sinais miraculosos e as suas maravilhas na terra de Cam. Ele enviou trevas, e houve trevas, e eles não se rebelaram contra as suas palavras. Ele transformou as águas deles em sangue, causando a morte do
  • De: Alexandre

    Comentario: Não vejo fatos comprovados da Teoria de Darwin que a tornem como absoluta na comprovação das orígens das espécies. O interessante é ver ateus se absterem de inteligência emocional e abraçarem tudo, que segundo eles, contradizem a existência de Deus. Neste fato vejo os ateus como uma religião militante (que tenta religar o homem ao seu desejo de explicar o que ainda não compreende por uma ciência hipotética), tão militante a ter uma fé irracional de querer negar a Deus mesmo que n?
  • De: Vania

    Comentario: Meu Deus, o que é isso! O autor só fez explicações, retirando os mau entendidos que muitas pessoas têm, sobre as raças. E deixa claro que os negros NAO PROVÊM DE CANAÃ, QUE FOI O AMALDIÇOADO! "Devemos notar, contudo, que embora Cam tivesse outros filhos além de Canaã (Cuxe, Mizraim e Pute ? Gn 10.6), a maldição foi especificamente para Canaã e seus descendentes, isto é, os cananeus da Palestina, e não Cuxe e Pute, que provavelmente se tornaram os ancestrais dos etíopes e dos p
  • De: Paulo

    Comentario: eita Laiza Calixto Barcelos, eu acho que vc queria dizer era relacionamento homo afetivo, que é a relaçao de amor entre pai e filho, avo e neto, irmao com irmao, mae com filha, irma com irma. nao tem nada ha ver com homoerotismo, que é a relaçao homossexual.
  • De: inacio santos

    Comentario: Seria revoltante se não fosse trágico, o fato de um blog, que tem como proposito os interesses dos afro brasileiros, postar em suas paginas um post, que tem como chamada: porque existe Cinco evidências que Jesus não era branco ? http://negrosnegrascristaos.ning.com/profiles/blogs/cinco-evidencias-que-jesus-nao Postado por Hernani Francisco da Silva em 28 junho 2011 Dentre todos os males das religiões, o mais perverso seria á imposição de dogmas religiosos dos vencedores aos povos dom
  • De: luis henriques

    Comentario: Muito bom o estudo, mas ainda continuo pesquisando esta história, abraços.....
  • De: ANTONIO ALVIM

    Comentario: De:ANTONIO muitos gostam de falar em relação a cor da pele,quando DEUS amaldiçoou a caim também falaram de cor,em relação a CAM E CANAÃ, também,quando DEUS falou sobre raça não intitulou branco preto asiático{amarelo},e sim raça na mente seu modo deplorável de pensar,disse JESUS raça de víboras no modo de enganar o povo que a instituição cotólica sempre procurou levar o povo a afastar-se de DEUS .SOMO TODOS FILHO DE DEUS ,negros brancos ,não gosto desse jeito de preto ou br
  • De: wagner

    Comentario: Só para informar... não há erros de português, como disse Mauricio Pasche. Exegese é "tirar" a interpretação a partir do texto. Eisegese é "colocar" uma interpretação usando o texto. No contrato do banco fazem exegese, mas nas Escrituras querem fazer eisegese!!! Sobre o texto: foi esclarecedor. Agradeço ao autor.
  • De: Jafé Madai

    Comentario: Boa tarde à todos. Meus queridos e amados amigos, situação complicada essa, hein? bem, penso no seguinte, acredito que uma pessoa possa sofrer uma maldição por causa de uma desobediência com uma lei, ordem, estatuto, desobediência aos pais, etc. No caso de Cam, o livro da bíblia deixa claro que ele recebeu uma punição por ter agido de forma errada, porém acho que isso não está relacionado diretamente com os negros serem amaldiçoados, especialmente os que vivem e nasceram no contine
  • De: Jafé Madai

    Comentario: Boa tarde à todos. Meus queridos e amados amigos, situação complicada essa, hein? bem, penso no seguinte, acredito que uma pessoa possa sofrer uma maldição por causa de uma desobediência com uma lei, ordem, estatuto, desobediência aos pais, etc. No caso de Cam, o livro da bíblia deixa claro que ele recebeu uma punição por ter agido de forma errada, porém acho que isso não está relacionado diretamente com os negros serem amaldiçoados, especialmente os que vivem e nasceram no contine
  • De: Margareth

    Comentario: Misericórdia meu Deus!!!
  • De: Laiza Calixto Barcelos

    Comentario: A respeito da maldição... Primeiro temos que lembrar que Deus age pelo que temos no nosso coração e nada é feito sem a permissão dele. Se Noé o amaldiçoou, e essa maldição foi realmente conduzida, houve aprovação de Deus. E Deus sabia o que tinha no coração dele... um pecado não se justifica com outro.. ´Noé estava errado, mas certamente teve as consequências disso, a nudez naquela época era considerado calamidade social, como se hoje vc tirasse a roupoa e saísse na rua nu
  • De: Laiza Calixto Barcelos

    Comentario: Convém mencionar na observação do autor, logo no início quando ele diz que existe uma possibilidade de homosexualismo, posso afirmar que não existe. Se existiu o ato sexual entre Canaã, Cam e o pai, isto pois não é homosexualismo pois não tinha ali a prática do amor. Embora condenado por algumas igrejas, homossexualismo não é o ato sexual carnal, sem escrupulos...homessexualismo é o fato de duas pessoas do mesmo sexo terem compatibilidade de sentimentos, sentimento de amor, de fid
  • De: MARCOS RODRIGUES SANTOS

    Comentario: NÓE PRA MIM FOI O MAIS ERRADO DA HISTÓRIA. PRIMEIRO, QUE NÃO SEGUIU A ORDENANÇA DE DEUS AO SAIR DA ARCA. SEGUNDO, QUE FOI LOGO SE EMBRIAGANDO. CAM ERROU FEIO , MAS NOÉ EXAGEROU AO AMALDIÇOAR CANAÃ. PARA MIM NÃO TEM DESCULPAS PARA ELE. ERRADO É O MAIS VELHO.
  • De: Luis carlos

    Comentario: É uma pena que as pessoas fiquem discutindo esses assuntos nos dias de hoje, e principalmente na internet, coisas que não vai levar ninguém a lugar nenhum. Tudo isso não é interessante que é comentado, não é interessante aos verdadeiros adoradores de um Deus todo poderoso, que ama e cuida de todos, que a própria Bíblia diz que ele não faz acepção de pessoas. Não importa a cor, raça, oque deve estar em discussão é o pecado, que leva o homem a condenação no lago de fogo. Deu ama
  • De: Mauricio Pasche

    Comentario: Apesar de alguns erros de Português ("eisegese", por exemplo), o texto foi bem desenvolvido. Concordo que a "maldição" lançada sobre Canaã (filho de Cam), não se justifica pela participação do filho no pecado de seu pai. Sequer há NENHUMA subjeção que, pai e filho, tenham DEBOCHADO de Noé, como afirma este texto. Outro fato que foi ignorado nesta exegese, foi a presença do pronome oblíquo LHE (verso 24 do capítulo 9 de Gênesis). A presença de tal pronome no texto sugere UMA AÇ
  • De: Luiz do Espirito Santo

    Comentario: Visionário é o idiota que acredita em maldição. Quem é que possui o poder para amaldiçoar ALGUÉM, neste mundo de meu DEUS ? Se nos dias de hoje deparamos com uma legião de IDIOTAS e IGNORANTES, imaginem naquela época perdida na historia !
  • De: PAMMERA

    Comentario: ALGUÉM LEMBRA PQ SOMOS CONSIDERADOS PECADORES? Pq Adão e Eva desobeceram à Deus! Então condenadas estavam as pessoas! Tiinha lógica Pedro , ou Maria morrer por ´nós?-Não! Por isso Deus envio um homem que fosse perfeito e sem pecado como Adão era no início.Além de Adão, o único perfeito é Jesus! Onde quero chegar com isso é: Que me importa se uns acham que os negros e homossexuais são malditos? Me importa que Jesus veio para salvar o que estava condenado(pelo pecado de adão).Cris

COMENTE





COLUNISTAS

Fechar RECEBA INFORMATIVO
teste