Colunistas

Pr. Elienai Cabral

Pr. Elienai Cabral

Pestilências que assolam o mundo

Ter, 30/07/2013 por Elienai Cabral

 

No livro de Salmos, lemos o salmista declarar: “Sara-me, Senhor, porque até os meus ossos estão perturbados”. Essa declaração mostra a fragilidade da vida humana e lembra-nos um princípio bíblico básico sobre a vida do homem sobre a face da Terra: desde que o homem pecou, tornou-se vítima das enfermidades.

Após o pecado do homem, a morte tornou-se a ceifeira implacável que mutila, magoa e entristece as pessoas. A pestilência, um de seus instrumentos, vem assolando as vidas sem compaixão, nem pena, sem qualquer respeito pelas pessoas. Ela enfraquece a vida, destrói e corrói as energias físicas e morais das pessoas.

Há poucos anos, fomos alarmados por uma nova peste, uma virose que está matando centenas de pessoas nos países asiáticos e que já tem se proliferado para outras partes do mundo. Trata-se da terrível virose denominada pneumonia asiática ou Sars, como é conhecida tecnicamente. A cada nova peste que surge, as instituições científicas de saúde investem todos os esforços possíveis para deter o avanço das doenças, muitas vezes não sendo bem sucedida.

O profeta Isaías profetizou acerca de Cristo, quando declarou que “Ele tomou sobre si as nossas dores e as nossas enfermidades, e as levou sobre si” (Is 53.5). Esta profecia se cumpriu no Calvário, quando da morte de Cristo. Por isso, a obra expiatória do Calvário se constitui a fonte de cura das nossas enfermidades tanto espirituais quanto físicas, e o Seu sangue precioso tornou-se a vacina, o antídoto do pecado.

O pecado enfraqueceu e tornou limitada a alma humana, porque esta ficou marcada pela derrota e despida de sua gloria original. As potencialidades pessoais do homem foram corrompidas e pervertidas. Assim, o homem ficou separado de Deus e sua alma tornou-se escrava de um sistema espiritual antagônico ao Criador e sob o comando de Satanás. Todas as prerrogativas humanas foram controladas por esse inimigo. Sua liberdade foi perdida; seu poder de decisão foi sufocado e seu grito sufocado, mas a Bíblia revela que Deus resolveu restaurar o estado primitivo do homem através de alguém que seria capaz de libertá-lo dos seus pecados. Esse alguém é o Senhor Jesus Cristo.

Jesus “tomou sobre si as nossas dores e enfermidades, e levou sobre si as nossas iniqüidades”. Isso significa que Ele tomou o peso da condenação que tínhamos sobre nós. Pela obra expiatória realizada na cruz do Calvário, Ele faz calar o gemido daqueles que O aceitam como Salvador e Senhor. As angústias que roubam a paz das pessoas são aliviadas por Jesus, o único capaz de resolver esse problema.

Dessa forma, a interrogação “Até quando sofreremos com o pecado e as pestilências?” encontra sua resposta na Bíblia Sagrada. As enfermidades físicas e espirituais têm sua derrota na obra de Cristo. A Palavra de Deus nos diz que Jesus é o nosso médico por excelência! Ele cura a alma e tem poder para curar o corpo também; e quando chegarmos ao Céu, como fruto final de Sua obra na cruz por nós, teremos corpos glorificados e nunca mais iremos enfermar ou sofrer seja de que forma for, mas estaremos para sempre em alegria e paz plenas com o Senhor.

3 comentários

Darcy Aguiar Angelim

Amado pastor: creio que o que nos move a permanecer fiel ao nosso Senhor Jesus, claro, além do amor que temos por Ele, é também a vívida esperança ou como costumo dizer a certeza de que um dia, estaremos com Ele, para sempre.Portanto, permaneçamos fieis na certeza disso, pois quem prometeu, cumprirá.

ADEMIR DA SILVA

PAZ DO NOSSO SR. ESTEJA COM TIGO, OBRIGADO PELA MARAVILHA DE ESTUDO EM FORMA DE ARTIGO, E RICO EM SABEDORIA, OBRIGADO CONTINUE NESTA LUTA, ESTOU NA OBRA A POUCO TEMPO QUERO SER BATIZADO NO ESPIRITO SANTO, PARA SER UM OBREIRO APROVADO QUE TENHA UM ANO PROSPERO E CHEIO DE REAIZAÇÕES ADEMIR DA SILVA - RONDONIA

Marcos

Glória a Deus pastor! Tenho plena convicção que o Senhor da paz estará sempre presente na vida daqueles que o seguem. O futuro do crente está nas mãos de Deus, nas melhores mãos.

Deixe seu comentário







Perfil

Elienai Cabral Pastor Elienai Cabral é conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD, membro do Conselho Administrativo da CPAD e autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”, todos títulos da CPAD.

COLUNISTAS