03/02/2011 19:17

Inferno: Mito ou Realidade

O que diz a Bíblia sobre o inferno.

Você já percebeu que quase tudo (ou tudo) na vida é constituído de opostos: doce e amargo, quente e frio, branco e preto, rico e pobre, bem e mal, bonito e feio, positivo e negativo, justiça e injustiça, homem e mulher, gordo e magro, santidade e pecado. Assim, se existe um Céu também existe um Inferno, mesmo que esta verdade incomode muitas pessoas. Negar a realidade do Inferno não muda o fato de que ele existe.

Nesta artigo estudaremos os ensinos da Bíblia a respeito do Inferno e veremos que o Inferno é tão real quanto o Céu.


I. DESCOBRINDO A VERDADE

1. Opiniões erradas a respeito do Inferno. Muitas pessoas negam a existência do Inferno considerando-o um mito inventado pelos contadores de história da Grécia antiga. Estes são aqueles que não distinguem perfeitamente a ficção da realidade. Outros afirmam que o Inferno é uma invenção da Igreja Medieval para impedir as pessoas de se rebelarem contra o poder eclesiástico. Estes são aqueles que culpam a igreja pelo medo que as pessoas têm do castigo eterno. Há ainda os que pensam que o Inferno é aqui na terra. São os mesmos que acreditam que “o que aqui se faz aqui se paga”. Todavia, nenhuma dessas pessoas tem autoridade para afirmar ou negar a existência do Inferno.

2. Os ensinos da Bíblia acerca do Inferno. De acordo com a Bíblia o Inferno é um lugar real. Não é ficção, muito menos uma forma de dominação sobre as mentes fracas. Pelo contrário, é um lugar de sofrimento eterno para aqueles que não amam a Deus. Creia na Palavra de Deus quando ela afirma que o Inferno existe. Vejamos algumas afirmações a respeito do Inferno.

a) O rei Davi. Davi foi rei, músico, guerreiro, escritor e poeta. No Salmo 9.17 ele afirma que “os ímpios serão lançados no inferno” (ARC). De acordo com Davi, o inferno é um lugar de tormento e julgamento dos homens maus. Ele falou do Inferno nos Salmos 16.10 e 18.5, como um lugar de angústias, aperto e tristeza.

b) O profeta Daniel. Daniel foi um profeta de Israel levado como prisioneiro pelos babilônicos quando ainda era muito jovem. Ele profetizou a respeito da glória e queda de impérios como a Grécia e Roma. No capítulo 12, versículo 2 de seu livro, ele recebeu uma mensagem de um anjo que lhe disse que “Muitos dos que já tiverem morrido viverão de novo: uns terão a vida eterna [no Céu], e outros sofrerão o castigo eterno e a desgraça eterna [no Inferno].

c) Jesus, o Filho de Deus. Ninguém tem mais autoridade para falar do Inferno do que Jesus, o Filho de Deus. Para desespero de algumas pessoas, Jesus confirmou que o Inferno é um lugar real. Ele disse em Mateus 5.29,30: “Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno” (ARC). Ainda em Mateus 10.28 Jesus afirmou: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (ARC). Jesus muito ensinou sobre o inferno em outros textos, segundo Ele o inferno é um lugar de “pranto e ranger de dentes” (Mateus 13.49,50 - ARC), “preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25.41 – ARC), “onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga” (Marcos 9.43-48 – ARC). Leia  o texto de Lucas 16.19-31.

d) João, o Apóstolo. Ele foi o escritor do livro de Apocalipse. Nesta obra, João descreve o inferno como um lugar de tormento eterno com fogo ardente e enxofre (14.10,11; 19.10; 20.11-15). De acordo com a Bíblia “os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos” serão lançados no “lago onde queima o fogo e o enxofre” (21.8 – NTLH). 

Este terrível lugar foi preparado para o Diabo e seus anjos. Porém muitas pessoas rejeitam a Jesus, como único e suficiente Salvador e, como conseqüência, o Filho de Deus também as rejeitará quando chegar o Dia de o Senhor julgar os homens.

II. COMPREENDENDO A VERDADE

Por meio dos Salmos de Davi, da profecia de Daniel, do ensino de Jesus e da revelação dada ao apóstolo João aprendemos que o Inferno existe. Agora, compreenderemos três verdades a respeito do Inferno.

1ª Verdade: O Inferno foi criado para que Satanás e seus demônios recebam o justo castigo pelas suas maldades. O inferno não foi criado para os homens, mas sim para que o Diabo e os demônios recebam a devida punição por suas maldades: “Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25.41 - ARC). Saber que o Inferno não foi criado para a criatura humana é uma verdade confortadora, entretanto, as pessoas que rejeitam ao Senhor Jesus serão condôminos com o Diabo nesse lar infernal. 

2ª Verdade: O Inferno será o último e definitivo lar daqueles que rejeitam a Jesus e praticam a maldade.
Em Mateus 13.40-42 Jesus afirmou que: “Assim como o joio é ajuntado e jogado no fogo, assim também será no fim dos tempos. O Filho do Homem mandará os seus anjos, e eles ajuntarão e tirarão do seu Reino todos os que fazem com que os outros pequem e também todos os que praticam o mal. Depois os anjos jogarão essas pessoas na fornalha de fogo, onde vão chorar e ranger os dentes de desespero” (NTLH).

3ª Verdade: O Inferno é uma manifestação da justiça de Deus, que recompensará os justos com o Céu e castigará os maus com o Inferno. A Bíblia afirma que “Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é” (Deuteronômio 32.4 – ARC). Ele é justo em todos os seus caminhos e santo em tudo o que faz (Salmos 145.17). Se em nossa sociedade os maus são justamente punidos ao serem encarcerados para que paguem pelos seus erros, assim também os ímpios serão castigados por Deus ao serem lançados no Inferno. Ainda hoje muitas pessoas que praticam o pecado escapam da justiça dos homens e chegam mesmo a prosperar (Salmos 73.3), entretanto jamais fugirão da justiça de Deus, que retribui a cada um segundo suas obras. Os homens se tornaram tão depravados e malignos que receberão um castigo eterno: o Inferno. A Bíblia diz que se “Deus não deixou escapar os anjos que pecaram, mas os jogou no inferno e os deixou presos com correntes na escuridão, esperando o Dia do Julgamento [...] Ele castigará especialmente os que seguem os seus próprios desejos imorais e desprezam a autoridade dele” (2 Pedro 2.4,10 - NTLH).

4ª Verdade: Jesus Cristo é o único que pode livrar o homem da condenação do Inferno. Aquele que tem poder para lançar o homem no Inferno é o mesmo que tem poder para livrar o homem da condenação do Inferno. Em Lucas 12.5 Jesus afirmou: “Tenham medo de Deus, que, depois de matar o corpo, tem poder para jogar a pessoa no inferno. Sim, repito: tenham medo de Deus” (NTLH Leia mais uma vez o texto de 2 Pedro 2.4-10). Jesus venceu a morte e o Inferno através do poder de sua ressurreição. Em Apocalipse 1.18 o Senhor afirma: “Fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno” (ARC). Ter “as chaves” significa ter “autoridade sobre”. Jesus tem autoridade e poder sobre a morte e o inferno. Em 1 Coríntios 15.55, Paulo, depois de compreender o poder de Cristo sobre a morte, disse: “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?”. Portanto, Jesus tem poder e autoridade para livrar o pecador da condenação do Inferno. Ele quer livrar o homem desta condenação eterna. Seja fiel ao Senhor Jesus e serás salvo desta terrível condenação.

III. APLICANDO A VERDADE

A morte e o Inferno são duas realidades presentes no mundo, assim também como a vida e o Céu. Certa vez um cristão foi vitimado por febre tifo e, na manhã de sua partida deste mundo, chamou a esposa e disse: “Querida, preguei muito acerca do céu, tentando descrever a beleza celeste aos homens, porém nunca sonhei com um céu tão belo como este que agora vejo!” Não temas o Inferno, mas tenhas vontade de ir morar no Céu com Cristo. Jesus preparou o Inferno para o Diabo, mas o Céu para aqueles que o amam. Qual das duas opções você deseja? O Céu. Mas para isto é necessário crer em Jesus como Salvador e servi-lo fielmente até o fim.

PENSE
Disse Jesus: “Não tenham medo. Eu sou o Primeiro e o Último. Eu sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos” (Apocalipse 1.17,18).

14 comentário
Facebook Compartilhe

COMENTÁRIOS

  • De: Wagner Rodrigues de sousa

    Comentario: Acredito muito na vida e gosto de viver a cada instante,sou um cidadão correto,amo o meu próximo,respeito as pessoas e todos os seres vivos,acredito na ciência moderna. Pastor me diga se conhece alguém que mora no céu e que está gostando do paraíso,e alguém que está no inferno que tem contato com o senhor,se provar com documento eu vou fazer a minha escolha. A resposta talvez mais próxima da verdade seria existe sim o Inferno e o Céu,mas ninguém tem certeza então isso é um mistéri
  • De: Claudinei

    Comentario: Paz, conheco voce Professor Pr. Esdras. a palavra inferno existe no Hebraico ou Grego ?
  • De: zulema silveira

    Comentario: os homens podem fazermuitos cursos,mas so o espirito santo revela,a muitas contradiçoes na biblia sobre o inferno,por exemplo quando diz que o mar devolvera os mortos,porque o mar no inferno tem mar?o inferno lembra a doutrina do purgatorio.e lembra castigo duplo,sofre primeiro la ,depois no lago de fogo,volta emeia me sinto tocada a estudar sobre isso.
  • De: SIDINEI

    Comentario: O MUNDO ATUAL COMO CRISTO DISSE: SÃO SOMBRAS DAS COISAS FUTURAS. MUITAS COISAS ESCRITAS NA LETRA AINDA ESTÃO ESCONDIDAS DE MUITOS E SÓ SE REVELAM A LUZ DO ESPÍRITO, PARA QUE NENHUM HOMEM CONSIGA DISTORCE-LO, AI SE ENCONTRA A VERDADE. O INFERNO COMO O CEU NÃO HA A MORTE COMO NOS A CONHECEMOS, POIS DE OUTRA FORMA NÃO HAVERIA CHORO E RANGER DE DENTES. ENTÃO O INFERNO FUTURO, EXISTE NO PRESENTE COMO UMA COISA HORRIVEL, TENDO A VER COMO AS COISAS QUE DETESTAMOS, SE DETESTAMOS POBRE, IGNORANTE,
  • De: Eldo santos

    Comentario: EXCELENTE EXPOSIÇÃO DAS VERDADES BÍBLICAS SOBRE O INFERNO "A PRISÃO" PASTOR ESDRAS, MUITOS NÃO QUEREM OUVIR, CONHECER OU PENSAR SOBRE TAL LUGAR OU CONDIÇÃO DE CASTIGO, MAS CONTINUE PREGANDO COM INTREPIDEZ, POIS A VERDADE (BÍBLIA) NÃO EXISTE PARA MASSAGEAR O EGO DO HOMEM, MAS PARA ORDENAR QUE SE ARREPENDAM DE SEUS PECADOS, DEIXANDO TODOS INESCUSÁVEIS DIANTE DE DEUS.
  • De: Isaac

    Comentario: Olá pastor. Discurso falacioso e proselitista. Que tipo de deus perfeito e de infinito amor permitiria isso? Justiça? Os homens sendo maus não possuem uma forma de justiça tão cruel quanto a desse deus que vocês pregam. Aliás, sendo ele onisciente, significa que planejou tudo isso! Absurdo! A bíblia é uma coletânea de lendas e contradições que só alimentam o ódio entre as pessoas e o medo pregado pelos pa$tores aos fiéis. Agora tenha um mínimo de descencia e publique esse
  • De: Pr, Abilio

    Comentario: Glorifico a Deus pela vida desse homen de Deus . que são usados pelo Espirito santo .para mostrar o verdadeiro evangelho .o pai da mentira que é o diabo não gosta quando ensinamos que o inferno é real.
  • De: Neto Schoenman

    Comentario: Amados, Anabela, Andrea, Eshley, O inferno é uma realidade, mas o céu também é, se tivermos um conceito certo de quem nós somos, vamos perceber que a justiça que nossos atos merecem é o infernos, pois somos pecadores. Inimigos de Deus ( ver Romanos 1,2.3), e o salário do pecado é morte. No entanto, quando cremos que Jesus morreu por nós, aquele que veio como um cordeiro limpo para sacrificar-se no lugar de pessoas imundas e depravadas como nós, somos salvos, basta crer nEle. Por
  • De: Cícero

    Comentario: Pastor Esdras, como é o corpo das pessoas no inferno?
  • De: anabela

    Comentario: tenho medo de morrer pois tenho uma menina pequenina, mas só em pensar que posso estar com os entre queridos que já partiram até não tenho assim tanto medo. creio em deus nosso senhor e acredito na vida eterna. tento praticar boas acões mas nem sempre consigo, as vezes cai em tentações, como ter inveja e raiva, mas admito e arrependo-me e peço perdão a deus por este sentimento tão mau que tenho, e peço muito que me perdoe e me encaminhe e me dê luz para a minha vida
  • De: andrea

    Comentario: eu nunca penssei muito em como eu iria morrer mas iria ser legal morrer ao lado de quem eu amo no dia do juizo final vou pedi a deus para me perdoar posso ate ser evangelista mas ninguem e perfeito.
  • De: esheley

    Comentario: tenho um pouco de medo do juiso final ate o porque me acho nova para morrer mas sou evangelista e nao devo ter medo porque nao vou deixa ao senhor e larga a minha salvaçao
  • De: Luiz Antonio Alves de Far

    Comentario: Um assunto muito importânte pois tem crentes q não sabem nada sobre o nosso inimigo o diabo,temos que sabar o lado negativo para poder dá valor o lado positivo das coisas.um abraç Pr lorival
  • De: lorival boaro

    Comentario: todos os opostos que o irmão anotou são vistos ou percebidos a olho nú,enquanto o Céu ou o inferno so depois desta vida sofrida aq na terra. por isso alguns espertalhôes pregam a ñ existência do inferno dizendo q DEUS ñ é esse tirano q pregamos.e tiram vantagens disso principalmemtefinanceira. que DEUS NO Abençoe e nos livre do fogo do inferno.

COMENTE





COLUNISTAS

Fechar RECEBA INFORMATIVO
teste