Home

>>

A Prosperidade Bíblica

Tamanho do texto
22/11/2010 08:05

A Prosperidade Bíblica

José e Uzias como paradigmas da verdadeira prosperidade cristã

A prosperidade no Antigo e Novo Testamento. No Antigo Testamento a palavra hebraica para prosperidade é tsälëach. O vocábulo significa "ter sucesso", "dar bom resultado", "experimentar abundância" e "fecundidade". Já em o Novo Testamento, o vocábulo usado é euodóö, que significa "ir bem", "prosperar", "ter sucesso". Na Almeida Atualizada, a palavra "prosperidade" aparece vinte e três vezes, enquanto na Corrigida onze (Sl 30.6; 35.27; 73.3; 122.7; Pv 1.32; Ec 7.14; Jr 22.21; At 19.25; 1 Co 16.2). Se acrescentarmos as palavras "próspero" e "próspera" teremos muitas outras ocorrências nas duas versões. Portanto, a Bíblia tem muito a ensinar a respeito da prosperidade.

A prosperidade exemplificada na vida de José. No Antigo Testamento, o termo é usado para referir-se ao sucesso que Deus deu a José no Egito (Gn 39.2,3,33). Se tomarmos a vida de José como exemplo, poucos diriam que a trajetória do menino sonhador foi de sucesso: odiado pelos irmãos, vendido aos ismaelitas, escravo e encarcerado no Egito. Quem afirmaria que José foi um homem próspero? A Bíblia. No conceito da teologia da prosperidade e triunfalista, José somente foi bem-sucedido no final da carreira. Mas, anteriormente ele não era abençoado por Deus? Era. Mas apenas os que compreendem o que de fato é a verdadeira prosperidade são capazes de compreender o sucesso em meio ao ódio, castigos e prisões (Gn 45.5,7-9). O plano dos irmãos de José era matá-lo, porém Deus interveio conservando-lhe a vida (Gn 37.20-22). Os mercadores ismaelitas poderiam vendê-lo para qualquer outra tribo ou povo, mas por que o Egito? Porque Deus o estava conduzindo até a terra dos faraós. No Egito, poderia ser vendido a qualquer nobre, mas por que a Potifar? Porque era na casa de Potifar que ele enfrentaria a mais dura prova até ser levado ao governo do Egito. Deus estava em todas as circunstâncias guiando os passos de José (Sl 37.23). A prosperidade na vida de José não é medida pelo grau de privilégios que ele desfrutou até ser governador, mas em cumprir a vontade de Deus em todas circunstâncias e vicissitudes.

A prosperidade exemplificada na vida de Uzias. A Escritura afirma que Uzias "buscou o SENHOR, e Deus o fez prosperar"(2 Cr 26.5). No contexto bíblico, a verdadeira prosperidade material ou espiritual é resultado da obediência, temor e reverência do homem a Deus. Uzias fez o que era justo aos olhos do Senhor e, como recompensa, Deus lhe deu sucesso em tudo o que fazia. José era justo, mas a sua retidão não lhe trouxe prosperidade imediata. Uzias, no entanto, enquanto permaneceu fiel ao Senhor prosperou em tudo o que fez. Porém, a Escritura afirma que o coração de Uzias se exaltou e transgrediu este contra o Senhor, perdendo toda honra que o Eterno houvera concedido (2 Cr 26.16-23).

Na vida de Uzias observamos a prosperidade condicionada à obediência, temor e reverência a Deus (2 Cr 26). O rei era próspero enquanto permanecia fiel ao Senhor. Na vida de José, observamos justamente o contrário. Ele permaneceu fiel por toda a vida, mas esta fidelidade não se traduziu em bênçãos e sucesso material imediatos. Uzias começou bem e terminou mal. José começou odiado e como escravo e terminou como governador do Egito. O equilíbrio entre os dois exemplos é a fidelidade a Deus. Seja fiel a Deus em todas as circunstâncias!

15 comentário
Facebook Compartilhe

COMENTÁRIOS

  • De: Marcos Assunção

    Comentario: Pastor, estou realizando estudos sobre os princípios de Jesus e prosperidade no antigo e novo testamento, pastor peço sua ajuda para verificar no novo testamento homens de sucesso, estamos em nossa igreja tentando passar um pouco melhor a Bíblia , Deus , Jesus e não a religiosidade de outrora , se o pastor puder me ajudar enviar artigos , vs citações na Bíblia eu agradeço de coração e seu ensinamento será com certeza abençoado por Deus. Obrigado.
  • De: washington thiago

    Comentario: a paz do senhor,muito bom seu comentario,que o senhor possa continuar te abençoando.
  • De: Andrea pitaluga

    Comentario: Precisamos aprende sobre ser prospero esse comentario e de Deus
  • De: Jose sildeney de queiroz

    Comentario: obrigado pelo blog.
  • De: José Sildeney de Queiroz

    Comentario: Quero Coopera em Compartilhar Junto ao Ministro Em Aprender.
  • De: dionisio

    Comentario: É verdade que sembediencia nao temprosperide abencoada... por Deus...
  • De: De:Ieda Lima da Silva de

    Comentario: A paz do senhor! Querido pastor, amei o texto dado pelo senhor.Quando somos fiel, Deus nos prova como provou José.Ele ñ desanimou, nós também ñ devemos desanimar. Que o senhor continue sendo inspirado por Deus .Que Deus vos abençoe.
  • De: fabiano

    Comentario: pr , como de costume a PAZ DE DEUS sou membro da CCB e posso afirmar que estudo belissimo e rico em informações LONGE de mim estar vangloriando homens , mas que o Sr continue abençoando , mas lembre-se que A PALAVRA E VÃ MAS O ESPIRITO VIVIFICA , DEUS que abençoe e a PAZ DE DEUS !
  • De: Maria Elizabeth Braga

    Comentario: Meus parabéns pr. pela explicação que o senhor deu. Continue assim,Deus te abençoe
  • De: lucia

    Comentario: muito bom pastor,exatamente isto que aprendi lendo livro toque de midas kenneth haguin que pena que muita gente critica sem conhecer.
  • De: João Honoratto

    Comentario: Muito boa a postagem acima! Todos os cristãos contemporâneos deveriam lê-la... pois o verdadeiro sentido de prosperidade tem sido ao longo dos tempos deturpado! Que Deus o abençôe Pastor! Vou repassar a quantos eu puder essa postagem! Muito Obrigado!
  • De: João Honoratto

    Comentario: Muito boa a postagem acima! Todos os cristãos contemporâneos deveriam lê-la... pois o verdadeiro sentido de prosperidade tem sido ao longo dos tempos deturpado! Que Deus o abençôe Pastor! Vou repassar a quantos eu puder essa postagem! Muito Obrigado!
  • De: gilson correia

    Comentario: Que comparação maravilhosa com total base biblica, simples mas de uma profundidade tremenda. Que Deus te abençoe e que continue te usanda nesta grande obra.
  • De: GUILHERME BALDISSARA

    Comentario: Querido pastor, tomei a liberdade de repassar esta mensagem tão oportuna aos amigos do meu orkut, Claro citando teu nome e a fonte cpad news. Que o Senhor, continue sendo inspirado. A Paz do Senhor...
  • De: Daniel Santana de Oliveir

    Comentario: A verdadeira prosperidade vem do Senhor.É como o autor do texto citado diz:"seja fiel a Deus em todas as circunstâncias".Não é só ser fiel quando tudo vai bem.José provou o contrário,porém não desanimou.Para nós serve de modelo a vida de José.

COMENTE





COLUNISTAS

Fechar RECEBA INFORMATIVO
teste