19/07/2010 13:30

Jezabel: Intrigante Rainha

A mulher que se tornou símbolo de toda heresia e paganismo religioso

 Jezabel é uma das personagens femininas mais intrigantes do Antigo Testamento. Inteligente, dominadora e hedonista, ela viveu contrária a tudo o que o seu nome significa. No hebraico, 'Iyzebel  quer dizer “casta”, todavia essa rainha é conhecida na história bíblica como mulher impudica e idólatra.

Jezabel era uma princesa sidônia, filha do poderoso Etbaal (no hb. “com Baal”) – um poderoso rei da Fenícia – adoradora de Baal-Melcarte, um falso deus fenício, e rainha de Israel durante o reinado de Acabe, cerca de 870-853 a.C. (1Rs 16.29-31; 18.19). Conjecturo que Jezabel era alta sacerdotisa da deusa Astarte, divindade que, conforme crido na época, era esposa de Baal. No culto a esses deuses eram praticados todos os tipos de orgias, como explico em minha obra A Família no Antigo Testamento.

Embora a Lei Mosaica proibisse o casamento com os povos pagãos, o incrédulo Acabe casou-se com a mais poderosa e vil mulher da Fenícia. Este casamento não fora realizado pelos sacerdotes diante do Senhor, mas pelos sacerdotes de Baal, diante desta mesma divindade (1Rs 16.31). A confiança de Acabe não estava mais em Iavé, mas nos acordos diplomáticos. Por isso casou-se com Jezabel, a fim de ratificar o acordo diplomático feito por Onri, seu pai.

Esta união, no entanto, trouxe a ruína moral, espiritual e social do reino do norte, Israel. A capital Samaria tornara-se a partir de então o centro religioso do culto a Baal e a Astarte, contendo no palácio 450 profetas de Baal e 400 sacerdotisas de Astarote ou Asera (1Rs 18.4). Isto significa que não apenas foram mortos os profetas, mas também muitos sacerdotes fiéis a Iavé. Neste período lúgubre, o palácio transformou-se em antro de luxúria, malandragem, excessos e vícios sexuais. Tudo com a participação do rei Acabe, da rainha Jezabel e dos profetas e sacerdotisas de Baal e Astarte. O paganismo de Jezabel unia prostituição e homossexualismo com religião e religiosidade. Esta é uma das principais razões pelas quais Jezabel é conhecida como prostituta. E na verdade o era, entretanto, uma hieródula, ou prostituta sagrada. É impossível desassociar o culto pagão ao casal herogâmico Baal e Astarte da prostituição sagrada, da falolatria, dos sacrifícios de crianças, das ervas alucinógenas, feitiçaria entre outros desvios (2Rs 9.22). E, segundo a tradição fenícia e canaanita, o rei e a rainha eram elementos indispensáveis nessas festividades, pois a presença deles assegurava o favor das divindades cultuadas. A rainha Jezabel incitava o rei Acabe para fazer o que era “mau aos olhos do Senhor”, diz o redator das crônicas dos reis (1 Rs 21.25).

Uma das primeiras iniciativas da rainha Jezabel foi exterminar os profetas do Senhor e colocar no palácio os sacerdotes, sacerdotisas e profetas de Baal e Astarte. Depois, preocupou-se em matar os poucos servos de Deus que lhe resistiam o poder inconteste. Assim, começa a perseguir Elias, o único profeta ainda a lhe resistir o poder publicamente (1Rs 18 e 19) e, mais tarde, o indefeso Nabote (1Rs 21.14).

A vida impudica de Jezabel recebeu a justa retribuição divina pelo modo como morreu. Leia 2 Reis 9.30-37. O nome desta mulher tornou-se sinônimo de idolatria, falsos profetas, prostituição, falsos ensinos, tolerância ao pecado, perseguição aos servos de Deus, heresias entre outros. É com esse sentido que o nome Jezabel aparece em Apocalipse 2.20.

Agora, quanto ao “kit Jezabel”, trata-se de uma brincadeira de mau gosto. Provavelmente resulta de má compreensão do texto de 2 Rs 9.30 que relata a visita de Jeú e o fato de a rainha se pintar e se adornar para receber o profeta. Todavia, no Antigo Testamento era muito comum as mulheres se adornarem com artefatos de ouro, prata e cobre, além é claro, de usarem maquiagem. A imagem caricata que se faz dessa personagem é jocosa e não representa a realidade, mas apenas tenta exprimi-la. A Bíblia está repleta de exemplos de mulheres santas que usavam esses artefatos e que se adornavam, conforme o costume da época. Todavia, o apodo “jezabel” é usado mais freqüentemente para descrever os costumes imorais e a impiedade que crassa na religião e, infelizmente, adentrou numa comunidade cristã nos idos do primeiro século depois de Cristo.

51 comentário
Facebook Compartilhe

COMENTÁRIOS

  • De: miria

    Comentario: Por isso que tem tantos "homens de Deus" caindo con as irmanzinhas que se arrumam para os maridos.Enquanto as que não se preocupam com a vaidade está de pé,SATANAS ESTÁ TRAZENDO MAIS ESTA ARTIMANHA PRA IGREJA.pRA MULHER estar bonita para o marido tem que andar como Pedro ensina,não e no uso de joias,penteados exagerados,enfeites,que conquistamos nossos esposso,mas com o coração puro,beleza de espirito,calmo e delicado,que nunca perde o valor.
  • De: Davison

    Comentario: Definimos como : simplesmente, Teologia Propriamente, pois nela o autor do artigo faz uso de uma hermenêutica sadia acerca deste ´personagem Jezabel! " Biblia explicando a Bíblia". Como disse o ilustre Pr Antonio Gilberto: "o problema é que não deixamos a Biblia falar" o que por sua vez não acontece nesse artigo; pelo contrario aqui: a Bíblia fala muito sobre a personagem! Estou com o Pr sobre a questão do que o nome Jezabel "tornou-se sinônimo de idolatria, falsos profetas, prostitu
  • De: Pr.Fernanda

    Comentario: Comentario ; Na realidade o primeiro a errar foi Acabe porque se casou com uma mulher que era proibida por Deus pois ela era uma sacerdotiza de Satanas . Quanto a pintura de jezabel nao creio que esse fosse o principal erro de Jazabel.o que que nao significa que uma mulher de Deus tenha que se pintar ao ezagero para se tornar parecida com jezabel.Apalavra de Deus diz que toda serva de Deus se deve arranjar com decencia.nao significa que seja descuidada em seu arranjo mas sim com decencia que i
  • De: raquel

    Comentario: O pecado de jezabel nao foi so pela a adoraco a idolos nao e sim por causa das pinturas tbm.pois ela se pintava de maneira .vulgar para seduzir os homens e se vestia de maneira escandalosa para trazer homens a prostituicao.quem acha q se pintar e se vestir vulgarmente nao e arrado esta muito enganado pq isso chama atencao para si levando homens a pecarem ate mesmo no olhar e hj em dia existem muitas jezabel nas igjs sim.e estao tomadas pela cegueira de jezabel q deus tenha piedade ..e parabens
  • De: ana maria

    Comentario: oi gostei muito devemos toma cuidado ao falamos que uma mulher e uma jesabel so porque usa pinturas ou roupas estravagantes, pois o interior deus conhece e jesab el era terrivel, nao diga isto de alguem
  • De: Valdir Santo

    Comentario: Interessante, pr. Bentho. Bem, pergunto eu em meio esta miscelânea de opiniões. 1. Quais são as mulheres virtuosas do Velho Testamento que se pintaram a moda jezabel? Não ignoro que não tenham outras que não fizessem em Israel o que Jezabel fazia, pois ela era rainha e exemplo. 2. Quais são as santas mulheres do Novo Testamento que se pintavam a moda Jezabel? Como também não ignoro que não tenha havida algumas gregas e vestais convertidas que não faziam lá uso de umas pinturas. 3. Se
  • De: Isis Meirelles

    Comentario: Pedi carta de uma igreja porque esse personagem "Jezebel" me caluniou inventou uma história envolvendo dois irmãos da igreja. O Pastor por ter afinidades com a família dessa crente "Jezebel" não corrigiu e não exortou. Eu poderia ter feito um BO na DP porém, uma irmã de uma outra igreja me orientou para não o fazer. "Jezebel" primeiro usou o lanche do evento das crianças para o chá de fraldas, porque há seis meses ministrando louvores e crianças engravidou de um adolescente do minist
  • De: Roseneide Marques

    Comentario: Gostei da lição , sempre é bom aprender . Parabéns ao Sr.De: Daniel Santos Assembleia pelo seu comentário ,DEUS abençoe a todos
  • De: jocelia almeida

    Comentario: muito bom e esclarecedor
  • De: Missilene

    Comentario: Pelo o amor de Deus o pecado de Jesa bel nao foi por causa da pi ntura e sim a adoracao a idolos
  • De: Jordana

    Comentario: Otimooo ensinooo :)
  • De: mara

    Comentario: boa tarde a paz realmente as igrejas estão lotada de jezabel infelizmente, seduzindo os homens de Deus. só jejum e oração.
  • De: rosangela

    Comentario: QUE DEUS CONTINUE TE USANDO PARA MOSTRA O PECADO A IDOLATRIA E OESPIRITO DE JEZABEL QUE JÁ TEM ENTRADO DENTRO DE NOSSAS IGREJAS AONDE FOI PARA A SANTIDADE
  • De: renato

    Comentario: me cita onde está essas passagens onde está escrito essas asneiras?
  • De: jorge marcos

    Comentario: muito bom,que DEUS continue te abençoando mais e mais.
  • De: flavia

    Comentario: Esdras, Tenho certeza que ainda temos muito forte essa influência na igreja è uma perca de tempo para muitos lìderes que estão preocupados com templos adornados cheios de hipocrisia,enquanto outras igrejas já adotaram a doutrina de jezabel e estão levando muitos para o inferno.Á bìblia é clara."Se possível enganariam até os escolhidos".Se não ler as escrituras sagradas muitos serão como rei Acabe passivos á tudo .
  • De: rob

    Comentario: Quanta bobagem e futrica
  • De: Lu

    Comentario: Acho que tem gente aqui que precisa estudar portuguës e muito pois escrever vigiar com j e esquecer com s são erros elementares. Ai, ai. Que horror.
  • De: antonio

    Comentario: A biblia diz que não só jezabel Deus mandou pro inferno mas todos os que apoiaram e apoiam ela e a copiarem no que quer que seja que aquela filha do diabo habitante eterna do inferno fez paz iram pra lá fazer companhia pra ela.paz.
  • De: Enoque Rosalvo

    Comentario: Porque Deus permitiu tanto a Jezabel a chegar ser avó.
  • De: WAGNER MOREIRA

    Comentario: è certo que devemos ter cuidado para não fazer como Acabe e abandonar o nosso Deus por qualquer paixão do mundo. Atraindo assim, a ira de Deus para nossas vidas. A paz para todos!!!!
  • De: Gilmara Santos Silva de J

    Comentario: Muito bom e enrriquecedor para o nosso aprendizado, precisamos está alerta , pois o espírito de Jezabel ainda está procurando corações dubios, pessoas que estejam coxeando entre dois pensamentos para que facilmente sejam usadas para perseguir os ungidos de deus, para trazer falsos ensinamentos, para apoiar o pecado, tolerar a prostituíção e o homosexualismo. Se não estivermos verdadeiramente convictos firmados no senhor seremos presa fácil para esse espírito maligno, por isso olhai, o
  • De: erika

    Comentario: todo mundo pregando a boca na jesabel, jesabelzinha mas temos que vijiar com os acabes e os acabezinhos tambem!! tem muitos acabes dentro da igreja se fazendo de bobinho mas satisfazendo os desejos de jezabel! homem ou mulher se nao tiver o temor de deus no coraçao vai ser um acabe e jeza!
  • De: Leonardo monteiro

    Comentario: Sabe o que faz o cristão ser diferente? Não é a sua roupa ou qualquer outra coisa exterior, e sim a presença do ESPIRITO SANTO na vida dele. Prova disso, existem muitos homens e mulheres que se vestem muito bem, terno, gravata; mulheres: vestidos, saias e são verdadeiros marginais. existem pessoas que se vastem da mesma forma e são exemplo para os outros; porque? São cristãos! Cheios do ESPIRITO e não se corrompem.Creio que também vale para: joias e maquiagens, 1cor 10.32/1cor 14. 4
  • De: elias marciano da silva

    Comentario: excelente estudo meu amado pastor esdras que Deus cotinue lhe dando conhecimento e discenimento Deus seja louvado em sua vida.
  • De: thiago

    Comentario: Abraão mandou jóias quando enviou seu servo buscar uma esposa para seu filho Isaque. Em Ezequiel 16 diz que Deus adorna com jóias, pingentes, de modo que isso se torna algo bom. No entanto, é mais importante ser adornado por dentro. A verdade é que Jeremias disse que o povo deveria estar com o coração circuncidado. Vale ressaltar que em 1 pedro 3 diz que as mulheres santas se adornavam e eram submissas a seus maridos. Se elas eram santas, estavam na plena vontade de Deus.
  • De: jocimar malaquias

    Comentario: existem muitas jezabel nas igrejas evangelicas hoje em dia.
  • De: Daniel Santos Assembleia

    Comentario: ola amado Pastor Esdras foi gratificante este artigo lançado sobre esta Terrível Jezabel, só gostaria de comentar algo sobre o quer alguns falaram de usos e costumes não existe pecado em uma Santa mulher de Deus usar uma maquiagem ou ornamentos em moderação. Nós devemos na verdade viver em santidade e não usando saia ate o pé e cabelo ate o pé também mas com uma linguá grande que vai até o pé também falando mal do pastor e dos irmãos da igreja, devendo pra todo mundo, etc. Grato
  • De: Germano Vieira Filho

    Comentario: Acabo de fazer um comentário no meu fec motivado pela vida de Jezabel. certo líder comentou aos seus liderados que Jezabel havia sido enterrada com as mãos e as genitárias de fora, para demostrar as sua ações vergonhosas. Acontece, que o tal líder mostrou desconhecimento da palavra. A morte de Jezabel foi determinada por Deus por causa de suas feiçarias, postituição cultual e outras práticas pagãs. Cumprindo uma profecia, ela teve um morte vexatória, sendo comido de cães. Do que so
  • De: ROBSON QUINTÃO

    Comentario: A PAZ DO SENHOR PASTOR MUITO BOM SEU COMENTARIO E UMA REALIDADE DOQUE VIVEMOS HOJE EM MUITAS IGREJAS E VERDADE E QUE PRA JEZABEL TER APOIO EM NOSSAS IGREJAS E PORQUE TEM UM ACABE APOIANDO FIQUE NA PAZ

COMENTE





COLUNISTAS

Fechar RECEBA INFORMATIVO
teste